Recommended Posts

Publicado

Cumprimentos a todos:) alguem me consegue explicar como funciona um temporizador? Tenho um para poder gerir a horas de exposição de luz. Alguem me poderá ajudar? Quando o comprei não veio o livro de instruções. Embora ja tenha dado a volta a cabeça, continuo sem perceber como é que funciona. Obrigado a todos que me puderem ajudar:)

Saber olhar, apreciar e intrepetar a natureza é algo de muito Humano!

Publicado:

Olá.

Depende. Como é que é o temporizador? É daqueles mecânicos de se ligar à tomada? Que depois emula outra tomada? Tipo isto:

Weekly_Mechanical_Timer.jpg

Tudo bem que este é semanal, mas existem os diários que são os mais comuns. O funcionamento é simples. O dito cujo tem uns switches que tu levantas ou sobes. Se subires não faz contacto, se estiverem descidos fazem contacto. Cada switch desses equivale a 15 minutos (geralmente). Depois basta escolheres o tempo que queres que esteja ligado. Eu por exemplo, tenho o meu programado para ligar a luz do aquário das 14 às 00 horas. Por isso, os switches que estão para baixo, são os das 14hrs até às 00 hrs. Como é óbvio, depois tens de acertar a hora do temporizador com a hora real. Para isso basta rodares aquilo até que o ponteiro coincida com o número 15 do mostrador, isto se forem 15 horas reais...

Tão simples quanto isto.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Mega obrigado:) O temporizador é praticamente igual ao da fotografia que exemplificaste. A tua explicação foi muito esclarecedora, e neste momento sou um "Master" dos temporizadores. Muito obrigado. Agora ja nao necessito de estar sempre a acender e a apagar luzes e a cronometrar as horas.:lol: Thanks!

Saber olhar, apreciar e intrepetar a natureza é algo de muito Humano!

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!