Nuno Prazeres Publicado Maio 19, 2005 Publicado Maio 19, 2005 Uma pergunta de ignorante... Se a teoria da precipitação dos fosfatos ser potenciada pela kalk, principalmente se cair perto do skimmer, é válida porque é que os skimmers não têm uma "entradazinha" opcional para kalkwasser? Era simples e, dado que os dois conceitos (escumação e kalk) são basilares nos sistemas ditos Berlim, faria todo o sentido. Eu pretendo usar um esquema desses no meu próximo projecto (fazer pingar a kalk directamente no tubo de entrada do skimmer) mas só me vou dar ao trabalho se encontrar algum artigo que evidencie as vantagens de fazer tal coisa. Alguém me pode mandar um link sobre o tema? Obrigado Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Diogo Lopes Publicado: Maio 19, 2005 Publicado: Maio 19, 2005 Olá, Links não tenho nem vou entrar em explicações técnicas, pois não me sinto à vontade! O que te posso dizer é que com um sistema desses, depressa o teu escumador e bomba estaria inutilizado, devido à precipitação de carbonatos de cálcio!!! Abraço, Diogo
João Cotter Publicado: Maio 20, 2005 Publicado: Maio 20, 2005 Uma pergunta de ignorante... Ignorante??? antes pelo contrário... parece-me uma pergunta bastante pertinente!Concordo com o Diogo, as bombas de mistura e alimentação do escumador ficam completamente cheias de calcário e é necessário lavá-las constantemente. Se a teoria da precipitação dos fosfatos ser potenciada pela kalk, principalmente se cair perto do skimmer, é válida A simples utilização de kalk em qualquer zona do aquário ajuda a precipitação dos fosfatos que podem ser removidos pelo escumador, ou seja, não é necessário adicionar à entrada do escumador. Eu pretendo usar um esquema desses no meu próximo projecto (fazer pingar a kalk directamente no tubo de entrada do skimmer) mas só me vou dar ao trabalho se encontrar algum artigo que evidencie as vantagens de fazer tal coisa. Alguém me pode mandar um link sobre o tema? O que vais provavelmente encontrar é conselhos do contrário, ou seja, não adicionar kalk à entrada do escumador. A kalkwasser dentro do escumador reage com o CO2 que é injectado no seu interior, levando a que parte da kalkwasser precipite em CaCO3 sólido. Isto aconteceu em tempos no meu escumador. O que se via era placas de pedra no interior do escumador. Podes encontrar referências a isto no fórum de química do Reefcentral. Abraço João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria
Nuno Prazeres Publicado: Maio 20, 2005 Autor Publicado: Maio 20, 2005 Obrigado! Claro que o interface água/ar dentro dum skimmer é extremamente agitado favorecendo a troca de gases logo os 2% de CO2 do ar carbonatam e agarram logo um ião Ca++. Excelente maneira de dar cabo dum skimmer e ao mesmo tempo desperdiçar kalk. Obrigado pela vossa ajuda! Haverá muitos outros mas graças a vocês pelo menos este erro não cometerei Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Hugo RSF Publicado: Maio 23, 2005 Publicado: Maio 23, 2005 É, realmente uma das principais razões deverá ser a questão da bomba. Deve ficar danificada num instante!!! Se o vidro e os cabos por perto, ficam como ficam, imagino uma bomba... Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Recommended Posts