Recommended Posts

Publicado

Boa noite

Hoje chego a casa e reparo num Tetra Cardinal a nadar desnorteado e com manchas brancas pelo corpo.

Isolei-o imediatamente mas infelizmente acabou por morrer.

Fiz os seguintes testes:

NH4 = 0 mg\L

NO2 = 0 mg\l

pH = 7.0

Em seguida fiz uma TPA de 30%

Que poderá ser? A Doença dos Neons?

1tetra_zpsf5962ee6.jpg

2tetra_zpsc4e1f06a.jpg

Cumprimentos

Ricardo Martins

Publicado:

Atenção que esses peixes tem um instinto de defesa onde simulam estar mortos e perdem a sua cor temporariamente, algo estranho...

Das fotos que colocas, parece que ele esta assustado e "simula a morte" quanto às pintas não se ve...

Publicado:

Tive isso nos meus primordios da aquariofilia.. corrigi o pH e n tive problemas!

Acidose creio eu... tenta ler um pouco sobre o tema e ver.

Na minha situacao na altura tinha testes daqeles rapidos de fita e estava com leituras erradas de pH!

Tenta ver se acidose se enquadra no que os teus peixes tem!

Publicado:

Atenção que esses peixes tem um instinto de defesa onde simulam estar mortos e perdem a sua cor temporariamente, algo estranho...

Das fotos que colocas, parece que ele esta assustado e "simula a morte" quanto às pintas não se ve...

Não sabia desse facto.

Mas como cheguei a casa e dei com ele assim penso que não houve razões para ele entrar em stress. Respiração mais ofegante em relação ao outros, isolado do cardume e por vezes vinha a tona muito depressa a nadar em parafuso.

Tenho um grande cardume de 23 Tetras cardinais mais 20 tetras Ember com bastastes esconderismos.

Hoje ao ligar as luzes encontrei um preso a entrada do filtro (libertei-o e não morreu) e durante o dia reparei que o cardume estava a ficar pálido e comecei um tratamento com SERA Backtopur Direct com receio que alguma infeção bacteriana se esteja a desenvolver.

Só se o problema for mesmo do pH...

Tenho um pH neutro e sei que estes cardinais são selvagens logo querem pH ácido.

Apesar da água da torneira sair com pH de 5.5 ele sobe para 7 ao longo da semana até nova TPA.

Uso JBL Manado que apesar de dizer inerte a mim aumenta o pH.

Se for preciso mais informações acerca do aquário perguntem por favor!

Cumprimentos

Publicado:

Boas

Não haverá para ai pedras calcarias,a fazer subir o ph?

Cump: Álvaro Silva.

Publicado:

Boas

Não tenho pedras. Só tenho o substrato fértil e o Manado. Tenho também 1 tronco grande e 2 pequenos.

Antes tinha areia de sílica e tinha o pH a 5.5, o mesmo a saída da torneira. Desde que mudei para o Manado é que tem subido ate 7/7.5 e estabiliza.

Julgo ser do cálcio presente no Manado que está de certeza associado a hidróxidos.

Quanto aos peixes hoje notei uma melhoria no comportamento e cor. Parece que o antibiotico está a fazer bem.