Nuno Prazeres Publicado Janeiro 19, 2015 Publicado Janeiro 19, 2015 (editado) Boas, Costumo passar por um local onde antes destas chuvadas havia uma manchina de flutuantes que crescia de dia para dia. Ao longe parecia-me Lemna minor. Sabendo que vinha aí chuva grossa que provalelmente levaria aquilo tudo, meti-me no mato e lá trouxe uma quantidade. Ora para meu espanto, tem várias características que me levam a pensar poder ser outra espécie: - o verde é muito mais escuro do que o que conheço da Lemna minor mesmo ao ar livre; - a folha é bem maior; - a folha é mais quadrada do que a Lemna minor que tende a ser em bico; - a raíz é muito mais comprida como se tratasse dum longo cabelo que não desce na vertical mas espalha-se lateralmente ficando enmaranhado nas raízes vizinhas. Nesta foto vê-se a planta em causa e a minha Lemna minor original para se observarem algumas das diferenças que apontei. Alguma ideia do que será? Será que aguenta as temperaturas elevadas dos nossos aquários (com o frio que tem estado ela ainda assim crescia visivelmente)? Editado Janeiro 19, 2015 por Nuno Prazeres Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
RuiCaeiro Publicado: Janeiro 19, 2015 Publicado: Janeiro 19, 2015 Boas Nuno! Eu encontrei isto: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Eendekroos_dicht_bijeen.JPG É muito parecido com a tua planta, mas sim é realmente daquela que eu tenho e da que tu tens. Cumprimentos
Nuno Prazeres Publicado: Janeiro 19, 2015 Autor Publicado: Janeiro 19, 2015 (editado) Obrigado Rui, Começando no teu link, cheguei à conclusão que provavelmente é a Lemna gibba. Fixe! Cada vez gosto mais de flutuantes e é excelente ter mais uma na coleção! Editado Janeiro 19, 2015 por Nuno Prazeres Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Recommended Posts