Recommended Posts

Publicado

Boa noite.

Tenho heterandria formosa e gosto bastante deste peixe, mais alguém aqui tem e gosta destes peixinhos.

Alguém que tenha tido e que queira contar a experiência (alimentação, criação)

Nas lojas pouco sabem e na net basicamente é sempre o mesmo que falam.

Aguardo respostas dos adeptos deste peixe que considero muito belo e pacifico.

Publicado:

Boas, eu nunca tive essa espécie, mas com uma pesquisa rápida encontrei isso:

Temperatura ideal : 15ºC - 25ºC

pH ideal : 6 – 8

dH ideal : 7º - 23º

Salinidade máxima : 1,027 ( 36,3 ppm )

Fonte: http://www.viviparos.com/Fichas/H%20formosa.htm

ai tem muito por onde puxar.

Espero que tenha sucesso, também parece uma espécie de cuidado fácil.

Rafael C. P. :animal_fish:

Publicado:

Boa noite RcpDaki agradeço a tua ajuda e já tinha visto essa pagina e mais algumas também pesquisei na net ,

Mas basicamente as fichas de heterandria fomosa dizem sempre o mesmo.

Acho que não me soube explicar bem

O que eu queria saber era o que os usuários que têm os formosa lhes dão de gulodices(comidas que mais gostam coisas do género) companheiros de aquário que podem ter/ e não por experiência própria coisas do género.

É que já cheguei a conclusão que nem tudo que vejo na internet é totalmente verdade e fiável.

Dai gostaria a opinião/dicas/experiências de pessoas que já os tenham tido.

Actualmente tão juntos com tanichthys albonubes e sakuras sem problemas.

Publicado:

Boas,

Há coisa de 2 semanas que tenho um cardume de H. formosa e eles são extremamente pacificos. Tenho-os sozinhos com uma fêmea de Neoheterandria elegans pois quero ampliar ainda mais a colónia deles.

Para comer dou-lhes microvermes, náuplios de artémia e artémia e larva vermelha congeladas, mas pelo que vejo só os adultos mesmo é que comem as artémias mais pequenas e as larvas, que os jovens e alevins só tocam nos nauplios e microvermes. Não uso termostato, tendo-os apenas a temperatura ambiente. O filtro é um molho de Najas guadalupensis, mas tou a pensar em tornar o aquário mais parecido com a casa deles com Hemianthus micranthemoides.

Já agora, os teus camarões conseguem-se reproduzir com os peixes que tens?

Publicado:

Bom dia Bangai obrigado por partilhar a sua experiência.

Bem pelo menos tenho tido sempre camarões novos (se calhar podia ter mais não sei) mas o aquário também é grande deve ter para ai 12ol tem bastantes plantas e musgos derivado ao tamanho e a quantidade de peixes.

5 tanichthys albonubes e os formosa não haver problemas(já teve problemas com estes peixes que referi e gambas?)

Por acaso também queria aumentar a população dos formosa mas já corri as lojas todas e não encontro em lado nenhum.

Os neotherandria elegans também já tive são muito parecidos em hábitos formosa mas como disse ambos são dificeis de encontrar em lojas

Publicado:

Boas miguel 4x4,

Ora essa, com espécies raras como esta convém que haja a maior partilha de experiências possível.

Pergunto isto quanto aos camarões pois ouvi tanto relatos de que estes predavam as crias como o oposto, pelo que aproveitei para perguntar.

Quanto ao aumentar não o posso ajudar pois estou ainda a estabilizar a minha colónia, mas se quiser trocamos uns 4 exemplares para aumentar a variabilidade genética das nossas populações, o que é sempre benéfico :)

Ainda tem N. elegans ou pelo menos um macho que me possa emprestar só para fecundar a fêmea que tenho? É que esta foi uma sobrevivente que cresceu isolada de outros exemplares da sua espécie pelo que sei que a probabilidade de ter sido fertilizada é nula e gostava de gerar uma população a partir desta fêmea.

Sim, realmente são muito semelhantes em comportamentos e requerimentos, pelo que não tenho tido dificuldade em mantê-la.

Abraço

Publicado:

Boas Bangai

Eu elegans como disse já tive( agora já não tenho) ando a ver se encontro onde comprar um trio mas está dificil a experiência que tive com os elegans é que criam mais que os formosa na altura dava as crias e mantinha só um trio de cada até que tive um azar e la foram os elegans a vida.

Os formosa adorava ter quantidade para trocar, tenho um casal já a algum tempo e não encontro a fêmea não sei se esta escondida ou se aconteceu mais grave espero que não.

eu já ficava contente em arranjar simplesmente uma fêmea formosa juvenil para o meu macho ele está velhote mas acho que era suficiente para começar a ter crias outra vez.(desta vez não as dava porque agora preciso e ninguem tem)

Predação entre os camarões e os alevins .acho que não quando os casais eram novos tinha crias quase todas as semanas e era raro desaparecerem.

não sei se tem plantas flutuantes mas se sim os alevins gostam de se meter la no meio escondidos

E ao contrario também dúvido se não não via os pequeninos a vontade nos campos abertos do aquario.

• 3 semanas depois...
  • 6 meses depois...
Publicado:

já a algum tempo que não actualizo este tópico mas cá vai

actualmente tenho a colónia de heterandrias com mais de 50 peixes isto promete.

Se houver alguem que tenha heterandrias e que queira trocar uns peixes para adicionar sangue novo que fale comigo.

peixes%201%20002_zps4xna3mcu.jpg

• Votar + 1