André Aparicio Publicado Março 14, 2015 Share Publicado Março 14, 2015 Bom dia a todos. Eu a uns dias a traz entrei para este mundo da aquariofilia que ja a muito tempo me fascinava e que por um colega meu me ter oferecido o material foi mais fácil. O meu problema é o seguinte: Eu sempre me inclinei para peixes de agua quente e assim montei um aquario só que como n percebia muito disto n me esta a correr nada bem. Segundo o meu amigo era so enfeitar o aquario e colocar agua e uma macheia de sal e ficava pronto a ser habitado. O problema é que a agua acabou por ficar baça e passado uns dias ficou verde e depois começaram a morrer peixes será que a agua ficou verde derivado a elevada exposição a luz solar??? Agora ja mudei a agua novamente mas ficou novamente baça e ja li no forum que o aquario precisava de mais ou menos um mes sem ser habitado para a agua ficar nas devidas condições. Até ver ainda não me morreu mais nenhum peixe mas a agua continua baça. Será que passado o tal mes a agua volta ao normal e que materias é que preciso para controlar os niveis de ph e o resto necesssario para a qualidade da agua ser correta para os peixes. As medidas do aquario são: 50cm*30cm*30cm Filtro da marca Boyu- modelo Sp-602F(filtra 340l/h) Termostato- da marca Boyu-modelo Ht-875 que é recomendado entr os 60l e os 90l A bomba do ar é que não sei o nome No fundo coloquei areão e depois umas pedras umas conchas e um efeite a imitar um tronco de madeira. De resto não tenho mais nada e penso que será preciso algo para medir o ph e restantes. Mas a minha maior duvida é se devo de manter os peixes no aquario com a agua baça ou se os devo de retirar. Cumprimentos a todos Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Aparicio Publicado: Março 14, 2015 Autor Share Publicado: Março 14, 2015 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Alvaro Silva Publicado: Março 14, 2015 Share Publicado: Março 14, 2015 Boas André Pelo o que eu li,tu não fizestes o ciclo do azoto,que demora +ou- um mês, devias ler aqui no Fórum sobre o ciclo,mesmo por não o teres feito e que os peixes estão a morrer,não sei que peixes e que tens,mas ter conchas no aquário vai-te subir é em muito o ph,também me pareceu que a pedras brancas que estão em cima do tronco são de marmor também faz subir o ph,no subestrato tambem há para ai pedras brancas que devem ser de marmor, alem de que o aquário não deve levar com luz solar directa, não devias colocares mais peixes no aqua,enquanto não fizeres o ciclo, acho que divias fazer um pequeno TPA,e estares atento á reação dos peixes,e lei com muita atenção como se faz o ciclo do azoto,bom esta e a minha opinião,espera por outras,boa sorte. Cump: Álvaro Silva 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Aparicio Publicado: Março 14, 2015 Autor Share Publicado: Março 14, 2015 Boas Alvaro. Desculpa a minha ignorância mas o que quer dizer TPA? Cump Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
capagebe Publicado: Março 14, 2015 Share Publicado: Março 14, 2015 Boas, Sê bem vindo ao fórum. Como tudo o que se faz, deve começar-se pelo princípio. Começa por ler isto, para já. P.S.: TPA: troca parcial da água. Citar Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi "De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo." Confúcio Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Aparicio Publicado: Março 14, 2015 Autor Share Publicado: Março 14, 2015 Boas. Obrigado agora já tenho uma noção básica do que devo fazer. E já sei que devo de mudar o aquário d sitio uma vez que mo local onde esta apanha um pouco de luz solar. Obrigado Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
greenjam Publicado: Março 14, 2015 Share Publicado: Março 14, 2015 E não metas sal, matas os peixes... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bringer Publicado: Março 14, 2015 Share Publicado: Março 14, 2015 Olá André, Visto já teres peixes, convém pesquisares sobre os mesmos. Tens por exemplo o sítio Seriously Fish. Como não houve tempo suficiente para criar bactérias suficientes para transformar os restos de comida e dejectos, a não ser que tenhas um ou dois peixes, convinha adquirires um produto com as mesmas para adicionares na água. Geralmente têm a componente "bio" no nome. Já agora espero que estejas a utilizar um produto para eliminar o cloro, Quanto à água baça, uma das causas pode ser a capacidade do filtro. É novo? Cumprimnentos, José 1 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Aparicio Publicado: Março 15, 2015 Autor Share Publicado: Março 15, 2015 Boas Ja me disseram que o filtro não é o mais indicado. Ja me indicaram um n sei se é o mais indicado ou n. EHEIM LIBERTY 200 Tb me disseram para agora ir fazendo tpa's até a agua ficar nova sem colocar sal é obvio. Eu tenho cinco peixes no aquario 2 limpa vidros 1 limpa fundos 1 que parece uma cobra e 1 que ainda n sei o nome. Eu segunda feira vou comprar o teste de ph e restantes. E não estou a utilizar nada para eliminar o cloro. Pk me disseram e ja vi que erradamente que se coloca-se sal na agua iria controlar isso tudo. Então assim devo ou n devo de fazer tpa uma vez que não tenho nada para eliminar o cloro???? É que aparentemente todos os peixes parecem de boa saude. Cump Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
capagebe Publicado: Março 15, 2015 Share Publicado: Março 15, 2015 Boas, O filtro deve ser escolhido em função da capacidade do aquário. O teu aquário tem 50X30X30=45000cm3=45litro. Eu recomendo filtros externos, sempre que haja possibilidade. Também recomendo que o caudal do filtro seja de sete vezes a capacidade do aquário. Neste caso, um filtro com um caudal aproximado de 300 litro/hora. No teu caso, e como já te disseram, começaria por: - não colocar o aquário perto de luz solar directa, - retirar algum carvão activado que o filtro tenha, - retirar as conchas e pedras calcárias, - comprar uma boa quantidade de plantas, - usar um anti-cloro ( a água da torneira traz cloro), e, - uma vez que já tens peixes que só deveriam ter entrado depois de acabado o ciclo de bactérias, pedir a alguém que te arranjasse materiais filtrantes de um aquário já rodado. Citar Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi "De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo." Confúcio Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Aparicio Publicado: Março 15, 2015 Autor Share Publicado: Março 15, 2015 OK. Obrigado. Mas sendo assim faço ou não as tpa's? Obrigado Cump Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
capagebe Publicado: Março 15, 2015 Share Publicado: Março 15, 2015 Durante o ciclo não deves fazer tpa's. Citar Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi "De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo." Confúcio Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Aparicio Publicado: Março 15, 2015 Autor Share Publicado: Março 15, 2015 sim eu sei. Mas o meu problema é que a agua ta verde: =( Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
capagebe Publicado: Março 15, 2015 Share Publicado: Março 15, 2015 Está verde, provavelmente devido à luz solar directa. Citar Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi "De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo." Confúcio Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bringer Publicado: Março 15, 2015 Share Publicado: Março 15, 2015 Um aquário sem plantas está sujeito a uma maior propagação de algas, pois estas últimas não sofrem a competição das primeiras pelos ingredientes. 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
greenjam Publicado: Março 16, 2015 Share Publicado: Março 16, 2015 Eu faria tpa mesmo sem o anti cloro, tira água quente do chuveiro com o máximo de força para arejar ao máximo e evaporar o cloro, deixa arrefecer à temperatura do aquário e manda lá para dentro devagar. Compra rapidamente o ando cloro e as bactérias, é o mais importante no estado em que tens o aquário Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Aparicio Publicado: Março 16, 2015 Autor Share Publicado: Março 16, 2015 Eu hoje vou já comprar todos os testes necessarios e duas plantas e um filtro como deve de ser. E tb ha bactérias a venda? Obrigado e cump. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
greenjam Publicado: Março 16, 2015 Share Publicado: Março 16, 2015 (editado) Não precisas de comprar os testes todos, vai com calma. Essencial é o anti cloro e as bactérias no teu caso (há à venda em todo o lado) leva uma garrafa de meio litro com água do teu aquário, há muitas lojas que te fazem os testes todos por uma pequena quantia, para já era importante saberes PH, amónia, nitratos e nitritos. Faz tpas 20% dia sim dia não, e mete bactérias a seguir à tpa durante uma semana, depois volta a medir os mesmos parâmetros Editado Março 16, 2015 por greenjam Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Aparicio Publicado: Março 16, 2015 Autor Share Publicado: Março 16, 2015 Boas. Eu fui a loja e o dr recomendou que eu coloca-se os peixes noutro recipiente e lava-se o meu aquário e começa-se td de novo fazendo corretamente o ciclo. E ate comprei um filtro em cascata adequado ao meu aquário e o anticloro e as bactérias. Ele testou o pH da agua e estava entre os 7 e os 7.5. Aconselhou tb a retirar todas as conchas e búzios que tinha no aquário e colocalo num citio que não estivesse esposto a luz solar direta. E sendo assim já retirei os peixes e vou efectuar a limpeza total do aquário e fazer corretamente o ciclo de azoto. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Aparicio Publicado: Março 16, 2015 Autor Share Publicado: Março 16, 2015 Só mais uma coisa como vou ter que colocar o termoestato no local onde tenho os peixes o aquário n vai ter durante o ciclo de azoto será que fazerá lá falta no aquário durante o ciclo? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
anaiv Publicado: Março 16, 2015 Share Publicado: Março 16, 2015 Viva, sem dúvida, variando a temperatura varia o tipo de bactérias que nidifica. O ciclo deve portanto ser feito à temperatura a que o aquário vai estabilizar. Nas lojas de produtos chineses encontras termostatos muito baratos, não são muito fiáveis mas para um mês servem perfeitamente. Mais tarde pode ser usado para aquecer a água das TPA. Espero ter ajudado, cumprimentos. Citar preto & verde :: simply red Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Aparicio Publicado: Março 16, 2015 Autor Share Publicado: Março 16, 2015 Sim ajudas-te. Amanha tenho que ir comprar um então. =) Só mais uma duvida como tenho filtro em cascata já n é necessário colocar a bomba do ar pois n??? eu penso que a agua que sai do filtro até chegar a do aquário ja leva oxigénio suficiente. cump Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Aparicio Publicado: Março 17, 2015 Autor Share Publicado: Março 17, 2015 Boas. Estou a pensar em colocar Anubias e musgos no meu aquário para isso não preciso de ter substrato pois n??? E depois de as colocar devo de ter em especial atenção algum cuidado com elas????? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
capagebe Publicado: Março 17, 2015 Share Publicado: Março 17, 2015 Boas, A oxigenação da água passa por haver movimento à superfície. Desde que haja uma ligeira quebra da tensão superficial, passam a existir trocas gasosas. Para esse efeito, o filtro de cascata ( ou filtro de mochila) é suficiente. As anúbias e musgos são plantas que requerem pouca manutenção. Regula a iluminação para umas 7 ou 8 horas de luz, e isso deve ser o suficiente. Citar Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi "De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo." Confúcio Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
anaiv Publicado: Março 17, 2015 Share Publicado: Março 17, 2015 As anubias e musgos não precisam de substrato e também não precisam de grandes cuidados, apenas retirar as folhas velhas e deixar crescer 😉 As bolinhas de ar não são necessárias desde que tenhas agitação suficiente à superfície,,,, com um filtro de mochila como o teu, não é necessário. Citar preto & verde :: simply red Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts