pedrom2 Publicado Fevereiro 2, 2015 Publicado Fevereiro 2, 2015 Boa tarde e desde já o meu obrigado por estarem a perder tempo a ler o que escrevo e parabéns por este magnífico site. Iniciei-me no mundo dos Aquários com um TetraAquart 30 litros que adquiri no OLX já há uns meses (tenho um Aquapor de 1m novo e embalado desde 2007, mas que nunca montei, daí ter feito negócio no OLX...estava a ver que ao invés de 1 passava a ter 2 parados ). Lavei tudo, decorei, coloquei o termostato e o filtro (Pick Up Eheim) e depois pus a água, e liguei tudo. Coloquei as gotas de biostart necessárias para o Aqua em questão, bem como as gotas do acondicionador. Isto no dia 18 de Janeiro. Tinha apenas uns testes da Sera de PH, e os valores estiveram sempre nos 7,5. Deixei a funcionar sem peixes durante +- 10/15 dias, e comprei um limpa-vidros e comida para peixes no dia 24. Este fim de semana, e antes de por mais peixes, comprei dois Kits de testes da JBL: N02 e NH4, e é por causa do resultado que obtive que aqui estou. O PH manteve-se estável nos 7,5, o NH4 deu 0,1 (parece-me que está correto), contudo o No2 deu-me o valor de 0,2 que segundo o testo representa ser um risco algo elevado. Fiz uma TPA (a 1ª) com +-50%, limpei o filtro (a esponja com agua do aqua), pus o Biostart na quantidade indicada (a marca não é das mais conhecidas) , bem como o acondicionador da Sera. Tudo isto foi feito ontem por volta das 13h, sendo que hoje antes de sair de casa, pelas 8h, voltei a fazer os testes, e o PH baixou ligeiramente (entre 7/7,5), mas o valor do No2 manteve-se nos 0,2. O peixe realmente andava meio parado, mas sendo um limpa vidros, julgava normal, ontem após a mudança parecia mais enérgico, ou então, estava agitado. Peço desculpa se fui extenso, mas o tentei reproduzir tudo o que acho que possa ser importante para que façam uma correta avaliação e me possam ajudar. Tudo o que fiz até agora resulta de pesquisas, agora precisava de garantir ajuda na 1ª pessoa apresentado a minha situação em concreto. Obrigado desde já. MaterialAquário Tetra Aquaart Discover Line 28x38,5x44 - 30LFiltro Eheim PickUpTermostato Tetra 50 W - 26ºIluminação (origem) +-6/9 diaHardscapeSubstrato não fértil - Ada amazonia 30 kg1 Tronco 1 Anfora 1 planta articialParâmetrosAmónia (NH4) - 0,1Nitratos (NO3) - NANitritos (NO2) - 2 Fosfatos NApH - 7,0/7,5Kh - NAPeixes1 limpa vidros Citar
S.S. Publicado: Fevereiro 3, 2015 Publicado: Fevereiro 3, 2015 (editado) Pesquisa sobre o ciclo do azoto. 30 dias a trabalhar e só dever ter no3 que são nitratos a controlar com as tpas que sao mudas de agua regulares de 20 a 50% dependendo das necessidades. Quando passarem os 30 dias sem teres ja no2 mete mais peixes mas pesquisa pois o aquário é pequeno e poucos e pequenos devem esgotar facilmente a capacidade desse filtro. Durante a ciclagem nem deves fazer tpas pois atrasa, mas com o no2 a subir e o peixe ja no aqua fizeste bem. Não era preciso era lavar o filtro. Isso só lavas quando perder caudal ou vires sugidade orgânica grande o que dependendo da fauna e alimentação pode ser semanal ou apenas de x em x meses. Tapaquê?! Editado Fevereiro 3, 2015 por S.S. Citar OTS - "OscarLand" 400lts
pedrom2 Publicado: Fevereiro 3, 2015 Autor Publicado: Fevereiro 3, 2015 Vou fazer conforme sugerido, embora no outro tópico tenha sido sugerido 20% TPA diária. Relativamente à lavagem do filtro, sem ter sido esse o objetivo primeiro, a mesma acabou por permitir ter maior caudal (o filtro era usado, e a limpeza que dei foi abrindo e tirando uma peça de borracha que permitiu limpar uma zona que não havia feito antes da instalação). Muito obrigado pelos esclarecimentos, e peço desculpa por ter criado dois tópicos (foi um lapso), pois esta minha questão já estava a ser respondida noutro tópico que é o principal. Cumprimentos. Citar
Recommended Posts