Ajuda com plantas - aquário 200 lt

fabiodsp

Recommended Posts

Olá!

Já há oito anos para cá que tenho aquários, tenho evoluído sempre, tanto na qualidade (apesar de não ser grande espingarda) e como na litigarem e fauna...

Há cerca de três ou quatro semanas, decidi montar novamente o aquário, desta vez queria um aquário com um plantado de qualidade, com plantas vigorosas, pelo que investi um pouco mais do que é hábito. Descrevo abaixo o setup do aquário.

Medidas: 120*40*45

Iluminação: 5 fitas de aproximadamente 1 mt de led's (12 Volts, 6500k e 14,4 wats por metro (segundo a pessoa que me vendeu). 10 horas/dia

Filtragem: eheim ecco pro 300 750 lt/h

Termostato: 1 de 200 Watts e 1 de 150 watts

CO2

Substrato:

Substrato fértil, não me lembro a marca nem quantidade, cerca de 6lt de pro sol, e mais uns restos de inerte que tinha da última montagem

rochas vulcânicas

Flora (plantas que comprei aqui no fórum, mais uma ou outa que tinha guardada do último aquário mas não sei o nome):

Bacopa australis

· Bacopa caroliniana

· Cardamine lyrata

· Hydrocotyle leucocephala

· Hydrocotyle tripartita

· Hygrophila pinnatifida

· Hygrophila sp. "Araguaia"

· Lysimachia nummularia

· Micromeria brownei

· Rotala rotundifolia

· Salvinia natans

15 pes de egeria densa

10 limnophila sessiflora - com mais de 50 cm comprido cada

5 Heteranthera zosterifolia

2 tufos de Blyxa japónia

3 pés Hygrofila polysperma

2 fetos de java pequenos/médios

1 anubia nana ideal para agarrar a troncos.

Fauna:

Neste momento estão três bêbados e uma siamensis, para ajudar na ciclagem do aquário

Também tem alguns planorbis e camarões.

Em principio durante a próxima semana chegam mais três bêbados, três cores albinas, 6 escalares e 5 ancistrus ainda com 1 cm.

Com a introdução do CO2 e dos led's julguei que as plantas fossem ganhar nova vida, e pareceu-me que sim durante uns dois ou três dias...

Depois começaram a aparecer algumas algas, nos vidros e uns fiozitos em algumas plantas, mas nada de extraordinário, assim como algumas folhas de plantas começaram a acastanhar e um ou outro caule ficou completamente negro na base...o desenvolvimento para quase um mês de aquário não é o que estava a espera, por parte de algumas plantas....

Nesta altura equaciono se deve colocar fertilizante líquido, mas como o susbstrato fértil tem tão pouco tempo, não era suposto o aquário ter todos os nutrientes?

Devo acrescentar que oa injecção de co2 só é realizada com a luz acesa, obviamente.

Onte mnuma loja de animais aconselharam-me a aguardar e não acrescentar fertilizante liquido, pelo pouco tempo que tem o aquário e acrescentaram que posso ter muitos fosfatos na água...

Falta também acrescentar que os nitratos estão ligeiramente as cima de 10mg/l e o ph ronda os 7,5

Seguem algumas fotos:

Fico desde já agradecido a quem dedique parte do sue tempo em me ajudar!

Abraços :)

Editado por fabiodsp
Partilhar nas redes sociais

Boas Fabio

Sobre a tua pergunta não te sei responder,mas vou dar-te uma opinião,

e fazer-te uma pergunta,essa pedra lascada que se vê ha frente não

será calcaria ? a opinião era,se colocasses um fundo preto realsálva

muito mais as plantas,sobre o aquário gostei muito,esta bonito,boa

sorte.

Cump: Álvaro Silva

Boas,

Esse drop-checker está azul? Quer-me parecer que estás a mandar CO2 para o espaço... Se as bolhinhas chegarem à superfície não fazem efeito nenhum. :sorry: O difusor tem de ser colocado numa posição onde a água tenha corrente descendente para não deixar subir as bolhinhas. E o drop-checher supostamente fica verde claro se tiveres níveis ideais de CO2 na água.

Eu não confio em iluminação led "caseira". Ou investes numa calha led decente (e lá se vai o orçamento) ou então para manter um plantado acho que devias pensar em T5 (sem exagero de watts pelo menos no início).

Depois de teres CO2 e luz a níveis decentes vais ver que precisas de fertilização líquida!!! :naughty:

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Alvaro, a pedra não é calcaria, fiz o teste em tudo o que meti no aquario! :)

Optei por colocar apenas metade do aquario preto, e reduzi um pouco os custos pq reaproveitei material que ja tinha!

Microchip, sim reparei que estava azul eja sabia que iam falar disso:) foi pq tirei a foto logo pela manha, à hora de almoço ja estava bem verdinho :)

Ha algumas bolhas que chegam a cima outras vao ter ao outro ldo do aquario...suponho que seja o normal....usei uns led's vendidos por um membro do forum, que referiu que tinha msugo no aquario e que no dele servia...os led's sao de 14 watts o metro e dao bastante luz, julgo ser suficiente ja que tenho 5 fitas de quase um metro...nao sei se será disso...e quanto ao fertilizante e o sobstrato?

abraço

Bem... assim não sei o que te diga.

O meu drop-checker (que é o da JBL) nunca fica azul... a menos que seja tirado fora de água. E pela foto 10, dá a impressão que estás a desprediçar muito CO2... mas pode ser só impressão.

Quanto aos led's... as fitas perdem intensidade com a utilização (principalmente se o transformador utilizado não for muito bom). E além disso, não é só a quantidade da luz que é importante (que para os led's é irrelevante os watts já que não há standard definido), mas também a qualidade da luz. E já agora... de quanto tempo é o fotoperiodo?

O substrato fértil é importante para as plantas de caule... a fertilização líquida para todas. No entanto, se tens mais de 10ppm de nitratos na coluna de água é porque as plantas não o estão a usar todo... ou tens carência de outro nutriente (fosfatos ou potássio por exemplo) ou o problema não é fertilização (ou o valor do teste está errado!).

Podes também equacionar outros factores, como a circulação da água não estar a levar os nutrientes e o CO2 a todo o lado. É difícil de dizer, nem sequer mencionas o sistema de filtragem.

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Antes de mais obrigado pela reflexão micro-chip!

Relativamente ao sistema CO2, instalei-o há uma semana, só que dois dias depois a válvula solenóide queimou, e estes dias tenho estado a ligar e desligar manualmente...sendo que há coisas que não estão ainda muito bem afinadas por exemplo, já apanhei uma ou duas vezes a mangueira do CO2 solta e tive que arranjar uma solução para ela não soltar, tudo coisa que não têm contribuído para que o CO2 não esteja a 100 por cento, mas julgo que está pelo menos a 70-80 por cento do seu potencial...poderá ser um pequeno contributo, mas não creio que seja a resposta para toda a equação...Algo que referis-te que acho que não está a acontecer é uma distribuição uniforme pelo aquário devido á direção da saída de agua do filtro (que está no lado direito do aquário saindo água de trás para a frente, o co2 está do lado direito e a ideia era a agua ir contra o co2 levando-o na corrente....depois a agua entrada no filtro no canto traseiro esquerdo do aquário, não sei se consigo fazer melhor...estive a observar e plantas do outro lado do aquário têm bolhinhas de co2 nelas, mas de facto a parte traseira do aquário não tenho a certeza).

Em relação aos led's, tento que a relação seja lumens/litro, pelo que pesquisei os meus deverão andar por volta dos 700 lumens, o que daria cerca de 14,5 por lt, o que pelo que pesquisei é baixo, no entanto, quando liguei os led's, pareceu-me luz a mais, passado uma semana parece-me que a luz está mais fraca, não sei se é impressão minha....julgo que isto deveu-se aos led's na serem impermeáveis, e apesar de ter colocado um vidro entre estes e a água, os vapores sempre chegam até ao led...no entanto estou a considerar introduzir uma fluorescente flora a pensar nas plantas....outra hipotese seria adicionais mais calhas led's desta vez impermeáveis.

Os nutrientes é uma dúvida que tenho, e que é extremamente caro tirá-la através dos testes que existem pra isso, mas que considero estar a contribuir, já que há plantas pelas quais a água circula e estão a ficar transparentes e outras acastanhadas...

Voltando um pouco atrás, a ideia que fiquei do aquário é que houve um bom quando luz os led's começaram logo a crescer rebentos e plantas mais verdes que ao fim de 3-4 dias, abrandou e algumas folhas (60-70 por cento) começam a ficar transparentes e outras castanhas...tb not que há um desenvolvimento muito vertical, o que pode ser associado a pouca luz, certo?

Fertilização líquida, vale a pena insistir? No entanto, apesar de ter pesquisado, estou muito perdido nesta área, não sei como fertilizar...

Pelo que tneho relfectido e pela ajuda que me têm dado, aponto para problemas na iluminação, fertilização e necessidades de melhoria na circulação da água...

Editado por fabiodsp

• 1 mês depois...

Olá Fábio,

Eu sou novo nisto, já que começei há uns 3 meses.

Partindo do princípio que a plantação foi feita adequadamente, acho que os factores principais a verificar no teu caso são:

a) Relação CO2 e luz (de preferência com combinação 6500k e 8000k) . Acho que há quem coloque também algo perto dos 5200k. Indice de reprodução de cor omais elevado possível, algo entre os 87 e os 95 CRI. Mais elevado que isto vai ser difícil encontrar por um valor acessível.

b) Equilíbrio entre Nitratos (azoto), fosfatos e potássio.

Eu no meu caso tinha falta de fosfatos.

Cumprimentos,

José

PS Eu não. As plantas. :-D

• 2 semanas depois...

Boas,

não sei se já vou tarde ou não, mas aqui fica a minha opinião.

A luz é muito pouca pras plantas q tens. se eu fosse a ti, metia pelo menos mais 5 fitas de led de preferencia smd 5730 ou 5630 ( no minimo ).

e penso q 10h seja muito tempo. mete mais luz por menos horas, 7/8...

e como ja vamos em abril, fertiliza com micros e macros diariamente ( se tiveres possibilidade ), tipo 1 dia, micros, outro macros, vais alternando. e no dia q fazes o tpa, nada, ou so macros. Se nao tiveres disponibilidade, pelo menos 2 vezes por semana.

já agora, podias fazer o update da situação...

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!