Maria Joana Publicado Maio 17, 2005 Publicado Maio 17, 2005 Estou podre, depois de comprar o meu primeiro disco (ontem), cheguei a casa e metio no meu aqua de 240L, em que o ph estava em 7.8, eu feito estupido aumentei o co2 para descer o ph, o problema é que adormeci e hoje quanto acordei tinha os peixes todos á tona da agua (felizmente não morreu nenhum (já parecem estar fixes), mas tinha o ph em 6.3, agora depois de desligar o co2 e ligar o o2 está em 6.5 mas o disco está num canto junto ao filtro ainda meio ofegante e com umas mordidelas (poucas) nas barbatanas. O que devo fazer??? Será que ele se aguenta??? ...estou com um sentimento de culpa terrível, ajudem-me.... Já agora, alguem me sabe dizer qual quais os niveis ideais de dureza total para discos em mS (milesiemens)????
Vlad Publicado: Maio 17, 2005 Publicado: Maio 17, 2005 O teu problema não foi a descida do pH, foi sim o excesso de CO2. O melhor que tens a fazer é dar ao discu as condições perfeitas para ele viver no teu aquário. Já agora... podes por o setup? É mais fácil. Vlad! Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
five pra one Publicado: Maio 17, 2005 Publicado: Maio 17, 2005 boas comcordo plenamente com o vlad. os discus estao bem em pH 6.5 alias para mim e o edial.. eu ja passei os meus discus de um pH baixo para um pH elevado repentinamente e eles n se quiexaram nada... agora o que tens a fazer e manter esse pH baixo e a dureza tb baixa...alimenta-o bem... se ele continuar com esses sintomas entao ja o brob e outro. abraços
Carlos Martins Publicado: Maio 17, 2005 Publicado: Maio 17, 2005 pelo que dizes o teu disco pareca assustado, o que ate era normal ja que esta a pouco tempo no aqua, mas as mordidelas nas barbatanas não é bom sinal. Que peixes tens no aqua ?????
Maria Joana Publicado: Maio 17, 2005 Autor Publicado: Maio 17, 2005 ...desde já obrigadão pelas rapidissimas respostas... ...ele agora já anda de um lado para o outro e parece-me bastante melhor, pensei que o choque de ph tão brusco é que o tivesse a afectar, porque já os outros andavam bem e só ele é que estava combalido, sendo assim tou a ver que eles aguentam bem o choque de ph.... ...será que este excesso de co2 o vai stressar muito???... ...o ph agora está a 7 e eu já desliguei o o2(que tinha ligado para anular o co2), vou esperar que suba até aos 7.2 para depois voltar a ligar o co2 até que desça aos 6.8 para depois o desligar novamente, esperar que os 7.2 sejam atingidos para voltar a ligar o co2, acham isto correcto??? Já agora, alguem me sabe dizer qual quais os niveis ideais de dureza total para discos em mS (milesiemens)????
five pra one Publicado: Maio 17, 2005 Publicado: Maio 17, 2005 boas bem isso n e de todo correcto..na natureza o pH e sempre estavel n ha flutoaçoes dessas.. acho que deves manter o pH como esta agora, a 6.5 pois as aguas amazonicas(que e de onde veem os discus) sao muito acidas chegando a atingir os 4.9 de pH... tb o melhor para as plantas e terem um fornecimento de co2 continuo...por isso tens que encontrar uma quantidade certa de injeçao que te permita ter a agua sempre ao mesmo pH, ou a pH parecido.. que o teu aqua chegar aos 6.0 tb n e mao pois quanto mais co2 vai injectado mais acido carbonico e libertado e por isso mais o ph desce..no entanto com uma injeçao equilibrada mesmo que o ph esteja baixo n quer dizer que o co2 atinja niveis criticos pois vai sendo consumido pelas plantas.. agora andares com flutuaçoes de um meio acido para um meio basico e que n e nada bem feito principalmente para peixes de aguas acidas.. para discus quanto mais nole melhor..n ha um nivel ideal mas entre os 2º e os 4º sera optimo. abraços
Pires Publicado: Maio 17, 2005 Publicado: Maio 17, 2005 O problema das barbatanas pode ter resultado do ph inicial 7.8 é elevado para um disco. Quanto ao estar escondido é o feitio deles, no início são tímidos. Já pensas-te em comprar um outro para fazer-lhe companhia...
Quimpecavel Publicado: Maio 17, 2005 Publicado: Maio 17, 2005 Ó migo, se o problema é manter o ph baixo e a água bem oxigenada, já pensaste em usar turfa ou outras cenas que te façam baixar o ph?? Em vez de andares a "pôr e a tirar-lhe o ar" para ele respirar coitado!!!! Assim, com pouco O2 não acho que ele consiga nadar muitos dias.... "água fresquinha é asneira!"... (in Gato Fed.)
Maria Joana Publicado: Maio 18, 2005 Autor Publicado: Maio 18, 2005 ...ufa, finalmente já vejo o bichinho a nadar por todo o aquario, dei-lhe de comer, ele interessou-se pela comida mas não comeu, os outros peixes é que não se importaram nada... ...não quimpecavel, o problema não é manter o ph baixo, o problema é que o co2 além de me descer muito o ph, põe-me os peixes todos á tona, intoxicados coitados... ...agora o ph está em 7 e já liguei o co2 (as plantas parece que fervilham com a produçam de o2), mas tenho que arranjar maneira de estabilizar isto, é que a produção é caseira e quando mudo a "nhanha" tenho que andar durante uns dias a controlar o co2. Sempre me disseram que co2 a mais era dificil de acondecer mas a mim parece que é normal (tambem são 5L a bombar). Já tentei aumentar a dureza de carbonatos mas depois de chegar aos 15º não consegui estabilizar. Como é que o pessoal consegue ter sempre o co2 a bombar sem problemas destes???? Que parametros basicos tenho que seguir para poder estar descansado???.... ...(se estiver a dizer alguma asneira por favor corrijam)... ...o que me preocupa mais agora é mesmo as barbatanas (apesar de não ser muita coisa), pois ele nada livremente por todo o aquario e não é nada timido, mas de qualquer das formas estou a pensar em comprar mais uns é claro (tenho que aprender mais umas coisinhas).... ...eu tenho um medidor de condutividade electrica que me dá um valor de 0.5mS(milesiemens) e o teste da Sera dá-me 5º de dureza total, será que a conversão de mS para dgh é de 0.1 = 1º ??? (alguem me sabe responder a isto).... ...desculpem estas perguntas de pequenos grandes pormenores que nos põem a cabeça em agua, e obrigadão pelas ajudas rápidas ...
nunomiguel Publicado: Maio 19, 2005 Publicado: Maio 19, 2005 Se o teu KH for baixo tens mais dificuldades em controlar o pH... Estás a fazer injecção com pedra difusora? Sobes e desces a pedra conforme o pH?? A mistura quando está no início tem mais "potência". Nesse caso tens de reduzir à quantidade de bolhas que entra no aquário. Explica melhor como é que tens feito a injecção de CO2. Cumprimentos, Nuno
Maria Joana Publicado: Maio 20, 2005 Autor Publicado: Maio 20, 2005 ...ele apesar de andar bem pelo aquario parece-me ainda ofegante (120 respiradelas por minuto) não sei se será excesso de co2, reparei tb que tem uma guelra mais aberta que outra e as barbatanas continuam meias corroídas, a temperatura está nos 27º (é o máximo que dá, tenho que comprar mais um termostacto)... ...que devo fazer em relação á guelra e ás barbatanas... ...o co2, sinseramente já me está a dar cabo da cabeça, estou a pensar em desligar, mas o problema é que me vai subir o ph, criando mais um choque de ph.... ...o meu sistema é um recipiente de pressão daqueles de borrifar as plantas, depois tenho um regulador para controlar o fluxo, o problema é que não faço mais nada na vida a não ser controlar o ph e aumentar ou diminuir o co2, isto não é bom para os peixes nem para mim, que ando sempre preocupado, por isso estou a pensar em desistir do co2, que dizem ???....
Maria Joana Publicado: Maio 20, 2005 Autor Publicado: Maio 20, 2005 ...ps: tambem ainda não comeu....
nunomiguel Publicado: Maio 20, 2005 Publicado: Maio 20, 2005 ...ele apesar de andar bem pelo aquario parece-me ainda ofegante (120 respiradelas por minuto) não sei se será excesso de co2, reparei também (palavra corrigida) que tem uma guelra mais aberta que outra e as barbatanas continuam meias corroídas, a temperatura está nos 27º (é o máximo que dá, tenho que comprar mais um termostacto)... A temperatura está baixa. Tens de meter isso nos 28/29º A guelra mais fechada e o facto de respirar muito rápido para já não é um problema, a meu ver, muito grave nesta fase. Em princípio não deves ter falta de O2. Se assim fosse ele devia ficar "junto da superfície". ...que devo fazer em relação á guelra e ás barbatanas... As barbatanas devem ir ao sítio (bem como o resto) depois de estabilizares o pH. ...o co2, sinseramente já me está a dar cabo da cabeça, estou a pensar em desligar, mas o problema é que me vai subir o ph, criando mais um choque de ph.......o meu sistema é um recipiente de pressão daqueles de borrifar as plantas, depois tenho um regulador para controlar o fluxo, o problema é que não faço mais nada na vida a não ser controlar o ph e aumentar ou diminuir o co2, isto não é bom para os peixes nem para mim, que ando sempre preocupado, por isso estou a pensar em desistir do co2, que dizem ???.... Quem sofre com essas variações são os peixes. O uso de CO2 é benéfico para as plantas. O ideal era achares o "ponto" e manteres as 2 coisas (peixes e CO2). Tu é que sabes... ps: tambem ainda não comeu.... Pudera... A fase de adaptação não está a ser nada fácil. Está sozinho, com pH's sempre a alterar, etc... é normal que não tenha comido ainda. Esperemos é que não fique muito debilitado e comeces a ter problemas com parasitas... Cumprimentos, Nuno
Maria Joana Publicado: Maio 22, 2005 Autor Publicado: Maio 22, 2005 ...muito obrigado por todas as ajudas, ele parece estar a melhorar, as barbatanas estão melhor e já o vi a penicar umas coisitas do fundo (deveria estar a comer), apesar de mostrar curiosidade pela comida, não a come quando a ponho .... ...o ph está entre 6.9 e 7.0 e tenho medo de aumentar o co2 para descer o ph devido á possivel intoxicação, parece que vou ter mesmo que usar turfa, não??? ...a temperatura está nos 27ºc não consigo aumentar mais, o termostato está no maximo (32ºc) mas só atinge os 27ºc, é um "Tetra" de 300W, parece que vou ter de comprar outro.... ...agora surgiu-me outro problema, é que quando comprei os discos comprei tambem 26 neons e um casal de colisas lalias cobalto, que por estupidez minha, não os fiz passar por um periodo de quarentena, daí apareceram uns 5 neons com as barbatanas meias "queimadas" , a colisa femea com uns fungos brancos, e os limpa vidros que estavam saudaveis apareceu um fungo vermelho. Estou a usar um producto chamado "Melafix" a base de Aloé Vera que dizem tratar todas as doenças (excepto o ictio) sem afectar sistemas de filtragem, etc, etc, espero que não seja muito grave, vamos lá ver como as coisas correm ... ...abraços, e mais uma vez obrigado pelo apoio....
Maria Joana Publicado: Maio 22, 2005 Autor Publicado: Maio 22, 2005 P.S: tenho acido fosforico, acham que deva usar isso para baixar o ph, ou será que isso provocara um excesso de fosfatos que possa ser prejudicial???? ...desculpem tantas perguntas, é que já pesquisei e não encontrei nada sobre este assunto, será que me podem esclarecer???
Esgalha Publicado: Maio 22, 2005 Publicado: Maio 22, 2005 arranaj um recipiente mais pequeno para fazeres co2, e assim ja n produz tanto... outra coisa. tens solo fertil e iluminaçao? se n tens as plantas n consomem mt co2 por isso é natural que sature.
Miguel Pereira Publicado: Maio 22, 2005 Publicado: Maio 22, 2005 Olá, Onde arranjaste o Melafix ? Obrigado
Maria Joana Publicado: Maio 22, 2005 Autor Publicado: Maio 22, 2005 ...o melafix comprei na "Jardiland" na via norte da Maia.... ....o disco adapta-se a um ph de 7 ??? ou será melhor usar turfa para baixar ainda mais???
nunomiguel Publicado: Maio 22, 2005 Publicado: Maio 22, 2005 disco adapta-se a um ph de 7 ??? ou será melhor usar turfa para baixar ainda mais??? Não mexas mais no pH. Se mantiveres esse valor de pH não vais ter problemas. Cumprimentos, Nuno
Maria Joana Publicado: Maio 22, 2005 Autor Publicado: Maio 22, 2005 ....tambem já consegui regular o ph atravez do co2 em 7, mais baixo que isto parece-me que intoxico os peixes, se calhar é melhor usar turfa para baixar o ph, que dizem ???? turfa na filtragem ou acido fosforico???? ...quanto aos valores ideais da dureza em milesiemens ninguem sabe quais são???...
nunomiguel Publicado: Maio 22, 2005 Publicado: Maio 22, 2005 Não mexas mais no pH. Pior que ter um pH/dureza mais ou menos elevada é não ter parâmetros da água sempre "fixos". O ideal é deixar ficar como está. Cumprimentos, Nuno
Maria Joana Publicado: Maio 22, 2005 Autor Publicado: Maio 22, 2005 , ya obrigadinho, vou tentar manter isto assim, pelo menos durante uns tempos ....
Miguel Pereira Publicado: Maio 22, 2005 Publicado: Maio 22, 2005 Não te preocupes com a dureza da agua. Obrigado em relação à informação.
Recommended Posts