Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa tarde e desde já o meu obrigado por estarem a perder tempo a ler o que escrevo e parabéns por este magnífico site.

Iniciei-me no mundo dos Aquários com um TetraAquart 30 litros que adquiri no OLX já há uns meses (tenho um Aquapor de 1m novo e embalado desde 2007, mas que nunca montei, daí ter feito negócio no OLX...estava a ver que ao invés de 1 passava a ter 2 parados :) ).

Lavei tudo, decorei, coloquei o termostato e o filtro (Pick Up Eheim) e depois pus a água, e liguei tudo. Coloquei as gotas de biostart necessárias para o Aqua em questão, bem como as gotas do acondicionador. Isto no dia 18 de Janeiro.

Tinha apenas uns testes da Sera de PH, e os valores estiveram sempre nos 7,5.

Deixei a funcionar sem peixes durante e comprei um limpa-vidros e comida para peixes no dia 24.

Este fim de semana, e antes de por mais peixes, comprei dois Kits de testes da JBL: N02 e NH4, e é por causa do resultado que obtive que aqui estou.

O PH manteve-se estável nos 7,5, o NH4 deu 0,1 (parece-me que está correto), contudo o No2 deu-me o valor de 0,2 que segundo o testo representa ser um risco algo elevado.

Fiz uma TPA (a 1ª) com +-50%, limpei o filtro (a esponja com agua do aqua), pus o Biostart na quantidade indicada (a marca não é das mais conhecidas) , bem como o acondicionador da Sera.

Tudo isto foi feito ontem por volta das 13h, sendo que hoje antes de sair de casa, pelas 8h, voltei a fazer os testes, e o PH baixou ligeiramente (entre 7/7,5), mas o valor do No2 manteve-se nos 0,2.

O peixe realmente andava meio parado, mas sendo um limpa vidros, julgava normal, ontem após a mudança parecia mais enérgico, ou então, estava agitado.

Peço desculpa se fui extenso, mas o tentei reproduzir tudo o que acho que possa ser importante para que façam uma correta avaliação e me possam ajudar. Tudo o que fiz até agora resulta de pesquisas, agora precisava de garantir ajuda na 1ª pessoa apresentado a minha situação em concreto.

Obrigado desde já.

l5IxOS.jpg

Material

Aquário Tetra Aquaart Discover Line 28x38,5x44 - 30L
Filtro Eheim PickUp
Termostato Tetra 50 W - 26º
Iluminação (origem) +-6/9 dia

Hardscape

Substrato não fértil - Ada amazonia 30 kg
1 Tronco

1 Anfora

1 planta articial

Parâmetros

Amónia (NH4) - 0,1
Nitratos (NO3) - NA
Nitritos (NO2) - 2
Fosfatos NA
pH - 7,0/7,5
Kh - NA

Peixes

1 limpa vidros

Editado por pedrom2
Publicado: (editado)

Boa tarde Carlos e obrigado. Em respost à questão, tirei a água com bomba para um balde e repus com agua da torneira com recurso a um recipiente de plástico que havia lavado com a agua que tinha tirado.

Editado por pedrom2
Publicado:

Entao antes que mais um conselho meu (e como faco e nunca tive problemas) utiliza o condicionador antes de verteres a agua para o aquario e so depois coloca o biostart no final da tpa para a litragem total so aquario. Ao fim de algum tempo espero que os valores comecem a estabilizar. O ciclo ainda nao deve estar completo pois o aquario tem pouco mais de duas semanas de montagem

Carlos Virginia

Publicado:

Olá Pedro,

Entre o dia em que colocaste as bactérias (18 de Janeiro) e o peixe (este fim de semana), foram quase duas semanas.

Do que é que as tuas bactérias se alimentaram durante esse tempo.

Não sei quanto tempo duram essas bactérias sem alimento.

Disseram-me que podem ser alimentadas com um açúcar, por exemplo.

Mas visto já teres peixes, talvez devesses adicionar mais bactérias. Em todo o caso aguarda por mais resposta.

Eu testei o meu aquário cerca de 10 dias após a introdução das bactérias e tinha os nitritos a zero.

Comprei logo uns peixes para dar continuação ao ecossistema.

Por enquanto parece tudo bem, tirando o PH que continua alto. A água aqui de Lisboa deve de ter um tampão bem teimoso!

Publicado:

Boas,

É normal teres uns picos de NH3/NH4, NO2 e por sua vez NO3. tem a ver com o ciclo, as bactérias que se estão a desenvolver no teu filtro vão decompor o amónio em nitritos e posteriormente em nitratos. Os nitratos começam a acumular e por isso fazemos tpa´s para baixar o nível dos nitratos.

Se tens o ADA amazonia é normal teres níveis elevados de amónio nos primeiros dois meses. Tens que ser ter calma e deixar o teu filtro construir uma boa colónia de bacterias para conseguires completar o ciclo do azoto antes de pores mais peixes no teu aquário.

Tlv fosse bom mudares 20% de agua todos os dias para o teu limpa vidros não sofrer consequências com os níveis altos de amónio e nitritos. Os nitratos só são mortais em grande quantidade e depende também do peixe.

Só um reparo se essa foto que postas-te é do teu aquário não tens o substrato ada amazonia.

Abraço.

Publicado:

Obrigado desde já pelas vossas respostas e ajuda. Referi que era Ada Amazonia, mas temo que seja um erro. O que comprei era próprio para aquário, sendo que optei pela cor branca e que só depois de muito bem lavada coloquei (talvez em demasia, já que foi todo o saco de 5 kg), e como não era intenção de plantar, não coloquei substrato.

Vou fazer uma TPA de 20%, sendo que vou fazer já conforme aqui me sugeriram.

Mais uma vez obrigado pela V/ajuda e lamento ter colocado dois posts iguais com 1m de diferença, foi um lapso.

Após fazer mais testes, cá virei partilhar.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!