Recommended Posts

Publicado

Boas,

há cerca de 4 dias atrás um dos meus peixes apareceu com a coluna torta e também com uma ou outra escama levantada. Apiquei Esha2000.
Ontém, apareceu um segundo peixe doente, este não apresenta a coluna torta mas sim um largar de porcaria e maior apatia, conforme é visivel no video.

Ambos parece ter uma gulera mais levantada mas não se coçam.

Ontém iniciei tanbém Esha Exit.

Agora, e tendo em atenção o vídeo e o facto de os peixes não apresentarem grandes melhorias, aliás o 2ª peixe até me parece pior, acham que devo de fazer algum tratamento como Flagellol? O 2º peixe parece ter flagellados.. ou serão ténias e por isso o abdomen do 1º parece um pouco inchado?

Não fiz introdução de nenhum novo peixe nem planta recentemente.

O aquário foi limpo e fiz TPA de 15% a 20% este fim-de-semana, tal como faço todos os fim-de-semana.

O aquário tem cerca de 200LT.

Existe injecção de CO2, os níveis de CO2 estavam normais quando o 1º peixe apareceu doente, entretanto desliguei o CO2 desde que iniciei a medicação.

Fico o video e o pedido de ajuda.

https://www.youtube.com/watch?v=rdlhdTxSgq4

Obrigado

Pedro

"Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana

o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.

Publicado:

Boas antes de mais parabéns na escolha dos peixes. O genero Melanotaenia é fantástico apenas não estou a conseguir distinguir a espécie?! Qual é?

Não dá para perceber bem, mas podem ser vermes instestinais, muito comuns em peixes que vem de "granjas de criação" não sei se será o caso.

Se assim for, compra "Fluvermal" na farmácia e desfaz um comprimido na áqua por cada 50 litros durante 3 a 5 dias.

Abraço

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Publicado:

Obrigado João Nuno Cruz,

são as Boesemani.

Os peixes foram adquiridos ainda relativamente pequenos e já os tenho talvez há perto de 6meses. Nota-se que estão agora a quere começar a ganhar cor.

Quando falas de vermes intestinais estás a referir-te a tenilhas ou a flagelados? Não tenho cá Fluvermal mas tenho Tremazol, que julgo ser para o mesmo que o Fluvermal, mas numa versão para peixes. Tento isso?

Publicado:

Boas,

Não me pareciam boesemani e por isso perguntei.

Estou numa fase de transição entre setups e vou montar um só com (quase) Rainbows.

Sim, é a isso que me referia. No meu aquário, costumava usar o Fluvermal, por ser mais barato e, segundo se dizia, mais eficiente. Experimenta com o Tremazol ...

Abraço

João Nuno Cruz

PS. eu vou colocar, se tudo correr como espero:

Chilatherina bleheri

C_bleheri_GS.jpg

Melanotaenia trifasciata

M.trifasciata%20%5BRocky%20Bottom%20Cree

Melanotaenia lacustris

M.lacustris.NA1.jpg

e Melanotaenia rubostriata

M.rubrostriata.GS.jpg

Ex intrust

Outra paixão

Publicado:

como os peixes estao numa solucao de esha, amanha vou coloca-los num recipiente so com com vitaminas e depois de amanha faco o tremazol que tenho ca em casa.

Belas especies, e algumas pouco vistas, parabéns pela escolha.

Publicado:

Boas,

Mas os peixes comportam-se "normalmente"? Comem sem problemas?

Os melano são um pouco quezilentos entre eles sobretudo se não tiverem fêmeas a quem chatear... não serão resultado de guerras entre eles?

Eu quando em cima referi 3 a 5 dias, não me expliquei bem. Depois do Fluvermal, fazer uma TPA grande passados 3 a 5 dias. Idealmente entre 48 a 72 horas depois do tratamento.

Também usei várias vezes o Flagyl, aliás o pessoas dos Discus costuma usar, uma vez mais é mais barato que os medicamentos "aquáticos" e por ventura mais eficiente.

Toma atenção aos níveis de nitritos pois esses tratamentos, mesmo o Esha, podem debilitar a colónia de bactérias.

Estas espécies não são nada fáceis de encontrar por cá... vamos ver.

Abraço

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

Publicado:

Hoje fui à vulgar loja do chines comprar uma caixa de 35Lt e já lá pus os 2 peixes.

Amanhã faço o Tremazol por 6 horas, tal como diz na bula e depois ao invés de uma mudança de 80% da água como eles recomendam, vou mesmo fazer 100% (água idêntica claro está).

Eu tinha discus mas constumava utilizar o Flagyl (ou Metronidazol) para Flagelados Intestinais, por isso a minha duvida entre o Flagellol e o Tremazol. No entanto o Metronidazol é um medicamento utilizado em humanos e que apenas terá o devido efeito se for feito numa temperatura o mais alta possível aos peixes. Nos discus 31/32º por pouco tempo não é problema mas nestes peixes acho que será um risco. Abaixo destas temperaturas tenho a ideia que o Metronidazol tem pouco efeito.

Obrigado

Publicado:

Eu usei com sucesso quer o Flagyl quer o Fluvermal no meu aquário de Tanaganyikas, sobretudo com Tropheus e sempre com temperaturas na casa do 26 a 27ºC...

... mais não posso dizer.

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão