Recommended Posts

Publicado

Boa noite meus caros.

Tenho a seguinte dúvida: Será possível o Co2 aumentar o KH de uma maneira tão significativa?

Tenho um pequeno nano, com cerca de 30litros. Substrato Ada amazonia, PowerSand, e aditivos. O aquário está densamente plantado (Hc Cuba, Brevipes, Arcuata, Parvula, etc)

A iluminação está a cargo de 2x24w. Injecto Co2.

Valores:
Ph- 6,4

Gh- 6

Kh- 9

No3- 15

Po4- 1.5

O aquário funciona sem filtro, apenas com uma powerhead pois a fauna é muito reduzida (e como o aquário se encontra densamente plantado, e com os valores de No3 e Po4 controlados, não apresenta necessidade de filtração adicional)

A minha questão prende-se exactamente com o KH.. sendo que o mesmo sai da minha torneira a 3 ou 4. Não tenho qualquer tipo de rocha ou tronco, é simplesmente substrato ADA + a Flora. Como será possível que o Kh aumente desta forma? Sei que os valores de Co2 até estão elevados (pela relação de ph com kh) mas como tenho movimentação na superficie e os peixes nadam normalmente, não apresentando sintomas de intoxicação.

Ps. Já utilizei dois testes diferentes, de marcas diferentes, apresentando o mesmo resultado.

De salientar que os único aditivos que adiciono são ADA Step 2, Brighty K, e por vezes o Special Lights.

Tinha também estado a dosear com os fertilizantes caseiros (para chegar aos valores pretendidos)- Potássio, Nitrato e Fosfato. Nada mais..

O meu maior problema com o KH, é o mesmo estar a estagnar TOTALMENTE o crescimento de todas as plantas. Apesar de se apresentarem saudáveis, não têm qualquer crescimento nos últimos 2 meses!

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Publicado:

nao me parece que seja do kh. tenho o kh na casa dos 10 e todas as semanas tenho de podar

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Publicado:

24 / 25ºC

Fiz um teste: tirei um copo de água do aquário e deixei a repousar durante um dia para libertar a concentração de CO2. Testei depois o Kh e mantém-se nos 8/9.. portanto não é da injecção de dióxido de carbono.

Publicado:

24 / 25ºC

Fiz um teste: tirei um copo de água do aquário e deixei a repousar durante um dia para libertar a concentração de CO2. Testei depois o Kh e mantém-se nos 8/9.. portanto não é da injecção de dióxido de carbono.

Bem, menos uma coisa para pensar.

Não faz muito sentido...

Queres colocar imagens? as plantas não apresentam mais deficiência nenhuma?

Fizeste alguma alteração significativa nestes 2 meses?

cumprimentos

Publicado:

Fiz sim.. há cerca de 2 meses retirei uma série de seiryu stone (pois sei que elevam o Kh). Na altura cheguei a ter valores de 12/13.. entretanto retirei todo o hardscape, e baixou para os valores actuais. Não sei se será possível o substrato guardar algum tipo de reserva alcalina (mas também passado 2 meses e muitas tpas + consumo das plantas, não acredito que ainda se mantivesse nestes valores).

As plantas apresentam-se saudáveis, tirando o facto de não se desenvolverem. De salientar também que o aquário ganha sempre muita espuma na superficie (apenas com o CO2 ligado) apesar de ter bom movimentação.

O aquário em questão:
http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=234053#entry1319192

Publicado:

Boas,

tal como dizes, baixaste o KH exactamente quando as plantas deixaram de crescer e parece ser essa a razão.

A espuma também é uma indicação, penso que de matéria orgânica.

Talvez tenhas que aumentar o Co2 e/ou baixar um pouco a circulação (para ele não se dissipar tão rápido).

Eu começava por aqui, mais Co2, e observar com cuidado, se a fauna não se queixar vai aumentando.

Desconfio que as plantas tenham fome...

Alterações bruscas nos parâmetros podem levar algumas plantas a uma nova adaptação. Mas 'regra geral' em duas semanas vês novas folhas e por vezes apodrecimento das velhas...

cumprmentos

Publicado:

Mas teoricamente, se tenho um ph de 6,2 e um kh de 8/9, deveria ter uma concentração alta de CO2 certo?

Publicado:

com esses valores, teoricamente,

devia estar tudo morto...

:whocares:

Na prática os peixes estão na boa (segundo percebi) logo não devem ter Co2 a mais...

Não sei explicar esses valores mas confio na tua observação e descrição.

Melhor do que ninguém, tu podes avaliar o estado do ecossistema.

E a ti o que te parece? achas que podes esticar mais Co2?

Se a iluminação está ok e é a mesma, a temperatura está OK, a fertilização também é igual, a única alteração foram as pedras e o KH que desceu.

Esse decréscimo de KH leva também a um decréscimo do Co2, certo?

Por isso digo que talvez será esse o factor.

Não me lembro de mais nenhum factor.

Eu tentava atingir o 'valor teórico' de Co2 que tinhas antes e que funcionava (mesmo que seja um abuso), esse será o valor 'bom'.

[que não deve ter nada a ver com o valor real, senão já estariam todos os peixes nas alminhas]

Bem, mas isto é o que eu tentaria fazer :tongue:

cumprimentos

• 2 meses depois...
Publicado:

Passado 2 meses a situação continua a mesma.

Mudei tudo para um mini aquário de 15l

Fertilizo apenas com K da ADA.

KH a 11...

Enquanto que o da torneira sai a 4 :tapfoot:

Aliás, até o meu nano salgado tem um kh mais baixo!!! (a rondar os 8)

Será possível o Aquasoil ter absorvido o KH aqui há 4 meses e agora estar a libertar constantemente?

Publicado:

Boas André,

com esses valores deves ter uma pedra escondida debaixo do substrato.

Pega na pinça e tenta descobrir onde ela está!

Depois vai fazendo TPA's aos poucos,

cumprimentos

Publicado:

A areia La Plata da ADA é inerte certo? E aqueles seixos de rio escuros também?

fundo-do-seixo-do-rio-8829317.jpg

É que neste momento apenas tenho uma mini porção de aquasoil.. Dúvido que lá esteja algo.. Vou procurar de qualquer forma ;)