Pedro Rosa Publicado Fevereiro 24, 2015 Share Publicado Fevereiro 24, 2015 (editado) DARK LAND (300l) by Pedro Rosa SETUP: Aquário 120x50x50cm Data da montagem: 12/1 a 1/2 de 2015 Filtragem Eheim Professionel 3 DoAqua Violet Glass Outflow 17 mm (Lilly Pipe) DoAqua Violet Glass Inflow 17 mm (Lilly Pipe) Aquecimento Eheim Jager 200 w CO2 TMC 567g Pressurized, Solenoid Valve TMC Aquagrow Difuser O2 Bomba de ar de noite Luzes Aquaeden Mas-Was Leds (4x30w) (a partir do 8º dia) Substratos Ada Aquasoil Amazonia, Power Sand Special, Penac P, Penac W, Tourmaline BC Hardscape ~70 Kg Black Ryou Stone ~1 Kg basal gravel ~1 Kg schist gravel Troncos colhidos na natureza 9 meses antes Plantas: Hemianthus callitrichoides ('Cuba') Micranthemum 'Monte Carlo' Eleocharis acicularis 'Mini' Echinodorus tenellus 'Green' Taxiphyllum 'Spiky' Bucephalandra Mini Chatherine Bucephalandra Brownie Metallica Bucephalandra Black Velvet Plagiochila Integerrima Amblystegiaceae Manaus “Queen Moss” Breve Descrição: Mais uma montagem que provavelmente terá sido demasiadamente trabalhosa para o resultado final … mas isso só saberei daqui a uns meses. Enquanto que uma das partes gosto bastante desde o inicio, a outra parte só com um crescimento saudável da flora se tornará aquilo que imaginei. Muita pedra bem escura e areão preto dá o nome ao aquário. O hardscape tem mais uma vez um impacto significativo na montagem final. Também é mais um sem plantas de caule, embora tenha uma planta “surpresa” a crescer na traseira (foi uma experiência de uma planta que tinha no Wabi-Kusa II) que logo se verá se mantenho. Fertilização foi feita a partir do final da segunda semana com uma receita tradicional EI. Têm sido feitas duas trocas de água semanais (~50%). O filtro duas gavetas com Bio Rio e uma com Equo Stilla. A luz é fenomenal: uma calha led da Aquaeden. Basicamente são duas calhas, cada uma com duas calhas leds para aquários de 60cm, assentes numa estrutura de acrílico extremamente elegante. Hei-de colocar fotos mais adiante. Ao 8º dia entraram 20 Cardinas Japónica. Cerca do 17º dia começaram a aparecer as diatomáceas. Os testes revelam a presença de amônia (17/2): PH: 6,5 KH: 8 GH: 10 NO3: 5 mg/l NO2: 0,5mg/l (portanto tem nitritos!) Fe: 0,5 mg/l PO4: 0,03 mg/l NH4/NH3: 0,5 Mg/l (portanto tem amonia) Fotos: Deixo alguns pormenores dos dias da montagem e dos dias seguintes: Imagens mais abrangentes e um filme step-by-step mais para a frente 2015.01.17: Com ajuda 2015.01.18: 2015.01.19: 2015.01.25: 2015.01.30: 2015.01.31: 2015.02.01: 2015.02.08: 2015.02.15: 2015.02.18: 2015.02.19: 2015.02.22: Quem me acompanha no Facebook, certamente que já conhece as fotos. Editado Março 15, 2015 por Pedro Rosa 4 Citar Pedro. Atuais: Risa (60l) Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l) Lost Nature (60l) Wabi-kuza II (38 cm) Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Ferreira Publicado: Fevereiro 24, 2015 Share Publicado: Fevereiro 24, 2015 Difusor da TMC? Não usavas ADA? pq a mudança...ou estou a fazer confusão? PS - Parabéns, estou a ver que já arranjaste um herdeiro aficionado. Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Cardoso Publicado: Fevereiro 24, 2015 Share Publicado: Fevereiro 24, 2015 Masterpiece... 1 Citar Cumprimentos Luís Cardoso Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
.Filipe. Publicado: Fevereiro 24, 2015 Share Publicado: Fevereiro 24, 2015 Parabens Gostos dos closes mas umas gerais vinham mesmo a calhar. Tópico a acompanhar 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Rosa Publicado: Fevereiro 24, 2015 Autor Share Publicado: Fevereiro 24, 2015 Difusor da TMC? Não usavas ADA? pq a mudança...ou estou a fazer confusão? PS - Parabéns, estou a ver que já arranjaste um herdeiro aficionado. O Do!Aqua partiu-se cerca de 2 meses antes de desmanchar o Forsaken World. Na altura utilizei este TMC que tinha de reserva. Agora comecei com ele mas curiosamente este fds que passou meti um da Aquaeden (de dimensao adequada para este aqua, que o TMC nao e) enquanto espero que chegue o "Rolls Royce" dos difusores da ADA Obrigado 1 Citar Pedro. Atuais: Risa (60l) Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l) Lost Nature (60l) Wabi-kuza II (38 cm) Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
tmiravent Publicado: Fevereiro 24, 2015 Share Publicado: Fevereiro 24, 2015 Boas Pedro, uma coisa é certa com esta escolha de plantas o hardscape vai sobre-sair! Musgos interessantes! abraço 1 Citar Malanbuce | Migalhas | Bucephalandra Desobediência civil | CovaMoura | EHEIM 200 | PARALELO39N | LED GU10 Feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo Santos Publicado: Fevereiro 24, 2015 Share Publicado: Fevereiro 24, 2015 Nice Pedro! Acredito que com esse hard escolheste bem ( se bem me lembro...) é pôr essa cuba a descer (não é) e babar! Parabéns aos dois. De onde vem o espectro violeta? É dessa calha de LED? Põe lá uma foto disso! Abraço 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Mc__boy Publicado: Fevereiro 24, 2015 Share Publicado: Fevereiro 24, 2015 muito bonito, parabens e vai postando a evoluçao 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
TeclasOC Publicado: Fevereiro 24, 2015 Share Publicado: Fevereiro 24, 2015 Olá Pedro! Este layout promete bastante! Se tu dizes que o meu pode ser um dos melhores do ano, o teu pode ser o melhor do ano (calma Francisco e Miguel)! Pelas fotos mostra que este layout tem muitos detalhes e bastante profundidade. Parabéns! Abraço 1 Citar Projectos Actuais: Sunrise Mountain (360L) Projectos Descontinuados: The Dream of a Lifetime (360L) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
alvarenga Publicado: Fevereiro 24, 2015 Share Publicado: Fevereiro 24, 2015 -Estou curioso como usas-te 70 kg de rocha . Umas gerais do hardscape é que era. Gostava de ver essas calhas, tenho de mudar a iluminação do meu e fiquei curioso 1 Citar Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Rosa Publicado: Fevereiro 25, 2015 Autor Share Publicado: Fevereiro 25, 2015 Nice Pedro! Acredito que com esse hard escolheste bem ( se bem me lembro...) é pôr essa cuba a descer (não é) e babar! Parabéns aos dois. De onde vem o espectro violeta? É dessa calha de LED? Hugo, esse que viste é o de 60l... Olá Pedro! Este layout promete bastante! Se tu dizes que o meu pode ser um dos melhores do ano, o teu pode ser o melhor do ano (calma Francisco e Miguel)! Pelas fotos mostra que este layout tem muitos detalhes e bastante profundidade. Parabéns! Abraço Vamos ver... -Estou curioso como usas-te 70 kg de rocha . Umas gerais do hardscape é que era. Gostava de ver essas calhas, tenho de mudar a iluminação do meu e fiquei curioso Hei-de colocar aqui fotos e infos das calhas entretanto. Não são apenas eficazes como muito bonitas. Pedro. Citar Pedro. Atuais: Risa (60l) Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l) Lost Nature (60l) Wabi-kuza II (38 cm) Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Marujo Publicado: Fevereiro 25, 2015 Share Publicado: Fevereiro 25, 2015 Finalmente! .png' alt=':biggn:'> .png' alt=':biggn:'> .png' alt=':biggn:'> Com estas fotos, já deu para ver o que andavas a "esconder" aí por casa, principalmente na 1ª foto de 01/02. Estás com um estilo completamente diferente do que nos tinhas habituado mas confesso que estou a adorar essa evolução! Cada vez mais metes o conceito NA em evidência! Nunca tinha ouvido falar desse musgo e estou curioso em ver como isso vai crescer...e já estou a ver que o bichinho das famosas Bucephalandras já te picou! Deste, não há step-by-step? Abraço e continuação do óptimo trabalho! Citar Cumpts, João Marujo Vipasca Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Rosa Publicado: Fevereiro 26, 2015 Autor Share Publicado: Fevereiro 26, 2015 Deste, não há step-by-step? João, obrigado. Sim, haverá... Citar Pedro. Atuais: Risa (60l) Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l) Lost Nature (60l) Wabi-kuza II (38 cm) Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Rosa Publicado: Março 8, 2015 Autor Share Publicado: Março 8, 2015 Chegou ao dia 36, 5ª semana. Não podia ter menos prolemas com o aquário. Sem algas e 2 leves semanas de diatomáceas que já lá vão. A cuba está a tomar o caminho pretendido e os musgos a precisarem de outra poda no próximo fim de semana. A cuba já foi podada completamente uma vez e teve duas podas parciais (para não levantar). A Montecarlo, nas rochas, tb está ótima. Vamos ver como o "conjunto" se comporta nos próximos dois meses! 5 Citar Pedro. Atuais: Risa (60l) Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l) Lost Nature (60l) Wabi-kuza II (38 cm) Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Marujo Publicado: Março 8, 2015 Share Publicado: Março 8, 2015 Grandes fotos Pedro!!!! Está a ficar com um optimo aspecto...mas continuo com a sensação que falta algo...ah, já sei, é uma geral! :D Abraço 4 Citar Cumpts, João Marujo Vipasca Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Cardoso Publicado: Março 8, 2015 Share Publicado: Março 8, 2015 Excelente como sempre 1 Citar Cumprimentos Luís Cardoso Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
.Filipe. Publicado: Março 9, 2015 Share Publicado: Março 9, 2015 Grandes fotos Pedro!!!! Está a ficar com um optimo aspecto...mas continuo com a sensação que falta algo...ah, já sei, é uma geral! :D Abraço Hahaha estava a pensar no mesmo Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Rosa Publicado: Março 10, 2015 Autor Share Publicado: Março 10, 2015 Pessoal, muito obrigado pelo vosso interesse. Obviamente que me deixa muito feliz sentir essa curiosidade. Este Aqua já sabem que existe para concurso, portanto não o irei publicar tão cedo O Lost Nature publicarei certamente durante este mês .png' alt=':biggn:'> ... vamos lá a tratar desses aquas para se bater o record de participação. Vou abrir um tópico sobre o IAPLC 2015 senão houver já algum. Citar Pedro. Atuais: Risa (60l) Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l) Lost Nature (60l) Wabi-kuza II (38 cm) Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Rosa Publicado: Março 10, 2015 Autor Share Publicado: Março 10, 2015 Desde o final da primeira semana que mudei a minha antiga calha Aquaeden Solstar 4x39w para duas calhas Led 1,20m da Aquaeden. Magnificas!!! São basicamente 4 calhas montadas numa estrutura elegante de acrilico e com uma luz muito boa e um excelente aproveitamento. São 4x30w (ou seja, estou a poupar no consumo) tendo ao mesmo tempo mais luz e muito mais bem distribuída ao longo de toda a largura e profundidade do aquário. Não esquecer que, contrariamente ás luzes flurescentes, a luz é direcionada para baixo e o aproveitamento muito melhor, por muito bons que sejam os refletores. Mesmo que em lumens seja inferior, a luz está certamente muito mais bem aproveitada relativamente a calhas "fixas" T5. Como são duas estruturas separadas, qualquer que seja o formato do hardscape há sempre forma de adaptar. Alem disso, sendo duas calhas em cada estrutura, se no futuro quiser utilizar as calhas noutras dimensões, é só arranjar outras estruturas em acrilico para as segurar. Não há mais trocas de lampadas... não há mais contabilização do tempo de lampadas... Notei uma diferença significativa na forma como todo o aquário fica iluminado e uma diferença fundamental no crescimento. Uma excelente escolha para iluminação. Dados técnicos: White 7000-8000ºK > 1950 LM (x4) =~8000 60 leds de 0,5w 30w Algumas fotos com a calha no local. 5 Citar Pedro. Atuais: Risa (60l) Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l) Lost Nature (60l) Wabi-kuza II (38 cm) Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Cardoso Publicado: Março 10, 2015 Share Publicado: Março 10, 2015 Essa luz fica aí a matar. eu ainda não acertei com a luz no de 60cm. Já baixei dos 36W para 27 a ver se consigo que as plantas comecem a responder e a ficar menos amarelas. Agora quero é ver o conteúdo desse menino... Citar Cumprimentos Luís Cardoso Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Rosa Publicado: Março 12, 2015 Autor Share Publicado: Março 12, 2015 Essa luz fica aí a matar. eu ainda não acertei com a luz no de 60cm. Já baixei dos 36W para 27 a ver se consigo que as plantas comecem a responder e a ficar menos amarelas. Agora quero é ver o conteúdo desse menino... Dá de facto um ar mais elegante ao aquário Citar Pedro. Atuais: Risa (60l) Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l) Lost Nature (60l) Wabi-kuza II (38 cm) Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
tmiravent Publicado: Março 12, 2015 Share Publicado: Março 12, 2015 Pedro, LED is the way! agora já não voltas atrás! já viste o shimering? abraço Citar Malanbuce | Migalhas | Bucephalandra Desobediência civil | CovaMoura | EHEIM 200 | PARALELO39N | LED GU10 Feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Rosa Publicado: Março 12, 2015 Autor Share Publicado: Março 12, 2015 A luz é fabulosa Só vendo... Muito bom mesmo, e o mais importante é que as plantas estão a adorar... Citar Pedro. Atuais: Risa (60l) Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l) Lost Nature (60l) Wabi-kuza II (38 cm) Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Rosa Publicado: Março 14, 2015 Autor Share Publicado: Março 14, 2015 Não há fotos gerais mas hoje estiveram cá uns "vips" aqui do forum a visitar-me... 1 Citar Pedro. Atuais: Risa (60l) Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l) Lost Nature (60l) Wabi-kuza II (38 cm) Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Marujo Publicado: Março 15, 2015 Share Publicado: Março 15, 2015 Isso não se faz... Citar Cumpts, João Marujo Vipasca Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts