Recommended Posts

Publicado:

Boas!

Isso é algas filamentosas! Tens que comprar uns hermitas para comerem isso, tens os Clibanarius. Existem também produtos para matar algas, mas isso mataria também os teus corais!

Publicado:

Boas...

Tems que fazer test para Nitratos e Fosatos, tems que ter bastante de um ou outro, tems que eliminar especial os fosfatos que hermites nao vao comer isso tudo.

Usas agua osmose?

Victor

Publicado:

1 - Eliminar as algas existentes escovando as rochas com uma escova de dentes por exemplo

2 - Assegurar que não voltam a aparecer:

- equipa de limpeza, eremitas, camarões (da nossa costa por exemplo), caracois (caramujos) e se possivel um peixe herbivoro

3 - eliminar fosfatos/nitratos:

- alimentar apenas os peixes, muito pouco

- adoptar matérias filtrantes de fosfato e nitratos

- fazer trocas frequentes de água ( máximo de 20% do total da água do aquario), pelo menos semanais e ir medindo os parametros até baixarem para niveis aceitáveis

Publicado:

Com 3 meses apenas eu diria que essa é uma das muitas "fases de algas" ;)

A julgar pelo que se passou com o meu caso, ainda te faltam mais duas ou três "fases".

Se eliminares as algas escovando a rocha ou usando herbívoros passas mais rapidamente ao nível seguinte (isto é como um vídeo-jogo em que tens sempre de concluir alguns níveis até chegar ao ecran final).

Eu com, 7 meses de aquário, vou para aí na 7.a alga. Vai sempre haver uma a dominar mas será cada vez em menor quantidade, espero eu.

A tua alga tive-a mais ou menos com essa "idade de aquário".

Agora estou com um ainda muito ligeiro mas suficientemente preocupante ataque de cyanobactéria (red slime) que não estava no programa :arrow:

Normalmente este "nível" vem logo no primeiro ou segundo mês logo a seguir às diatomacias :arrow:

O que é engraçado é que quando se passa de "nível" a alga anterior parece que derrete em poucos dias. A competição entre espécies de algas é tão dura que a derrotada normalmente não tem hipóteses de coexistir com a nova vencedora.

Exemplo: Introduzi umas mudas de Xenia que vieram dum aquário numa fase de algas que o meu tanque já tinha passado e todas as algas que vinham no respectivo calhau (que estavam bem saudáveis e em expansão no aqua original) nem uma semana duraram!

Publicado:

Boas,

Eu também tenho. Apareceu de repente.

O melhor é controlares os fosfatos, para ficar perto do zero.

Entretanto estou a tirar á mão, a escova de dentes não tira estas algas,

normalmente estão bem agarradas á rocha.

A escova é boa para escovar os corais.

Tenta não utilizar produtos quimicos, dás cabo do equilibrio do aquario.

Fica bem

Carlos

Fiquem Bem

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas

Comprei na didos farma estes bichinhos que te podem dar uma ajuda

Clibanarius - 6,08€

são hermitas, mas a especialidade deles é algas.

didosfarm@sapo.pt

Carlos

Fica bem

Carlos

Fiquem Bem

Publicado:

Boas a todos...

Eu tenho o meu novo aquário montado à cerca de 10 meses e desde o primeiro mês até à data nunca tive problemas de cianobactérias , diatomáceas , filamentosas , etc,etc.

E para ajudar à missa lolll , eu uso àgua da torneira para reposição de àgua evaporada e mudanças de àgua que neste caso só fiz ao fim de 9 meses e por descarga de consciência :cry:

É claro que não estou a dizer que é a melhor maneira de se fazer as coisas mas no meu caso é sem problemas ...

Só para comprovar :

Pic_2570_11.jpg

Prometo-vos mais tarde tirar umas macros com melhor definição de imagem , por agora foi só de telemóvel .

Abraço a todos ...

Publicado:

Bem... Pedro Alves, tens de contar como é que consegues !!!! :) Tens algum equipamento mágico ?

Podias dar umas "dicas" porque as algas são mesmo uma dor de cabeça ! :)

Publicado:

Não conheço nem o Pedro nem o seu excelente aquário mas dá para comentar :?

Para já tem uma VALENTE DSB.

Depois provavelmente terá um VALENTE skimmer.

Finalmente teve uma VALENTE dose de paciência e não foi a correr encher o aqua de espécimes antes de estar tudo estabilizado.

Publicado:

Boas ...

Respondendo às perguntas que me fizeram :

O meu escumador é um Deltec AP600 , na minha opinião , de todos os escumadores que já vi até hoje a trabalhar este é dos Melhores e recomendo a toda gente :arrow:

A minha dsb tem aproximadamente 5 a 6 cm de altura , e é feita com 50 kgs de areia coralina "sugarsize" .

Quanto ao aquário , nunca entrei muito nas "experiências" , desde o primeiro dia que sempre usei muiiito hidróxido , rochinha maturada do meu antigo aquário e comecei a povoar o aqua com 2 meses de existência , quer corais quer peixes .

Quanto às mudanças de água , elas são necessárias e com frequência nem que seja uma vêz por mês .

É como o ditado " olha para o que eu digo , não olhes para o que eu faço..."

Abraço , mandem sempre ...

Pedro Alves

Publicado:

:arrow:

Confirma-se o valente escumador e a paciêcia e maturação ("bioequipamento" originado de outro aqua)

:arrow:

A DSB parece talvez insuficientemente profunda mas diz-se que essa areia (sugarsize) permite "poupar" alguns cms de DSB, pricipalmente se bem povoada.

Parabens Pedro!

Publicado:

Boas ...

Obrigado.

A única coisa que aproveitei do outro aquário foi simplesmente a rocha viva e nada mais , nem a àgua aproveitei .

Quanto à DSB isso é um tema para sêr discutido e já foi muito bem discutido , façam uma pesquisa no fórum e filtrem a informação :lol:

A aquariofilia é um pau de 2 bicos lolllllll

Abraços ....

Publicado:

Eu ja não digo nada.

O meu aquairo é o seguinte :

800lts, 3x250W com agua ( desde o dia 0 ) de RO de uma Kent HI-S em que é verificada regularmente.

Tenho um exame de algas qu e´so visto

Tenho um ( sim UM ) só peixe que não é alimentado. Filamentosas e diatomaceas é mato. Semanalmente ( com agua da RO e sal Reef Crystals ) faço um mudança de 100 lts de agua, aspirando as algas que prontamente voltam a crescer. O aquario tem um ano. O peixe é um Zebrasoma Xanthurum ( devia comer as algas ) . Ultimamente adicionei peixes herbiveoros : Salarias, Um cneocahetus e uns hermitas. As algas cá continuam. Dou um cubo de comida congelada cada 3 dias ( o resto q comema das algas )

Agora, a parte gira :

tentei por a minha namorada nos salgados. ha 4 anos meti-lhe um auqario antigo la em casa : um metro standard, 120 lts.

Fomos metendo com material antigo dos meus aquarios ( tem um Fluval com ceramicas, nada de escumador, uma Hagen de circulação . só comprei uma JEBO 2x24W e 14kgs de rocha viva. )

Ah, verdade e um osmoregulador da Tunze.

A agua da reposição vem directamente do cano. O mesmo com as mudas. RO nem pensar, diz ela. Tem xenias e oturos corais super bonitos, um casal de palhaços e umas magnificas, tudo lindamente, aquario que é dado comida varias vezes ao dia, alga coralina por tudo o q é lado e algas.. nem velas. teve uma crise de diatomaceas ah uns tempos mas nunca mais nada. nada de filamentosas, nada. e é tudo torneira. desde o começo.

Alguem entende ?

Gonçalo Proença

• 3 semanas depois...
Publicado:

pedro 2001

desculpa corrigir-te mas quanto a produtos que matam algas eu uso o chemi-clean da boyd e pode-se usar com os cotris ,invertebrados e algas superiores sem problema algum . e ao contrário á maioria ,não afecta o filtro biológico pois não é feito de antibiótico .