Nuno Monteiro Publicado Fevereiro 23, 2015 Publicado Fevereiro 23, 2015 Olá a todos. A mortandade bateu à minha porta e dizimou-me mais de metade da minha fauna. Precisava de ajuda a perceber o que se terá passado… Antes de mais algumas infos: Aquário: 370 Litros (150 X 45 X 55) Filtragem: 2.290 L/H com Glax Ring Mini (400 gr.) e lã de vidro Sera. Em casos de emergência introduzo o Carvão Fluval. Fluval Ext.303 (490 L/H) + Filtro Caseiro (600 L/H) + Hidom AP-1600 (1200 L/H). Temperatura: 25º (Elite 200 W + Tetra 75 W) Bomba de ar Tetra APS 50 Areão Preto 20 Kg, rocha calcária e rocha local. Iluminação: 1 Marine White T5 + 1 Marine Glow (8h/dia) + 5h/dia iluminação natural Flora: Fetos de Java e Nomaphila Stricta “adubadas” com JBL balls Fauna: 1 Labidochromis Caeruleus 12 cm 1 Labidochromis Caeruleus 6 cm (morto) 1 Pseudotropheus Demasoni Pombo Rock 10 cm (morto) 3 Melanochromis Auratos 6 cm, um dos quais já tinha mudado de cor cá em casa (todos mortos) 1 Neolamprologus Brichardi 5 cm (morto) 1 Copadichromis Borleyi Red Kandango 8 cm 1 Pseudotropheus Snow White 6 cm (morto) 1 Pseudotropheus Red 8 cm 2 Pseudotropheus “Azul” 8 cm (1 morto) Tenho ainda mais 2 limpa fundos “normais”, 1 Ancistrus e 1 Sinodontys. Testes Água: NO3: < 25 mg/l NO2: 0 mg/l GH: > 7º d e < 14º d KH: > 6º d e < 10º d pH: 7,8 Cl2: 0 mg/l Nota: testes quinzenais assim como as TPA’s que variam consuante o lixo depositado no fundo, sempre com o mínimo de 45 L. Em 4 dias morreram 8 ciclídeos dos 13 que tinha. Estou preocupado e não sei o que fazer. O Aqua tem 4 meses e veio substituir um de 120 L que tinha. O último a chegar foi o Pseudotropheus Red que está cá em casa desde o Natal. Desde o início do mês estou a alimentar com Sera Granu Green que substituiu a anterior (Prodac sticks). O que me aconselham? Nuno Monteiro
Rui Cardoso Publicado: Fevereiro 23, 2015 Publicado: Fevereiro 23, 2015 so pela descrição é complicado dizer o porque. fizes-te testes á amonia? parece-me que tpa de 45 l quinzenal é deveras muito pouco. no meu aquario , faço tpa de 40 a 50%. os malawis são peixes que sujam bastante a agua. a tpa que fazes , equivale a +- 12% do volume do aquario, é mesmo muito pouco a meu ver claro. não tens nenhuma bomba de circulação no aquario? como promoves a oxigenação da agua? Um Abraço Rui Cardoso
Quo Publicado: Fevereiro 26, 2015 Publicado: Fevereiro 26, 2015 (editado) Ora as TPAs não me parecem ser o problema e o proveito com TPAs de 50% é promover desovas ou suspeita de uma doença lá dentro (, de resto... é bom, mas não necessario. Nunca vi mortalidade dessa num Malawi. Para mim, as TPAs estão boas, se bem que alternava/conjugada essas TPAs com uma limpeza simples do filtro e aumentava os litros que trocava. Mediste a temperatura do aquario ou pensas que está a essa temperatura? Mas baixava a temperatura para 24C. Mediste a Amonia? Parece um aquario novo. Parece-me que a circulação está bem, apesar do numero excessivo de equipamentos. Basta um filtro e uma bomba, desde que façam em conjunto 10 x o volume da água . A minha suspeita é mesmo um conjunto de fauna bastante desiquilibrada/mal estudada e poderá ter a ver com "assassinatos" e perseguições dentro do aquário.procura ter um grupo de 3 labidochromis e 3 de outros mbunas de cada especie e preferencialmente um de cada genero/cor. Tens/tinhas tambem um hap e um tanganyika, por isso tem atenção a alimentação do aquario. Os haps e os neolamprologus do tanganyika precisam de uma alimentação mais rica e os primeiros uma aliumentação mais vegetariana. Se bem que os labidochromis são omnivoros. Melanochromis Auratos são mbunas agressivos. Foi o melhor teres ficado sem eles, excepto se gostes muito, nesse caso não deverias ter muito mais atenção ao pensar o aquario. procura ter um grupo de peixes da mesma especie e não um de cada especie. Procura decorar o aquario convenientemente. com pedras, cavernas e lugares escondidos. Editado Fevereiro 26, 2015 por Quo
Rui Cardoso Publicado: Fevereiro 27, 2015 Publicado: Fevereiro 27, 2015 (editado) Ora as TPAs não me parecem ser o problema e o proveito com TPAs de 50% é promover desovas ou suspeita de uma doença lá dentro (, de resto... é bom, mas não necessario. Nunca vi mortalidade dessa num Malawi. Para mim, as TPAs estão boas, se bem que alternava/conjugada essas TPAs com uma limpeza simples do filtro e aumentava os litros que trocava. se aumentas os litros de troca , então não estão bem as tpa`s... tambem não concordo nada com a afirmação que fazes de que as tpa`s de grande volume só servem para promover desovas... eu faço-as assim principalmente para reduzir ao maximo os valores dos nitratos. Editado Fevereiro 27, 2015 por Rui Cardoso Um Abraço Rui Cardoso
Quo Publicado: Fevereiro 27, 2015 Publicado: Fevereiro 27, 2015 As tpas estao bem... nao serao fonte de problema. Idealmente, aumentaria pois trazem beneficios óbvios e não só na redução de nitratos. Mas não é, de certeza, o problema que causa as mortes. Alem de ele os ter abaixo de 25, o que é bom.
Rui Cardoso Publicado: Fevereiro 28, 2015 Publicado: Fevereiro 28, 2015 Caso seja uma montagem já com algum tempo, e consequentemente com excesso de matéria orgânica acumulada, e com um regime de tpa`s reduzidas, acho sinceramente que pode despoletar este tipo de problemas. A matéria orgânica acumulada, alem de originar quebras abruptas de ph, também liberta oxido nitroso, o que pode originar mortes no aquário Um Abraço Rui Cardoso
Pedro Carmo Publicado: Setembro 20, 2015 Publicado: Setembro 20, 2015 (editado) Se os testes estao todos bem e so te falta a amonia como disse o Rui Cardoso ,tb pode ser agressividade dos peixes entre eles como disse o Quo, é veres se existe danos nos pexies se tem danos de luta sabes k foi por lutar.Quais os danos k os peixes apresentam quando mortos??? Editado Setembro 20, 2015 por Pedro Carmo
Recommended Posts