Recommended Posts

Boas, o meu nome é Daniel e ainda só muito novato nisto... Bom, é o seguinte... a primeira vez, enchi o meu aquário com água da torneira e meti o tal produto para diminuir o cloro e de seguida coloquei logo peixes. Depois de algumas leituras percebi que procedi mal, então foi buscar agua a uma fonte, enchi de novo o aquário, coloquei uma quantidade muito pouca do produto (uma vez que era agua da fonte) deixei o aquário parado uma semana… nos primeiros dias a agua parecia um pouco turva, mas dias depôs, ficou limpinha e cristalina, mas agora (uma semana depois) a agua encontra-se mesmo muito turva e não percebo porque...

Eu tenho o filtro e todo o equipamento ligado, será que alguém me pode explicar onde estou a proceder mal?

:wink:

agradecia muito a quem me pode-se ajudar

 

abraços e fiquem bem :lol:

dani :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

IOU!!

 

Aproveitando o post de daniel; Bem vindo Daniel; e visto que tenho um problema idêntico ao dele, pode ser que com duas pessoas com problemas idênticos seja mais visivel para aqueles que nos podem ajudar.

 

Eu preparei um aquario dividido para meter dois casais de escalares e coloquei-o na marquise (Bastante claridade, ai pode estar uma causa), durante uma semana e pouco enquanto tive os dois filtros a trabalhar a ciclar a àgua, esta manteve-se cristalina sem sinais nenhuns de 'verdete', o pior foi qdo coloquei os dois casais de peixes, dois dias depois a àgua turvou ao ponto de deixar de ver os peixes, fiz uma muda de metade da àgua o que melhorou bastante o estado da àgua, mas algumas horas depois a àgua estava na mesma.

 

O que posso fazer para remediar esta situação.

 

Tapar as laterais do akua será solução?

Inserir algumas plantas poderá ajudar?

 

Deêm lá uma ajudinha...

 

 

Peço desculpa ao Daniel por estar a invadir este espaço que em parte era dele, mas visto que ninguém lhe tinha respondido e o problema parece ser o mesmo, temos de poupar no espaço do Forum :) .

 

Fiquem bem e obrigado desde já.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Daniel, sem mais dados é complicado ajudar, o que tens dentro do aquario? Apanha luz do sol directa? está numa zona de clraridade?

 

No meu aquario por exemplo a agua tende a amarelar devido ao substrato (turfa) e aos troncos que tenho colocados no aquario...

 

A agua que apanhe luz do sol directamente ou muita claridade tem tendencia a esverdear(algas microscopicas), subertudo quando o aquario está a ciclar (nitratos e azoto elevados...), para resolver esta situação, ou se diminui a luz solar incidente ou aumenta-se a filtragem, acompanhando com TPA mais frequentes...

 

Corrigam-me se estiver enganado... (estamos cá é para aprender...)

"Se algo pode correr mal, irá correr mal na pior altura possivel."

 

"Um atalho é sempre a distância mais longa entre dois pontos."

 

Leis de Murphy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho nada de especial no aquário… tenho arião, que comprei e fervi antes de colocar dentro do aqua, e também umas pedras que apanhei na rua e também as lavei e fervi. Tenho também uma roxa que comprei numa loja e duas plantas artificiais. De resto não tenho mais nada de especial, para alem do filtro e do aquecedor.... O aquário não apanha luz do sol directa, pois a janela do meu quarto, nunca lhe bate o sol directamente... costumo ter a luz do aquário ligada das 11 da manha as 23 da noite. De momento tenho 3 neons e 1 telescópio, que coloquei ontem, mas antes ja tinha um guppy. Mas a agua começo a turvar volta de um dia ou dois antes de colocar lá o guppy (sexta).

 

desde já agradeço a ajuda...

dani :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu na minha opinião acho que no inicio do aquário, a água deve ficar sem peixes bem mais que uma semana.

Assim de repente, não percebo porque tens a luz ligada 12h... liga 9h e nem sei se é preciso tanto.

depois tens de dizer que tipo de pedras meteste no aquário, apanhadas na rua, pode ser calçada, mármore, granito, ardósia...

talvez esteja relacionado com o ciclo o facto de a água estar turva... vai fazendo trocas de água, mas não abuses.

 

abraço e boa sorte.

 

---> aproveita e preenche o teu perfil

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ser muita vida: Restos de comida e bactérias... Tenta fazer mudanças de água diárias, entre 1/3 a ½. Depois tens de deixar o aquário amadurecer. Par tratar a água, deixa-a repousar 24 horas num recipiente aberto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Se me permitem a minha opinião:

O aqua está muito tempo ligado. Não tens plantas naturais. Pessoalmente eu ligava-o quando estivesse em casa. Poupas na luz e os peixes não necessitam assim tanto tempo com luz.

Faz TPA's regularmente até encontrares o equilibrio.

Fica bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Daniel,

 

Eu também colocava água de uma fonte e deixei-me disso, embora não notasse aterações na coloração da água senti menos "vida" nos peixes e tive alguns problemas com pH. Coloco da torneira embora espere alguns dias (24h deve bastar) por causa do cloro.

 

Coloca informação sobre o filtro e dimensão do aquário.

Diz também que tipo de iluminação tens.

 

Em princípio se fizeres TPA´s semanais isso deve estabilizar.

 

Vai dando notícias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

o filtro que eu tenho é o filtro interior aquapor 200/400 e a iluminação é a que ja vinha no aquario, é um aquario da aquapor de 55 litros (625 x 310 x 330) mm.

 

se poderem dar mais algumas dicas agradeço ;)

 

obrigado a todos :P

dani :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem sou pouco experiente nisto mas tenho uma aqua da mesma dimensão que o teu apesar de ser de uma marca diferente, tb tem um filtro interno e a unica alteração que fiz foi trocar a lampada por uma flora glow.

 

a partida como tens um kit comprado, não podes colocar plantas muito exigentes em termos de luz.

 

Mas como percebi, e corrige-me se estou errada, não tens plantas naturais.

 

Para fazer com que o aqua se assemelhe ao ciclo de vida natural, será necessário ter peixes e plantas, pois cada um deles tem a sua função, nós podemos ir dando uma ajudazinha

 

Então o que sei é isto:

 

os aquarios precisam de um tempo inicial para ciclar, ou seja para criar uma colonia de bacterias estável que possa transformar a amónia e os nitritos (originados pelso restos de comida, dejectos e detritos) em nitratos.

 

Alguma da amónia e os nitratos são utilizados pelas plantas na sua fotosintese. As plantas libertam oxigénio qd fazem a fotosintese e consomem-no libertando dioxido de carbono, no resto do tempo.

 

Assim qt mais plantas se tiver, e de preferencia de crescimento rápido, mais estes dois elementos vão ser consumidos, vai ser feita uma oxigenação natural do aqua, a qual podes ajudar com uma bomba de ar.

 

Sempre que estes elementos estiverem em excesso, e as plantas e as bacterias nao os transformarem ou consumirem, associados a um excesso de luz, estão reunidas as condições para se desenvolverem algas.

 

Pode ser isto que se passa com o teu aqua.

Como está ainda no seu inicio nao tem a colónia de bacterias estabilizada.

 

Esta colonia é muito mais dificil de estabilizar com um filtro interno, onde a filtragem biológica e mecânica se dá toda junta, e onde não se consegue fazer por ex a limpeza só da parte de filtragem mecanica.

 

Não tendo a colonia de bactérias estabilizada, não tendo plantas em número suficiente, e já tendo alguma população animal significativa, em função da litragem do aqua. Ten excesso de matéria organica e podes estar a criar condições para uma proliferação de algas.

 

Não sei se o meu dignóstico está certo de qq modo o tratamento parece ser sempre as benditas TPA's, e a redução das horas de exposição, como outro membro já disse, para um máximo de 9 horas diárias.

 

A iluminação do aqua deve ser o mais controlada possível, ou seja nao deve estar sujeito a radiação solar directa, deve ser o mais possivel utilizadas as lampadas do aqua, pois essas podemos controlar e temporizar.

 

A luz solar directa quase inevitávelmente fazer proliferar algas em especial as greenspots dos vidro.

 

Para não ter algas no aqua é necessário ter um equilibrio entre iluminação, nutrientes, peixes e plantas, não há nenhuma receita milagrosa. Mas existem cuidados a ter, e uma equipa de peixinhos de limpeza.

 

Tambem não deves sobre-alimentar os peixes, em especial no início, pois todos os restos de comida vão contribuir para o aumento da presença da amónia e nitritos.

Já agora varia na alimentação que lhes dás e evita os flocos pois sujam demais a agua.

 

As trocas de agua nunca devem por regra exceder uns 20% da litragem, e devem ser feitas 1 ou 2 x por semana numa fase inicial e depois 1x de uma em uma ou de duas em duas semanas.

 

Para ajudar na ciclagem do aqua podes introduzir bacterias engarrafadas, apesar das opiniões aqui no forum se dividerem entre a sua utilização ou não.

 

Espero poder ajudar, e não ter cometido nenhuma falah muito grave, esta é só a minha experiência de há uns meses para ca.

 

Gostava de ver fotos dos vosso aquas aqui.

 

peço desculpa por me ter alongado tanto, mas para alem de não ter muito poder de sintese é um assunto complexo.

 

Pat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.