miguel 4x4 Publicado Janeiro 31, 2015 Publicado Janeiro 31, 2015 Boa noite. Tenho heterandria formosa e gosto bastante deste peixe, mais alguém aqui tem e gosta destes peixinhos. Alguém que tenha tido e que queira contar a experiência (alimentação, criação) Nas lojas pouco sabem e na net basicamente é sempre o mesmo que falam. Aguardo respostas dos adeptos deste peixe que considero muito belo e pacifico.
RcpDaki Publicado: Janeiro 31, 2015 Publicado: Janeiro 31, 2015 Boas, eu nunca tive essa espécie, mas com uma pesquisa rápida encontrei isso: Temperatura ideal : 15ºC - 25ºC pH ideal : 6 – 8 dH ideal : 7º - 23º Salinidade máxima : 1,027 ( 36,3 ppm ) Fonte: http://www.viviparos.com/Fichas/H%20formosa.htm ai tem muito por onde puxar. Espero que tenha sucesso, também parece uma espécie de cuidado fácil. Rafael C. P.
miguel 4x4 Publicado: Janeiro 31, 2015 Autor Publicado: Janeiro 31, 2015 Boa noite RcpDaki agradeço a tua ajuda e já tinha visto essa pagina e mais algumas também pesquisei na net , Mas basicamente as fichas de heterandria fomosa dizem sempre o mesmo. Acho que não me soube explicar bem O que eu queria saber era o que os usuários que têm os formosa lhes dão de gulodices(comidas que mais gostam coisas do género) companheiros de aquário que podem ter/ e não por experiência própria coisas do género. É que já cheguei a conclusão que nem tudo que vejo na internet é totalmente verdade e fiável. Dai gostaria a opinião/dicas/experiências de pessoas que já os tenham tido. Actualmente tão juntos com tanichthys albonubes e sakuras sem problemas.
Bangai Publicado: Fevereiro 1, 2015 Publicado: Fevereiro 1, 2015 Boas, Há coisa de 2 semanas que tenho um cardume de H. formosa e eles são extremamente pacificos. Tenho-os sozinhos com uma fêmea de Neoheterandria elegans pois quero ampliar ainda mais a colónia deles. Para comer dou-lhes microvermes, náuplios de artémia e artémia e larva vermelha congeladas, mas pelo que vejo só os adultos mesmo é que comem as artémias mais pequenas e as larvas, que os jovens e alevins só tocam nos nauplios e microvermes. Não uso termostato, tendo-os apenas a temperatura ambiente. O filtro é um molho de Najas guadalupensis, mas tou a pensar em tornar o aquário mais parecido com a casa deles com Hemianthus micranthemoides. Já agora, os teus camarões conseguem-se reproduzir com os peixes que tens?
miguel 4x4 Publicado: Fevereiro 1, 2015 Autor Publicado: Fevereiro 1, 2015 Bom dia Bangai obrigado por partilhar a sua experiência. Bem pelo menos tenho tido sempre camarões novos (se calhar podia ter mais não sei) mas o aquário também é grande deve ter para ai 12ol tem bastantes plantas e musgos derivado ao tamanho e a quantidade de peixes. 5 tanichthys albonubes e os formosa não haver problemas(já teve problemas com estes peixes que referi e gambas?) Por acaso também queria aumentar a população dos formosa mas já corri as lojas todas e não encontro em lado nenhum. Os neotherandria elegans também já tive são muito parecidos em hábitos formosa mas como disse ambos são dificeis de encontrar em lojas
Bangai Publicado: Fevereiro 2, 2015 Publicado: Fevereiro 2, 2015 Boas miguel 4x4, Ora essa, com espécies raras como esta convém que haja a maior partilha de experiências possível. Pergunto isto quanto aos camarões pois ouvi tanto relatos de que estes predavam as crias como o oposto, pelo que aproveitei para perguntar. Quanto ao aumentar não o posso ajudar pois estou ainda a estabilizar a minha colónia, mas se quiser trocamos uns 4 exemplares para aumentar a variabilidade genética das nossas populações, o que é sempre benéfico Ainda tem N. elegans ou pelo menos um macho que me possa emprestar só para fecundar a fêmea que tenho? É que esta foi uma sobrevivente que cresceu isolada de outros exemplares da sua espécie pelo que sei que a probabilidade de ter sido fertilizada é nula e gostava de gerar uma população a partir desta fêmea. Sim, realmente são muito semelhantes em comportamentos e requerimentos, pelo que não tenho tido dificuldade em mantê-la. Abraço
miguel 4x4 Publicado: Fevereiro 2, 2015 Autor Publicado: Fevereiro 2, 2015 Boas Bangai Eu elegans como disse já tive( agora já não tenho) ando a ver se encontro onde comprar um trio mas está dificil a experiência que tive com os elegans é que criam mais que os formosa na altura dava as crias e mantinha só um trio de cada até que tive um azar e la foram os elegans a vida. Os formosa adorava ter quantidade para trocar, tenho um casal já a algum tempo e não encontro a fêmea não sei se esta escondida ou se aconteceu mais grave espero que não. eu já ficava contente em arranjar simplesmente uma fêmea formosa juvenil para o meu macho ele está velhote mas acho que era suficiente para começar a ter crias outra vez.(desta vez não as dava porque agora preciso e ninguem tem) Predação entre os camarões e os alevins .acho que não quando os casais eram novos tinha crias quase todas as semanas e era raro desaparecerem. não sei se tem plantas flutuantes mas se sim os alevins gostam de se meter la no meio escondidos E ao contrario também dúvido se não não via os pequeninos a vontade nos campos abertos do aquario.
miguel 4x4 Publicado: Fevereiro 24, 2015 Autor Publicado: Fevereiro 24, 2015 Bem afinal já consegui aumentar o n de formosas em 4 casais eles andam escondidos mas andam ai eheheh.
miguel 4x4 Publicado: Setembro 12, 2015 Autor Publicado: Setembro 12, 2015 já a algum tempo que não actualizo este tópico mas cá vai actualmente tenho a colónia de heterandrias com mais de 50 peixes isto promete. Se houver alguem que tenha heterandrias e que queira trocar uns peixes para adicionar sangue novo que fale comigo. 1
Recommended Posts