Recommended Posts

Publicado

Boas,

tenho um aquário ehein 2213 (dá para 250L) num aquário de 30L.

a minha dúvida é: tive uns dias que os peixes pareciam ter pouco oxigénio na água, noutros estavam bem, será que a colónia de bactérias no filtro consome muito oxigénio durante a noite visto ser para um aquário até 250L e este ter apenas 30L?

Obrigado.

Publicado:

Boas Hugo

Esse filtro dá muito bem para esse aqua,agora se tens na saida da água

uma flauta,tens que subir um pouco fora da água,a sim á mais oxigénio na

água,e até movimenta mais um pouco.

Cump: Álvaro Silva

Publicado: (editado)

Boas,

sim, eu sei que metendo a flauta mais acima e provocando uma maior movimentação na superficie faz com haja maior trocas gasosas e assim melhor oxigenação.

A minha duvida é: será que havendo uma colónia de bactérias muito grande no filtro, sendo este muito grande para o aquário em questão, estas vão consumir demasiado oxigénio e podendo os peixes ficarem eventualmente em stress?

É que para os peixes ficarem bem a superficie da água tem de ficar a mexer muito, mais do que alguma vez tive em qualquer dos meus aquários.

Os peixes só ficam em stress durante a noite.

Obrigado.

Editado por Hugo Coelho
Publicado:

olá. as bactérias só existem consoante a carga orgânica produzida. portanto não vai haver bactérias a mais nem a menos quando se tem um aquário estabilizado. cumprimentos.

• Votar + 1

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Publicado:

Boas,

tenho um aquário ehein 2213 (dá para 250L) num aquário de 30L.

a minha dúvida é: tive uns dias que os peixes pareciam ter pouco oxigénio na água, noutros estavam bem, será que a colónia de bactérias no filtro consome muito oxigénio durante a noite visto ser para um aquário até 250L e este ter apenas 30L?

Obrigado.

Olá Hugo.

Pode acontecer sim, deves lavar bem o filtro no caso de ele ter já algum tempo, de forma a diminuir de lguma forma a carga orgânica e a colónia.

Com o passar dos dias deve normalizar.

Qual o valor do Nitrato de momento?

cpts

frame.jpg

Publicado:

Boas,

A referência que fazes ao período da noite, deve ter a ver com as plantas.

Como sabes, de noite, as plantas também consomem oxigénio e libertam CO2.

Se tiveres uma boa movimentação na superfície,é o suficiente para que a água receba o oxigénio.

No caso de teres um sistema de CO2, convém que tenhas um temporizador para o poderes desligar no período nocturno.

Um aquário nunca tem plantas em demasia, desde que haja trocas gasosas superficiais, com uma boa circulação.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

• 3 semanas depois...
Publicado:

Obrigado pelas respostas pessoal.

O aquário já parece mais estabilizado, quando ligo o CO2 por vezes os peixes ficam stressados durante a noite, por isso optei por o desligar.

Mesmo com uma electroválvula a regular a hora de desligar o CO2 a coisa não estava a correr bem.

Por agora não tenho algas e as plantas estão a reagir bem, por agora vai ficar assim.

Cumprimentos :D