btrca Publicado Janeiro 12, 2015 Publicado Janeiro 12, 2015 Olá malta! Depois de algumas mensagens por aqui a pedir ajuda, resolvi expôr o progresso do meu aquário de 120L. Tem alguns pormenores que são bons para quem queira fazer coisas semelhantes e quem tenha tido dúvidas parecidas. Não coloco já o setup porque foi sendo actualizado, mas dá para ir percebendo. Não tenho afiliação nem devo nada a ninguém, pelo que vou colocar aqui os nomes das lojas a que fui indo. Então começando: Quando era miúdo tive um aquário daqueles que já vinham com tudo incluído. Como na maioria destes, a luz não era suficiente, o filtro estava longíssimo do que era preciso... Por aí fora. Montei e desmontei diversas vezes e abandonei-o durante uns anos. Resolvi recomeçar o hobby há cerca de 4 meses. -Aquário de 120L (100x40x30) daqueles antigos com bordos de plástico preto e silicone preto. -Luz (larguei a incluída fui comprar à Aquaplante)- EasyLed by Aquatlantis de 890mm. -Filtro- comprado através do OLX- TetraTec EX 600, faz pelos dados técnicos (que valem o que valem...) 600L/h. -Aquecedor da EHEIM 100W (não tenho a certeza se 150, não me apetece levantar para lá ir...) Aproveitei o clássico "areão" que tinha dos tempos antigos, dois troncos e pouco mais. Arranjei umas valisnerias, duas anubias nana e duas outras que não me lembro exactamente o nome, peço desculpa. Cometi a crueldade de ciclar o aquário com três guppys, eu sei, mas tive pressões familiares. O que interessa neste momento é que estão os três bem, bem como os 74 descendentes num aquário à parte. Aqui o primeiro aspecto: Depois comprei um tronco na Aquahobby e assim ficou (bem como maternidade para os reprodutores sem fim): Quando a ciclagem acabou, acrescentei os restantes habitantes com as zonas definidas e as tarefas necessárias: Corydoras paleatus e ancistrus sp Há um dia que acordo e resolvo acrescentar uma "estrela" ao aquário. Coloquei um casal de Ramirezis (lindos). Não chegou. Acrescentei um cardume de 6 cardinais. Também não foi desta. Decidi-me por Discus, esse titã da aquariofilia. Fui à Casa dos Discus e arranjei 2 Azul Brilhante de cerca de 7cm. Eu já sabia que isto ia ser atribulado, mas com o passar do tempo veio o bichinho dos plantados... "Plantados com Discus? Overfeeding com algas? Esquece lá isso!" Mas eu sou parvo, e fui na mesma. Mas e então como manter a população e reformatar o aquário? Pena já não ter as fotografias, mas fiz o seguinte: tirei o máximo possível da água do aquário para baldas, alguidares e afins, todos os peixes com filtros e aquecedores lá dentro e toca de refazer o aquário! De referir que comprei as plantas a um membro deste fórum, rickmfc. Plantas impecáveis! Ele costuma pôr uma série delas à venda na secção própria, são quase sempre as mesmas, foram essas que entraram no aquário nesta altura. Começou por ser assim: Como é óbvio, as bactérias em suspensão proliferaram durante 15 dias, e o aspecto foi sendo assim até desaparecerem de um dia para o outro! Andei com trocas de 50% a cada 2 dias. Nesta fase acrescentei também CO2 de extintor, com o redutor e solenoide, tubagens e difusor da Aquaeden. O resultado final foi este, e tem vindo a mudar constantemente: Como já perceberam estou a aprender, a refazer constantemente e vou actualizando. Tudo o que comentarem e sugerirem será bem-vindo e tentarei encaixar onde puder! Obrigado! Só reparei depois que havia uma secção de "Aquários"... Peço desculpa, se algum moderador quiser mover o tópico, esteja no direito! Há muita mais coisa que poderia dizer, mas tentei manter simples! De referir que o substrato depois foi as duas fases da Tropica e que acrescentei eleocharis parvula para fazer relvado em primeiro plano (em desenvolvimento). Ah! E que a luz estava demasiado perto da água, o que me dava imensas algas filamentosas nas plantas mais altas e no musgo de java que está no tronco. Mandei fazer dois acrílicos para suporte do LED (3€ na Acrilcorte, se quiserem dou os planos) e ficou impecável. Lilly Pipes de marca branca, eBay, a imitar o design da ADA. A funcionar impecavelmente. Citar
RuiCaeiro Publicado: Janeiro 13, 2015 Publicado: Janeiro 13, 2015 Boas Parabéns pelo projecto, está muito agradável. Desculpa a minha ignorância mas o aquário não +e demasiado pequeno para discus? Abraço Citar
S.S. Publicado: Janeiro 13, 2015 Publicado: Janeiro 13, 2015 Boas Parabéns pelo projecto, está muito agradável. Desculpa a minha ignorância mas o aquário não +e demasiado pequeno para discus? Abraço A médio prazo claro que vai ser muito pequeno e já lá vejo mais que os dois iniciais. Repensa isso lê e pergunta, os discus sao bonitos mas muito exigentes. By Tapatalk - Feliz 2015! Citar OTS - "OscarLand" 400lts
Andre Correia Publicado: Janeiro 13, 2015 Publicado: Janeiro 13, 2015 O aquário está agradável e as plantas nem se fala... Está com bom aspecto. Citar
btrca Publicado: Janeiro 13, 2015 Autor Publicado: Janeiro 13, 2015 Em teoria, falamos de 50L por discu. Na prática, e depois de muita conversa nos fóruns específicos, com criadores e com o Silvino da Casa dos Discus, chega a mudança semanal de 30% (estou a fazer 2x/semana de 30-50%) e o tamanho está óptimo. Tanto quanto posso comprovar tudo corre bem. Parâmetros da água estáveis e ok, alimento os peixes com flocos, granulado, larvas de mosquito e artémia quando tenho mais paciência. Os discus têm comida congelada específica com a qual se dão lindamente.Tenho agora 3 discus, já me foi dito por quem sabe que com os cuidados que estou a ter e com a manutenção do plantado, aguentava 5. Claro que o overfeeding leva a mais algas, mas para isso tenho 5 amano a varrer o aquário impecavelmente. Citar
Edgar Afonso Publicado: Janeiro 14, 2015 Publicado: Janeiro 14, 2015 boa sorte com o novo projecto.belas fotos Citar
S.S. Publicado: Janeiro 20, 2015 Publicado: Janeiro 20, 2015 (editado) Foi-te dito por quem sabe... onde? Compra mais que alguém agradece. 120lts brutos não são uteis se tiveres 100lts de água é muito e isso não se adequa minimamente a discus a medio/longo prazo, para mais é uma espécie de grupo e além deles ainda tens mais fauna por ai... agora se quem te diz sabe e não tem interesse em vender então estás no bom caminho. Editado Janeiro 20, 2015 por S.S. Citar OTS - "OscarLand" 400lts
RuiCaeiro Publicado: Janeiro 20, 2015 Publicado: Janeiro 20, 2015 Foi te dito por quem sabe... onde? Compra mais que alguém agradece. Bem visto S.S Desejo-te boa sorte com o projecto, como já tinha dito, está muito agradável, eu gosto. Cumprimentos Citar
S.S. Publicado: Janeiro 20, 2015 Publicado: Janeiro 20, 2015 Eu também gosto do layout, pena isso não ter pelo menos 120x50x50 ai sim para uns 5/6 discus era uma grande casa. Citar OTS - "OscarLand" 400lts
Vera Santos Publicado: Julho 16, 2015 Publicado: Julho 16, 2015 Ótimo aspecto, gostei da montagem na sua generalidade, já mereciamos uma actualizacao. Citar Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
Motta Publicado: Outubro 20, 2015 Publicado: Outubro 20, 2015 nota 10 para o aquario. passa um setup mais atualizado do seu aquario.fauna/paramentos agua e etc Citar By Motta
Recommended Posts