fabioferreira Publicado Fevereiro 9, 2015 Publicado Fevereiro 9, 2015 Boas, Alguem me sabe dizer se os troncos de carqueja secos dá para colocar no aquário? Citar
Alvaro Silva Publicado: Fevereiro 10, 2015 Publicado: Fevereiro 10, 2015 Boas,Olha eu acho que sim,eu tenho um de jiesta já vai para ano e meio,e nunca tive qualquer probelema, os troncos desde que não seijam resinosos dão,mas qualquer das maneiras espera por outras resposta,de quem perceba mais do assunto,porque parece que alem das resinosas ha outras que não dão,como a oliveira. Cump: Álvaro Silva 1 Citar
norby Publicado: Fevereiro 10, 2015 Publicado: Fevereiro 10, 2015 Boas Todos os troncos desde que devidamente tratados podem ser utilizados, com a ressalva dos resinosos. Há varios tratamentos. Podem ser utilizados em parte ou na totalidade. Devem ser limpos, descascados e lixados. Podem ser fervidos, assados, e devem passar por um estagio em agua. O tipo de tratamento dado vai reflecir-se na altura da colocaçao no aquario, com a libertaçao de mais ou menos taninos (coloraçao da agua). Nunca ouvi falar nada em relaçao á Oliveira. Tenho alias de alguns meses a esta parte um tronco xxl de Oliveira no meu aquario de 500l. 3 1 Citar
fabioferreira Publicado: Fevereiro 10, 2015 Autor Publicado: Fevereiro 10, 2015 Boas,Olha eu acho que sim,eu tenho um de jiesta já vai para ano e meio,e nunca tive qualquer probelema, os troncos desde que não seijam resinosos dão,mas qualquer das maneiras espera por outras resposta,de quem perceba mais do assunto,porque parece que alem das resinosas ha outras que não dão,como a oliveira. Cump: Álvaro Silva Boas Todos os troncos desde que devidamente tratados podem ser utilizados, com a ressalva dos resinosos. Há varios tratamentos. Podem ser utilizados em parte ou na totalidade. Devem ser limpos, descascados e lixados. Podem ser fervidos, assados, e devem passar por um estagio em agua. O tipo de tratamento dado vai reflecir-se na altura da colocaçao no aquario, com a libertaçao de mais ou menos taninos (coloraçao da agua). Nunca ouvi falar nada em relaçao á Oliveira. Tenho alias de alguns meses a esta parte um tronco xxl de Oliveira no meu aquario de 500l. Eu tenho uma lista da madeira que pode ir para o aquario mas a carqueja nao está incluida. Vou tratar os troncos e ver se resulta ou não. Em breve postarei a montagem do meu aquário de 100l. obrigado pela ajuda. Se alguem quiser os nomes das madeiras posso colocar. Citar
norby Publicado: Fevereiro 10, 2015 Publicado: Fevereiro 10, 2015 Fábio sinceramente nunca ouvi falar nessa arvore. Esse é o nome dela ou é algum regionalismo? Continuo a considerar que se devidamente tratado e nao resinoso é elegivel. Se calhar é importante é que valha a pena pela sua beleza e formas. Boa sorte com isso. 1 1 Citar
Alvaro Silva Publicado: Fevereiro 10, 2015 Publicado: Fevereiro 10, 2015 Boas Norby A carqueja e um arbusto que até fica com um tronco +ou- grosso, e selvagem,nas serras,em zonas em que a agricultura em geral não e feita,e como a giesta,sobre a Oliveira,eu li já não sei onde foi,que o tronco da Oliveira continha oleos,que se o tronco não estivesse bem,mas bem seco,que podia contaminar a água do aquário,agora como nunca tive,não posso opinar,neste momento tenho aqui em casa,um tronco de Carvalho,esta a secar,para um dia colocar no meu aquário. Cump: Álvaro Silva Citar
norby Publicado: Fevereiro 10, 2015 Publicado: Fevereiro 10, 2015 Boas Alvaro, Na realidade nunca ouvi falar de nada do genero, nomeadamente da libertação de oleos... Numa curta pesquisa tambem não constatei qualquer referencia a esse facto. Atrevo-me a dizer que será uma associação, para mim sem qualquer significado, ao facto de do fruto da oliveira se produzir azeite. Dado ao calibre e do tratamento dificil, nomeadamente de demolha dificil, constatei apenas a libertaçao de alguns taninos, que tem um efeito inocuo, para alem do visual, claro. Podes ver as fotos do tronco aqui. Obrigado pelo esclarecimento em relaçao á carqueja, estava a toma-la como uma arvore e nao um arbusto. Cumprimentos 1 1 Citar
fabioferreira Publicado: Fevereiro 11, 2015 Autor Publicado: Fevereiro 11, 2015 Sim carqueja é um arbusto, peço desculpa de não ter mencionado esse pormenor. Aliás é um arbusto que seco tem umas formas espetaculares, encontrei vários na serra da freita, mas lá está pode ser bonito mas prejudicial para o aquario, e isso eu nao quero. Apesar deles estar bem secos nao sei se vou arriscar. Citar
norby Publicado: Fevereiro 11, 2015 Publicado: Fevereiro 11, 2015 Nao tenhas receio. Faz o tratamento e podes usa-los! 1 1 Citar
Alvaro Silva Publicado: Fevereiro 11, 2015 Publicado: Fevereiro 11, 2015 Boas Fabioferreira Tira a casca do tronco,se poderes dá uma cozedura ao tronco, metes dentro de água,ate ir ao fundo,e colocas no aquário,sem medos,além disso,vindo o tronco de onde veio,da serra,ai ha menos polição,tudo numa boa. Cump: Álvaro Silva Citar
Cristina Melo Publicado: Agosto 29, 2015 Publicado: Agosto 29, 2015 Boas, Pessoal gostaria de saber se axam k o meu tronco ja esta pronto pois esta de molho à uma semana dps de fervido e de tar na agua com sal. A agua esta limpa n larga cor nenhuma e afunda desde k o pus de molho... O que axam?? Cumps, Cristina Citar
AndrePeixoto Publicado: Agosto 29, 2015 Publicado: Agosto 29, 2015 Eu fui cortar hoje os meus de carvalho e quero testar também uns de arbusto de jardim Citar
Alvaro Silva Publicado: Agosto 29, 2015 Publicado: Agosto 29, 2015 Boas Cristina Melo Se o tronco já afunda,podes colocar no aquário, mesmo que ele ainda dei um pouco de cor a água, não fiques preocupada,com o tempo,e as mudanças de água (TPAs)isso vai ficar com a água limpa. Cump: Álvaro Silva Citar
Cristina Melo Publicado: Agosto 30, 2015 Publicado: Agosto 30, 2015 Boas Alvaro. O certo é k desde k o pus de molho ele sp afunfou e so deitou cor nos primeiros 2 dias.. Desde ai a agua tem estado sp limpa. Ou seja foi uma semana de tratamento.. Suponho k ja esteja pronto certo? Cumps, Cristina Citar
Alvaro Silva Publicado: Agosto 30, 2015 Publicado: Agosto 30, 2015 Boas Podes colocar já no aquário,sem medos. Cump: Álvaro Silva .png' alt=':biggn:'> Citar
Recommended Posts