Recommended Posts

Publicado

Boas =) hoje dei conta que a minha femea isolou-se num canto plantado do aquario e fez uma 'covinha' onde se vai agachando e sacudindo enquanto o macho fica de vigia.. o problema de tudo isto é que tenho 4 botias palhaço no aquario =/ o que me aconselham fazer? retirar os botias ou deixar que os pais protejam os pequenos? Alem destes tenho tambem 3 corys, 5 discus, 3 platys, 5 neons e 2 khullis. Se eles nascerem devo apanha-los ?

Publicado: (editado)

Boas,

É a primeira vez que vão fazer postura?

Se for esse o caso, não tenhas muita esperança em ter alevins. Os ramirezis são conhecidos por comerem os ovos nas primeiras posturas. No meu caso só à terceira é que vi alevins a nadar. De qualquer modo, penso que eles defenderão a desova se os bótia nao forem muito grandes. Mas quando começarem a nada livremente serão presa fácil para o resto dos peixes.

Se queres bom aproveitamento diria que o melhor é separar os pais para outro aquário antes da desova, mas aguarda que alguém mais experiente dê a sua opinião.

Cumprimentos

Editado por Joaoavo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Publicado:

Boas,

Isso não me parece comportamento típico de postura... O mais habitual é escolherem um sitio (uma planta com folhas largas, uma rocha, o tubo do filtro, o próprio vidro) e começarem às bicadas para limpá-lo para depois fazer lá a postura.

Quanto a ter ramirezis num aquário com essa população toda... é melhor esquecer os alevins. Os pais vão stressar e mesmo que consigam defender a postura até eclodir, quando começarem a nadar, não têm hipótese. Se tiveres hipótese de colocar o casal num aquário separado, seria o ideal. Também podes tirar-lhe os ovos a seguir à postura e tentar eclodir sem os pais... mas não tem a mesma graça.

Os ramirezis comem os ovos quando stressam... ter uma luz de presença apontada para os ovos durante a noite, ajuda. Também é normal meterem-nos na boca para os mudar de sitio ou apanhar se por algum motivo cairem do sitio. Normalmente defendem-os bastante agressivamente e conseguem afastar peixes maiores, mas se houver muita confusão acabam por não resistir ao stress.

Já agora... qual é o tamanho desse aquário para ter 5 discus e mais o resto desses peixes todos?

Boa sorte,

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas... A primeira postura resultou em nada Lol no dia seguinte o sitio estava limpo e sem qualquer evidência de ninho feito.. Hoje voltaram a fazer postura, exatamente no mesmo sitio. Quanto ao tamanho do aquário, tem 270l, 90 x 60 x 50. Perfeitamente ciclado e com os parâmetros controlados, exceto a amonia k não tenho o teste mas faço tpas 2vezes por semana por recomendação da criadora que me vendeu os discus. Vou agora adicionar um tópico nos discus, se puderem ajudar agradeço.

Publicado:

Boas,

Muito fixe essa postura. Espero que tenhas mais sorte desta vez. Eles vão ganhando experiência com o tempo e a taxa de sucesso aumenta.

Se a primeira postura também foi nesse sítio, vou recomendar-te que coloques uma pedra lisa (como um xisto) ali perto quando as coisas acalmarem. Por norma os ramirezis preferem depositar os ovos em superfícies planas (folhas, pedras, troncos) e não no substrato.

• Votar + 1
  • Votar - 1
  • 2 semanas depois...