João Marujo Publicado Março 4, 2015 Publicado Março 4, 2015 (editado) Boas!Agora que as coisas estão a andar, decidi apresentar "parte" do meu novo projecto. Este começou a ser preparado em Outubro de 2014, altura em que regressei ao meu Alentejo! Foi pensado com muita calma e com ponderação...e com o tempo disponível que não foi muito!Começou com a compra de um novo aquário...um lindíssimo ADA 60P! Depois, a partir daqui, foram ideias e mais ideias até que cheguei à Aquaeden com um layout já pensado! Como é normal e depois de algumas horas com o Rui, acabei por sair de lá com um layout completamente diferente e com quase 20 Kg de Seiryu Stone fantásticas! lol Atrás do aquário, veio uma luminária nova, um filtro novo, um móvel novo, etc,...Quero deixar um agradecimento muito especial a toda a equipa Aquaeden por toda a ajuda! O nome que decidi dar a este projecto é o nome romano da minha terra. Além da homenagem, é um marco no meu regresso ao fim de tantos anos fora de casa!SETUPAquárioADA 60P (60x30x36cm)Data da montagem17 de Fevereiro a 6 de MarçoFiltragem Eheim Ecco Pro 300 com ADA Bio-RioLilly pipes VIVEheim Skimmer 350AquecimentoAquatic Nature MP 100WCO2Extintor 2 Kg Redutor de pressão com válvula solenóideDifusor ADA Pollen Glass Type 3 Difusor VIV Beetle Glass 40mmIluminaçãoAquaeden 2x36W PLL Outros equipamentos Twinstar miniSubstratosADA Penac PADA Penac WADA Tourmaline BCADA Power Sand SADA Aquasoil Amazonia (reciclado)ADA Aquasoil Amazonia PowderADA Colorado SandHardscape+/- 20 Kg de Seiryu StonePlantas Tropica (chegada prevista na 6ª feira):Riccardia chamedryfolia (1x)Fissidens fontanus (1x)Hemianthus Micranthemoides (4x)Rotala sp Green (4x)Ludwigia Palustris (2x)FertilizaçãoTropica Plant Grow PremiumTropica Plant Grow SpecializedFaunaTetra EmberRed SakuraCaridina JaponicaOttocinclus AffinisCrossocheilus siamensis yunnanilus sp. rosy As primeiras fotos...That's all for now folks! Editado Março 8, 2015 por João Marujo 5 Citar Cumpts, João Marujo Vipasca
Alvaro Silva Publicado: Março 5, 2015 Publicado: Março 5, 2015 Boas Esta muito bom,agora com plantas,penso que vai ficar 5* com a calma que tens,tens tudo para ficar espetaculo, boa sorte. Cump: Álvaro Silva Citar
Miguel Reis Publicado: Março 8, 2015 Publicado: Março 8, 2015 O conjunto tem um aspecto muito porreiro, João! Nada a apontar ao layout a não ser os detalhes fantásticos da pedra. Já está plantado e cheio? Abraço Citar
João Marujo Publicado: Março 8, 2015 Autor Publicado: Março 8, 2015 (editado) Boas Miguel! Foi plantado e cheio na 6ª feira à noite. Este fim de semana mal tive tempo para fazer as duas TPAs diárias e apenas tirei umas fotos com o tlm... a ver se ficaram alguma coisa de jeito para colocar aqui! O único problema foi ter acabado com o que restava do type 3...lá se foram 70€ pro lixo! Abraço Editado Março 8, 2015 por João Marujo Citar Cumpts, João Marujo Vipasca
João Marujo Publicado: Março 13, 2015 Autor Publicado: Março 13, 2015 Boas! E hoje faz uma semana que o Vipasca foi montado. Para já, as coisas estão a correr bem, havendo algumas novidades... No dia 5, instalei o twinstar e no dia 6 entraram os primeiros vivos...3 casais de Bulldozers aka Amano Shrimps que vieram da casa do Nuno Matos! Embora não veja algas, o que é certo é que elas não param... As plantas têm apresentado um crescimento bastante bom, sendo que se nota a olhos vistos a diferença desde que foram plantadas. Para já, ainda não comecei a fertilizar, estando o fornecimento de nutrientes a cargo do Power Sand. Ontem à noite, tive a fazer uns testes à água, logo após o CO2 desligar: pH - 6,5 NH3/NH4 - 1 ppm NO2 - 0 NO3 - 0 kH - 5,04 dkH gH - 16,8 dgH Estou pra ver quanto tempo aguenta o twinstar sem ficar cheio de calcário... Seguem umas fotos: Dia 1 (tirada com o tlm) Dia 7 Day 7 - Front View by João Marujo, on Flickr Day 7 - Vipasca Prespective by João Marujo, on Flickr Day 7 - Right Side by João Marujo, on Flickr Day 7 - Focal Point by João Marujo, on Flickr Day 7 - Left Side by João Marujo, on Flickr Day 7 - Vipasca by João Marujo, on Flickr Day 7 - Vipasca Details by João Marujo, on Flickr Day 7 - Vipasca Details by João Marujo, on Flickr Day 7 - Fissidens Sneak Peek by João Marujo, on Flickr Day 7 - Vipasca Details by João Marujo, on Flickr Day 7 - Big Sisters by João Marujo, on Flickr Day 7 - Amano Shrimp by João Marujo, on Flickr Day 7 - Amano Shrimp Macro by João Marujo, on Flickr Day 7 - Reflections by João Marujo, on Flickr Day 7 - Vipasca Details by João Marujo, on Flickr Day 7 - Ludwigia Palustris Detail by João Marujo, on Flickr Day 7 - Reflections by João Marujo, on Flickr Day 7 - From Above by João Marujo, on Flickr Day 7 - Twinstar Close-up by João Marujo, on Flickr Thats all for now folks! 3 Citar Cumpts, João Marujo Vipasca
Luís Cardoso Publicado: Março 13, 2015 Publicado: Março 13, 2015 Grande crescimento. rapidamente vais ter que por tesoura nisso... Citar Cumprimentos Luís Cardoso
Mc__boy Publicado: Março 15, 2015 Publicado: Março 15, 2015 ola gostei do aquário ta muito bom, mas tenho uma duvida o que é o twinstar ? Citar
João Marujo Publicado: Março 17, 2015 Autor Publicado: Março 17, 2015 Bom dia! Grande crescimento. rapidamente vais ter que por tesoura nisso... Já não vai demorar muito não...no 10 dia, a ludwigia já bateu na superficie e a rotala está quase! Provavelmente, só no domingo conseguirei fazer a poda que vai ser radical pois quero é moitas! Lol Só a HM é que ainda não está no ponto...a ver como se desenvolve durante esta semana... ola gostei do aquário ta muito bom, mas tenho uma duvida o que é o twinstar ? Tópico aqui no forum sobre o Twinstar: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=224688 Tópico no UKAPS: http://www.ukaps.org/forum/threads/twinstar-what-is-it.28335/ Citar Cumpts, João Marujo Vipasca
João Marujo Publicado: Março 20, 2015 Autor Publicado: Março 20, 2015 E ao 14º dia, a tesoura entrou! :D A ludwigia já tinha folhas de fora e a rotala andava muito perto da superfície...teve de ser um corte radical para ver se "adensa" as moitas! Também quis dar um corte na HM apesar da dita cuja ainda não estar muito alta... Day 14 - Before Trim by João Marujo, on Flickr Day 14 - First Trim by João Marujo, on Flickr Day 14 - Trimmed Plants by João Marujo, on Flickr Entretanto, faz uma semana que comecei a fertilizar "à lá EI" mas com os fertilizantes da Tropica. Não estou a seguir a bula pois achei que era pouca fertilização e já tinha lido isso mesmo. O recomendado seria 7,8 ml por semana mas eu atirei-me para os 18. lol Estou a alternar o Premium e o Specialized como se de EI se tratasse, ou seja, 18ml de cada por semana, sendo aplicados alternadamente todos os dias menos ao sábado. Com este esquema de fertilização, estou a aplicar (segundo o calc.petalphile.com) em ppm's: NO3 - 16,34 N - 3,71 PO4 - 0,85 P - 0,28 K - 5,04 Fe - 0,38 Cu - 0,04 Mg - 2,16 B - 0,02 Mn - 0,22 Mo - 0,02 S - 5,32 Zn - 0,02 Não sei se o NO3/N e o PO4/P se podem somar mas se for assim, nem está muito mau (embora pudesse levar mais um pouco de fosfatos...mais 1 ppm não lhe fazia mal nenhum). O que me parece é que os valores do potássio (K) e do ferro (Fe) são um pouco baixos, não? Eu sei que isto é o que eu adiciono mas não sei até que ponto o Power Sand consegue compensar. 2 Citar Cumpts, João Marujo Vipasca
João Marujo Publicado: Abril 19, 2015 Autor Publicado: Abril 19, 2015 Boas! Esta montagem fez hoje 44 dias e teve de levar mais uma valente poda! :D Devido à presença de amónia por mais tempo que o esperado, só adicionei a restante fauna a semana passada. No total estão 25 Hyphessobrycon amandae, 6 ottos, 6 Yunallis sp. "rosy", 7 Caridinas Japonicas e vários Red Sakura. Em relação à montagem propriamente dita, está tudo a correr bem apesar das algas verdes nas pedras (a unica que me apareceu até agora! Estava com receio das diatomáceas mas nem sinal delas). Para tentar "ajudar" o twinstar, reduzi a fertilização um pouco e subi a calha uns cm's. Parece que não mas ter 72W de luz faz mossa! No que toca à flora, adicionei apontamentos de eleocharis sp mini para quebrar algumas linhas das pedras com a areia (tinha adicionado também UG mas decididamente, esta planta não quer nada comigo...melt completo numa semana!). A riccardia tb já se foi por completo. Dos apontamentos que tinha feito, não restou nada! Acho que ela não se dá com a super cola 3! :/ Decidi fazer uma experiência ao trocar o skimmer de posição. À primeira vista, parece-me mais eficaz em termos da circulação, fazendo com que o CO2 se disperse mais facilmente por todo o aquário... Aqui ficam umas fotos, umas tiradas com a máquina e outras com o tlm nos dias 42 e 44 da montagem. Abraço 1 Citar Cumpts, João Marujo Vipasca
Luís Cardoso Publicado: Abril 19, 2015 Publicado: Abril 19, 2015 Esta no bom caminho. Bons crescimentos e excelentes cores. 1 Citar Cumprimentos Luís Cardoso
Vasco Ferreira Publicado: Abril 20, 2015 Publicado: Abril 20, 2015 Um espetáculo...e fotos muito boas com grandes macros. Com os apontamentos que acrescentaste o layout, no seu conjunto ficou a ganhar. Parabéns... 1 Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
João Marujo Publicado: Abril 21, 2015 Autor Publicado: Abril 21, 2015 obrigado! É pena que a maior parte das fotos tenha sido com o tlm mas já deu para dar uma ideia! Citar Cumpts, João Marujo Vipasca
Samuel Ferreira Publicado: Abril 26, 2015 Publicado: Abril 26, 2015 Boas, Esta muito bom, simples e harmonioso! Na minha opiniao tentava so colocar o aquecedor de lado para nao ter tanto impacto no layout. Ja agora aonde e que compras-te o twinstar? Citar
Rodrigo Isaac Publicado: Abril 26, 2015 Publicado: Abril 26, 2015 (editado) A UG eu tentava meter em mini estufa/propagador até ter uma quantidade maior para depois ir testando, mas sinceramente não sei como obter sucesso com esta planta, vê-se aquários fantásticos com ela e depois tenta-se e ela faz melt :s O Tom Barr é que já teve UG no dutch dele mas acho que acabou por tirar, eu até gostava de experimentar isto aqui:http://www.barrreport.com/forum/barr-report/articles-aa/12444-aeration-method-100-wc-of-growing-utricularia-graminifolia-ug Depois quando alguém já a tivesse adaptado provavelmente seria mais fácil plantando-a já na forma aquática Editado Abril 26, 2015 por Rodrigo Isaac Citar River of the Stone Age (acabado) ____________________________________
João Marujo Publicado: Abril 28, 2015 Autor Publicado: Abril 28, 2015 Obrigado a todos! :D Ja agora aonde e que compras-te o twinstar? Mandei vir da Aquasabi. Apanhei uma promoção do aparelho com dois difusores pelo preço normal e aproveitei para cravar à minha Maria uma prenda de aniversário! :D Rodrigo, eu tb gostava mas está visto que, a plantar normalmente, não se vai lá! Eu já tentei duas vezes e por duas vezes que não dura uma semana! Segundo o que pesquisei, o melhor método é mesmo o dry-start mas mesmo assim, corre-se o risco de ela fazer melt depois de inundada! Vamos ver se não faço uns testes em dty-start ou propagador... 1 Citar Cumpts, João Marujo Vipasca
Rodrigo Isaac Publicado: Abril 28, 2015 Publicado: Abril 28, 2015 Força nisso ! Citar River of the Stone Age (acabado) ____________________________________
Luís Cardoso Publicado: Agosto 16, 2015 Publicado: Agosto 16, 2015 João e novidades? Citar Cumprimentos Luís Cardoso
Vasco Ferreira Publicado: Agosto 17, 2015 Publicado: Agosto 17, 2015 Sim, João novidades? como anda isso ao fim destes últimos 4 meses? Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Rodrigo Isaac Publicado: Agosto 17, 2015 Publicado: Agosto 17, 2015 Também quero saber novidades sobre o aquário Deve ter evoluído bastante. Citar River of the Stone Age (acabado) ____________________________________
João Marujo Publicado: Setembro 3, 2015 Autor Publicado: Setembro 3, 2015 Boas! Depois de uma longa ausência, cá estou de volta...vamos ver por quanto tempo! O aquário está "vivo" e em velocidade cruzeiro. O tempo para ele tem sido muito escasso...dá para ir mantendo mas sem lhe dedicar o tempo que merecia! Nem tenho tirado a máquina da mochila por isso deixo aqui as ultimas fotos tiradas com o tlm... Foram tiradas logo após o meu regresso das férias e diga-se que até não se aguentou muito mal após duas semanas de abandono! Abraço 1 Citar Cumpts, João Marujo Vipasca
Recommended Posts