JotaCruz Publicado Março 21, 2015 Publicado Março 21, 2015 Viva a todos! "O bichinho existia e os filhos deram o empurrão final..." Após um par de meses de pesquisa e leitura iniciei o meu primeiro projeto para o qual peço os vossos contributos e sugestões. Aqua 80x35x40 (96L) Filtro externo Tetratec x600 plus Termo Eheim 100w Iluminação Odyssea T5 2x24w 10k (Encomendei 2x24w power plant. Que acham?) Substrato Seachem flourite black Sand (não tenho material inerte) Injeção de CO2 pastilhas Tab plus da sera Ok. Iniciei o ciclo há sensivelmente 1 semana. Não tenciono colocar qualquer tipo de fauna sem o completar. No entanto por muito que pesquisei não consegui encontrar contra indicações em colocar para já alguma flora e assim fiz: Bacopa Monnieri Eleocharis Parvula Marsilea Hirsuta Vesicularia Dubyana A minhas primeiras plantas. Não são muito exigentes e espero que se adaptem bem. Estou à espera de uma encomenda com: Hemianthus Callitrichoides Anubias Barteri Cryptocoryne WendtII Green Echinodorus Bleheri Hygrophila Guanensis Os testes à agua indicam início de ciclo com aumento de NH3/NH4, contudo preocupa-me a inexistência de ferro o que para as plantas não é bom. Devo acrescentar fertilizante na água já? Não sei se algumas destas plantas necessita de fertilizante na água. Tenho que pesquisar Testes à água: pH 7.0 kH 5.0 NH4/NH3 0.5 NO2 0.0 NO3 0.0 gH 5.0 Fe 0.0 PO4 0.1 - 0.25 Cu 0.0 Tratada com aquatan e adicionado bio nitrivec para induzir a criação de colónias de batérias nitrificantes Quanto à fauna fico à espera de sugestões e também para a flora. Fico também à espera da V/ajuda e contributos para algo que achem que não esteja a fazer como deve ser porque preciso de orientação Aqui vai uma foto. Citar
Bringer Publicado: Março 21, 2015 Publicado: Março 21, 2015 Esse substato parece ser uma boa opção prática e de preço. Acho que fazes bem em encomendar as luzes de 6500k. Parece-me que 10000k é mais para os marinhos. Cumprimentos, José Citar
JotaCruz Publicado: Março 21, 2015 Autor Publicado: Março 21, 2015 Viva José, De facto o set de iluminação que comprei trazia iluminação para marinho. Nem ligo as actinias, nem sei se as devo ligar. Já era tarde demais. Pelo que li os 10000k também serve para agua doce, ou não? Sim é mais para marinhos. Citar
Inácio Sanches Publicado: Março 22, 2015 Publicado: Março 22, 2015 Se gostares da cor acho que não há problema. A marsilea fica bem rentinha ao chão, vejo que tens a tua bem alta. Parece que vai ficar uma coisa bonita. Cumprimentos Citar
JotaCruz Publicado: Março 22, 2015 Autor Publicado: Março 22, 2015 Pelo que li da marsilea vai levar tempo a adaptar-se e são os rizomas que vão rebentar e dar a característica de tapetes. Estes acho que vão acabar por cair porque tenho a ideia que não estavam submersos. Abraço Citar
Inácio Sanches Publicado: Março 25, 2015 Publicado: Março 25, 2015 Pelo que sei, deves agarrar nos pés mais altos e enterrar os caules deixando só as folhas fora, isso encoraja-a a ficar rente ao chão. Citar
JotaCruz Publicado: Março 28, 2015 Autor Publicado: Março 28, 2015 Viva, 12º dia a ciclar. Chegaram as plantas em falta e deu-se um ultimo arranjo ao hardscape. Vieram a acompanhar as plantas uns planorbis Rubrum. (Um em destaque no vidro!) Anubias Barteri Cryptocoryne WendtII Green Echinodorus Bleheri Hygrophila Guanensis Microsorum Pteropus Java Mini Ludwigia Glandulosa Hygrophila Difformis Bolbitis HeudelotII Monte Carlo 1 Citar
JotaCruz Publicado: Abril 2, 2015 Autor Publicado: Abril 2, 2015 (editado) Bom dia, Umas pequenas férias para fugir ao stress do trabalho e dedicação total ao aquário. 17º dia a ciclar Set finalmente concluído e tudo plantado. (Uma salada de plantas ) Agora, pensar na fauna... Gostaria das v/sugestões sobre o que pode ser melhorado bem como para a fauna. Até já Ficam algumas fotos Editado Abril 2, 2015 por JotaCruz 1 Citar
capagebe Publicado: Abril 2, 2015 Publicado: Abril 2, 2015 Boas, Sugestão para a fauna, e não só, é ires vendo com o aquadvisor. Dá para fazeres muitas simulações. Até dá para ver a (in)compatibilidade de espécies. Citar Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi "De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo." Confúcio
JotaCruz Publicado: Abril 2, 2015 Autor Publicado: Abril 2, 2015 Vou pesquisar....obrigado pelo sítio. Citar
JotaCruz Publicado: Abril 19, 2015 Autor Publicado: Abril 19, 2015 Viva, 1 mês e 3 dias depois e mais uma quantas alterações fica o resultado final do meu primeiro aquário. Plantado e com a fauna a entrar: 4 ottos e 3 danios margaritatus, para já. Algumas das plantas crescem a uma velocidade estonteante. Sem grandes problemas de algas para já Começaram as primeiras podas e replantações... Para já nota para a morte das minhas neritinas e os poucos camarões que coloquei não duraram 24h ... Claro que agora mudava uma catrafada de coisas!!!!! Que tal? 1 Citar
Pparente Publicado: Abril 19, 2015 Publicado: Abril 19, 2015 Boas, parabéns o aquário está muito porreiro, vou ver se tiro umas ideias para o meu futuro plantado. Colocaste algum fertilizante liquido? Se sim pode ter sido isso que tenha causado a morte aos camarões , normalmente são muito sensíveis a determinados componentes dos fertilizantes líquidos. O que é aquilo com as ventosas verdes que tens colado ao vidro da frente?E se não for indescrição onde compraste a raiz do teu aquário ? Cumps Citar
Bringer Publicado: Abril 19, 2015 Publicado: Abril 19, 2015 Aquilo com ventosas parece ser um difusor de CO2. O aquário está muito bom. Aquela planta vermelha é uma Ludwigia Repens "Ruben"? Cumprimentos, José Citar
JotaCruz Publicado: Abril 19, 2015 Autor Publicado: Abril 19, 2015 Viva Pparente, Obrigado Sim. Utilizo fertilizante líquido e provavelmente foi isso. A raiz já não me lembro onde comprei para ser sincero. Tirei-a do aqua, para já e não lhe dou uso! Aquilo que tenho no vidro da frente é um difusor de co2 muito básico. É o melhor sitio para difundir bem o co2 por todo o aqua, só que começa a não ser suficiente e parece-me que tenho mesmo que partir para uma solução de garrafa. Viva Bringer As plantas vermelhas são Alternanthera reineckii "Rosanervig" Tem um vermelho deslumbrante!!!! A foto não favorece! Citar
Tiago Mendes Rodrigues Publicado: Abril 19, 2015 Publicado: Abril 19, 2015 Boa noite, O meu aquário tem exatamente as mesmas medidas que o seu e vou agora no iício da 3ª semana. Tenho feito tudo de maneira muito semelhante. O meu problema tem sido as plantas que me parecem não estar a desenvolver. Uso fertilização liquida, pastilhas e Co2 como o seu. Penso que o problema seja a iluminação que assumo ser pouca. Uma lampada T8 de 18w apenas. Parabéns pelo seu aquário. Está muito bonito. Citar
A. Ferreira Publicado: Abril 19, 2015 Publicado: Abril 19, 2015 boas, boa evolução, bem bonito, parabéns. isso já merece um sistema pressurizado de CO2. cumps, Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Nuno Prazeres Publicado: Abril 19, 2015 Publicado: Abril 19, 2015 Está com excelente aspeto. Parabéns!!!! Está a chegar a altura em que as plantas vão começar a competir por espaço e as exigências do lado das podas vão ser maiores. Não pensas em meter uns peixitos com mais personalidade como um casal ou trio de ciclídeos anões? Citar Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
JotaCruz Publicado: Abril 19, 2015 Autor Publicado: Abril 19, 2015 Boas, Obrigado pelo v/ feedback Tiago, Penso que o problema poderá ser mesmo o sistema de iluminação. 18w para quase 100l é muito pouco. O meu set: 2xT5 24w plant growth 6.500k e 2x T5 24w 10.000k (pode ser menos) Obrigado Ferreira e vai ser mesmo o próximo investimento.... Olá Nuno, obrigado. Não pensei ainda em ciclídeos. Para já vou aumentar a população de danios margaritatus . Depois estava a pensar num cardume de tetras "gota de mercúrio" ou de neóns verdes. Pelo que li ficam muito bem num plantado. Pena que a minha água ainda não tenha a acidez necessária para os introduzir e por isso vai ter que esperar. Mas vou pensar em ciclídeos se bem que tenho alguma dificuldade em visualizá-los num aqua de 100l. Acho que merecem algo maior Abraço a todos Citar
JotaCruz Publicado: Abril 25, 2015 Autor Publicado: Abril 25, 2015 (editado) Boa tarde, Com danios margaritatus e ottos na fauna e eis que surge o primeiro nascimento a bordo. Editado Abril 25, 2015 por JotaCruz 1 Citar
Nuno Prazeres Publicado: Abril 26, 2015 Publicado: Abril 26, 2015 Parabéns! Se calhar não vale então a pena meteres mais peixes que eles tratam disso!!! Citar Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
JotaCruz Publicado: Maio 3, 2015 Autor Publicado: Maio 3, 2015 (editado) Boa tarde a todos, Objetivo concluído Fauna instalada, faz amanhã 1 semana. 17 neons verdes, 7 danios perólas e 4 ottos e planorbis para ajudar na limpeza Começaram a aparecer os primeiros sintomas de necessidade de fertilização e por isso começa o processo este fim de semana. Editado Maio 3, 2015 por JotaCruz 2 Citar
Nuno Prazeres Publicado: Maio 3, 2015 Publicado: Maio 3, 2015 Excelente! E um podazinha ligeira só para acertar as proporções visuais também se justifica. No estado em que isso está, com tudo a bombar à grande, três ou quatro dias sem podas já se farão notar. 1 Citar Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
JotaCruz Publicado: Maio 3, 2015 Autor Publicado: Maio 3, 2015 Obrigado Nuno, Está mesmo a precisar Nuno. É a próxima etapa Abraço Citar
strik Publicado: Maio 3, 2015 Publicado: Maio 3, 2015 Só um reparo, parece-me que tens o suporte da calha ao contrário. estou correcto? isso vem assim de fabrica mas tens de as trocar de posição, porque senão qualquer pequeno toque é o suficiente para ficares com a calha dentro de agua. De resto vai muito bem, venham mais fotos Cumps Citar
Recommended Posts