Primeiro aquário - A fase "crítica" já passou???


Guilhas_86

Recommended Posts

Boa noite,desde já quero agradecer a ajuda que este fórum já me proporcionou embora este seja o primeiro tópico que publico. Como já tive oportunidade de ver, sou mais um que caiu na armadilha e então cheguei à loja, comprei um aquário e a seguir pensava que era meter lá os peixes, dar comida e ficar a ver os bichinhos...errado!!! E pior...em vez de me informar antes de comprar qualquer coisa fiz exactamente o inverso, comecei a devorar bibliografia e a pesquisar na net que nem um maluco (algumas horinhas passadas neste fórum) mas só depois de já ter o aquário há 4 dias e após ter sido alertado para o facto de já lá ter cerca de 30 peixes. Resumindo... faz hoje 3 semanas que comecei neste hobbie que tanto tem de desconhecido para mim como tem de fascinante. Aqui vai...

 

 

 

 

Aquário

 

 

Data de montagem: 27.02.2015

Dimensões 100x30x40 - 115L

Filtro "Biobox 2" Easyflux 600

Termostato aquecedor Tecatlantis 150w

Hardscape

Substrato não fértil Areão DV 12 litros

Tronco Tanwood x1

Pedras Dragonstones x3

Ânfora partida antiga x1

Flora

Anubia barteri x1

Echinodorus barthii x2

Hottonia palustris x6

Eleocharis x6

Fauna

Corydora albina - 2

Corydora panda - 2

Guppies (Laranja) - 2

Tetra cardinal - 12

Ancistrus - 3

Peixe bêbedo - 6

Peixe zebra - 5

Colisa lalia - 2

Platties - 2

Betta - 2 (1 macho e uma fêmea)

Mollies - 4

Após ter visto o erro que cometi ao ter colocado os peixes tão cedo, fiz 4 tpa´s a rondar os 25% da água total durante estas 3 semanas e até agora nenhum residente morreu, continua tudo de boa saude felizmente. Acontece que apesar de não ter havido ainda mortes no meu aqua eu sou algo céptico e também já li neste fórum alguns testemunhos de picos de amónia na água que acabam em mortes...o que eu queria saber era se a essa fase critica já está ultrapassada e que cuidados poderei ter para evitar problemas e já agora que outros problemas poderão surgir além do excesso de amónia. Além disso gostaria de obter alguns conselhos, criticas, tudo o que proporcione conhecimento neste vasto e mundo da aquariofilia que desconhecia até há bem pouco tempo. Ainda estou muito imaturo nisto, há muito que aprender...

Cumprimentos e obrigado a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pesquisa e lê sobre o ciclo do azoto. 3 semanas é pouco para esse aqua estar ciclado principalmente com as tpas feitas que devem ter atrasado o ciclo.

 

Mede a amonia os nitritos e nitratos só assim podes ter certezas. Se houver amonia ou nitritos faz mais tpas e adiciona bactérias para desintoxicar e dá pouca comida.

 

E claro... não metas mais fauna!

 

Tapaquê?!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite e desde já obrigado pela resposta. Já li bastante sobre o ciclo de azoto, mas nunca é demais, ainda sou um mero aprendiz...2ª feira vou comprar os testes para a amónia e os nitritos. Os peixes estão bons, activos e parece-me estar tudo ok, de qualquer das formas estou atento diariamente porque acho estranho não ter tido nenhum problema de maior... As plantas desenvolveram-se bastante, algumas têm o triplo do volume desde que as plantei e andam também uns caracóis por aqui... pode ser que me safe das tão indesejadas mortes.

 

 

Mais uma vez obrigado.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não gastes muito dinheiro em testes, se possível pede a um amigo para testar isso, diria que apos o ciclo feito com boa filtragem e sabendo que acumulação de nitratos terás (este teste será mais útil no futuro) semanalmente com TPAS certas na percentagem e espaçamento acabas por não usar os testes de amonia e nitritos.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Guilhas_86

 

Eu tenho um aquário das mesmas medidas do teu,e semanalmente faço

entre 15l a 20,tudo depende,por vezes faço de 25l,mas poucas vezes,

tenho a água em descanso em garrafões.

seijas bem vindo ao Mundo dos peixinhos.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Muito obrigado. e que quantidade de fauna tens? (se não é indiscrição). Pensava que poderia fazer tpa´s entre os 30 e os 50 litros apenas mensalmente, é errado este sistema? (isto em condições normais).

 

Cumprimentos

 

Guilherme Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu neste momento tenho muito pouca fauna,mas mesmo a sim acho

que o melhor e fazer TPa,s todas as semanas,limpar os vidros,o areão,

e o filtro,só limpo quando ele começa a perder caudal,por vezes só

limpo os tubos,e não limpo o filtro,bom,mas isto sou eu,não há aquas

iguais,cada um e unico,qualquer das maneiras espera por outras opiniões.

 

Cump; Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A quantidade e frequência das tpas depende de inúmeros factores: filtragem, quantidade e tipo de peixes, quantidade e tipo de alimentação, muitas ou poucas plantas com ou sem fertilização em excesso, etc.

 

O melhor é medir is nitratos e garantir isso sempre baixo tipo máximo de 20 ou 30mg/l dependendo da fauna. Se tiveres 30mg antes da tpa e fizeres 1/3 da água do aqua passas a ter 20mg e tens de perceber ao fim de quantos dias isso chega novamente aos 30.

 

Isto é só um exemplo. Basicamente adequas as tpas ao acumular de nitratos.

 

Nota que eu tenho sempre menos nitratos que isso pois opto por fazer 1/3 semanal sempre mesmo tendo no máximo antes das tpas 20mg/l.

 

Tapaquê?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já agradeço as respostas. Vou seguir esse conselho e por-me a par dos nitratos. Agora tenho um problema maior, hoje quando liguei a luz do aquário e reparei bem no que se passava la dentro vi que tenho dois tetra cardinal sem um olho cada um, será doença?ou ataque de outro peixe? pelo sim pelo não já isolei o betta, receio que tenha sido obra desse menino...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Realmente acho que tens demasiadas espécies e algumas incompatíveis.

O betta não se costuma colocar com guppies. As barbatanas caudais dos machos guppy, ao serem parecidas com as do betta, fazem com que sejam alvo de ataques, que normalmente são fatais.

 

As colisas também se podem tornar agressivas e territoriais. Dizes que tens dois exemplares, mas não sei se serão um casal ou dois machos.Exigem aquários densamente plantados.

 

O erro que muitos iniciados fazem é o de comprar um peixe, apenas porque é bonito, e depois logo se vê se ele sobrevive ou não...

 

O que se deve fazer, antes de comprar um peixe, é tentar perceber que condições temos para o receber, nomeadamente:

-parâmetros da água,

-compatibilidades ou incompatibilidades das várias espécies,

-dimensões do aquário versus dimensão total da fauna no seu estado adulto, etc...

Só depois de termos a certeza de que iremos ter todas as condições é que poderemos comprar o peixe.

 

Também reparei que abriste um novo tópico sem necessidade, que seria a continuação deste mesmo, uma vez que é o mesmo aquário.

 

Não consegui ver a foto. Se conseguisses colocar aqui umas fotos, talvez fosse mais fácil identificar alguns eventuais problemas, nomeadamente a quantidade de plantas...

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.