Recommended Posts

Publicado:

O Problema é mesmo só enquanto se ferra o filtro que ele tem de estar abaixo do aquario (o que acontece com quase todos os filtros comerciais tambem...).

Se a bomba estivesse por baixo era mais facil de ficar submersa, só que tinha que meter a bobma dentro do filtro:

-roubava espaço

-teria de cortar o cabo e fazer uma passagem para ele

-era mais complicado nas manutenções

Depois de estar ferrado a agua que a bomba manda embora...puxa agua do aquario...mesmo que a luz falte se a entrada e saida da agua estiverem mergulhadas no aquario o filtro nao desferra mesmo que esteja acima do aquario.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Mas se utilizar umas torneiras, o melhor é mesmo ter a entrada de água por cima, para que faça uma passagem mais directa palas matérias filtrantes, certo? Ou a nivel de filtragem, não trás vantagens?

Publicado:

Talvez...não te sei bem dizer...eu tambem tenho umas torneiras, de rega...apenas nao quis meter a bomba la dentro...assim foi bem mais simples. talvez nos de pvc seja fácil com a bomba la dentro.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Olá

Just! o problema que vejo nas torneiras de rega é que o diam interior é sempre inferior ao diam. das mangueiras, logo a tua bomba vai ficar em esforço. por pouco que seja é necessário não esquecer que a bomba trabalha 24 horas por dia, sempre... logo o tempo de vida da bomba acabará por diminuir!

o meu canister tem a bomba no fundo e para a ferrar só preciso de ter o cilindro fechado, com meio litro de água lá dentro. Depois de o sifão ferrar ele acaba por encher sozinho, isto quer o filtro esteja por baixo ou quer esteja atrás do aquário. desde que a bomba não esteja a trabalhar em seco o sifão ferra automáticamente!

abraços

A.K.A. Kapitonio

• 4 semanas depois...
Publicado:

Voltando a este tópico, aventurei-me e fiz um "canister" com o mesmo cilindro que o Just Me tem, só que fiz de maneira diferente. Coloquei a bomba lá dentro, no fundo e fiz a entrada de água por cima, onde o dele tem a bomba. Acontece que não detecto qualquer fuga, mas eu encho o filtro e depois de funcionar bem durante 3 horas, o nível de água começa a baixar dentro do copo! :lol: Porquê? Alguém me consegue explicar? Ele está atrás do aquário e o nível da água que está no copo está acima do nível de água, será por isso?

Obrigado pelas futuras ajudas, se as houver!

Publicado:

o problema é um que eu ja tinha detectado....quando me tinha aventurado anteriormente num antigo projecto

as borrachas teem alguns problemas a impedir a entrada de ar mas sao boas a impedir a saida de agua....

a bomba esta a puxar agua de dentro do copo para fora e portanto a pressão diminui e a vazão da bomba é grande o que obriga o tubo de agua a ter uma vazao de agua tambem grande....

ora como a pressão diminui...algum ara entra pela vedação...

em principio colocares o filtro abaixo do aquario é capaz de te resolver facilmente o problema.

Publicado:

A agua entra no filtro pelo principio dos vasos comunicantes (se bem me lembro dos tempos da escola ) e a bomba so faz o retorno.

Ora bem quanto maior for a diferença entre a superficie do aquario e o filtro, maior devera ser o caudal, ficando limitado a penas pela potencia da bomba e pela permeabilidade das massas filtrantes.

parabens pelo topico esta muito interessante, so hoje o descobri :lol: mas estão-me a dar que pensar :o

Um Abraço

Publicado:

Olá.

A agua entra no filtro pelo principio dos vasos comunicantes (se bem me lembro dos tempos da escola ) e a bomba so faz o retorno.
Pelo que eu percebi, isso aconteceria se estivesse a trabalhar tudo bem.

O que se passa, é que a bomba é demasiado potente, e a quantidade de água que entra pelo tubo, não dá vazão para a bomba. Daí criar-se um abaixamento de pressão dentro do canister. E como o isolamento não é perfeito, e a pressão atmosférica é maior, entra ar para dentro do copo, que é sugado pela bomba (deve fazer barulho como os filtros que desferram, não?).

Ora bem quanto maior for a diferença entre a superficie do aquario e o filtro, maior devera ser o caudal, ficando limitado a penas pela potencia da bomba e pela permeabilidade das massas filtrantes.

Claro. Aqui concordo plenamente contigo. Por isso é que o Just_me aconselhou o Regal a baixar o filtro. Porque assim o caudal de entrada de água no filtro aumenta (como a pressão) e supostamente já consegue manter um caudal de entrada de água constante para que a bomba não sugue ar do exterior.

Sem contar que quanto mais aumentarmos a altura de água por cima da bomba, menor caudal ela vai ter. Por isso deixa de ser tão "pujante" quanto era... e já não baixa a pressão dentro do copo, e a bomba não desferra...

Espero não ter dito nenhuma bacorada.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

o principio dos vasos comunicantes assenta basicamente na diferença de pressões...

se a agua esta mais alta de um lado a pressão so a parte de baixo dessa coluna de agua é mais alta do que na coluna ao lado e a agua vai para onde pode até equalizar a pressão...

ora em 5.10cm de agua...essa pressão é pequena e a pressão que a bomba consegue vencer é maior...logo acontece o que o regal descreve...

• 3 anos depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!