Recommended Posts

Publicado

boas,

na sequência de um trágico acidente com o meu Betta Splendens macho (morreu esmagado entre a parede lateral e a caixa do filtro interior - mea culpa) duas das minhas três Bettas fêmeas morreram uma a seguir à outra. Já verifiquei a temperatura que está a uns estáveis 25º, o Ph está a 7,5 e o nível de nitritos está baixo. Por isso tudo não encontro explicação para estas mortes.

Uma das fêmeas que morreu parecia estar "cheia", a outra era relativamente recente no aqua (2 semanas) e a única sobrevivente é a mais antiga e também a mais tímida, a que se relacionava menos com o macho e andava sempre escondida no meio das plantas. Agora vejo-a toda contente a nadar por todo o aquario.

Que se terá passado?

ps - estas mortes (e de mais 2 neons) ocorreram depois de um periodo de uma certa convulsão no aqua em que andei a mudar umas coisas no layout. Poderá ter sido stress?

abraços

Publicado:

Boas,

é difícil de dizer mas poderá ter sido uma doença introduzida pelo Betta fêmea que como dizes´, foi recentemente introduzido. Fizeste quarentena?

Mais sugestões?

Abrasses

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

a femea agora anda toda contente porque ja não tem o macho para lhe dar porrada!!

agora o macho ter morrido... a femea que sobrou, não sera mais forte que o macho? se sim, fartou-se de levar porrada do fracote e levou-o ao suicidio.

OS BETAS SO SE PODEM JUNTAR NA HORA DA REPRODUÇÂO!!!

Salvo raras excepções quando se tem um aquario GRANDE e muitos esconderijos para as varias femeas porque se for so uma é sempre a mesma a levar porrada :wink:

O stress so por si não mata, debilita os peixes favorecendo o aparecimento de doenças.

Os neons são mesmo assim... :lol: os meus foram desaparecendo um a um sem causa aparente. os cardinais que foram comprados na mesma altura estao ca todos.

Não te sei dar respostas concretas mas da minha experiencia é o que te posso dizer...

Um Abraço

Publicado:

Ois tass :lol:

Eu iria mais pela água em que tens os peixes.

7.5 de ph para peixes de 6 a 6.5 não é lá muito bom.

Depois éra capaz de ir para o tipo de comida que lhes estás a dar.

Bettas para mim só com comida congelada, sendo uma délas obrigatóriamente a larva vermelha.

É possivel que tenha sido uma doença trazida por um peixe novo.

Pode ter sido mau acondicionamento antes de libertares os novos peixes no aqua, o que tornou o peixe debelitado e por concequencia adoeceu e levou outros com ele.

Epá pode ser tanta tanta coisa que é dificil chegar lá.

Alem de que os peixes por vezes morrem né.

Não estou a ver o tu mecheres no aqua e isso ser a cauza da morte dos bichos, atravez de uma bactéria qualquer que se tenha libertado. A não ser que nunca tenhas aspirado o aqua e o areão esteja completamente merdoso.

Stress não deve ser que eu mecho no meu aqua todas as semanas e os meus peixes estão todos rigos.

A barriga da fêmea, o mais provavel seria ser liquido. A bechiga nadatória que deu o berro. Comida a mais ou insufeciente, ou de má qualidade. Qualquer uma dessas coisas.

Epá olha vai com calma e não compres muitos peixes de uma só vez. E faz um bom acondicionamento antes de colocares os peixes no aqua. Não deites a água do saco para dentro do aqua. E quando comprares peixes, compra sempre os mais mechidos.

Os peixes, tirando os discus, nunca estão quietos, estão sempre a mecher, sempre sempre sempre.

Porta-te

:wink:

wassuuup

Publicado:

pessoal,

muito obrigado pelas dicas. Este fórum é fantástico. Este já é o meu segundo aqua e graças a vocês para este até dá para olhar.

Quanto à alimentação dos meus peixes, ando a dar-lhes Flocos e camarões congelados. Vou então procurar larvas vermelhas e talvez Tubifex.

Faço TPA´s de 10% de 10 em 10 dias mas realmente ainda não aspirei o areão (o aqua ainda só tem 2 meses e por isso o areão não está muito sujo).

Como devo fazer p baixar o Ph até 6,5?? Ando a evitar pôr químicos no aqua, há alguma maneira natural de o fazer?

E quanto ao acondicionamento dos peixes, deixo-os ficar no saco uns 15 min. dentro do aqua com as luzes apagadas. Não é suficiente?

abraços e obrigado pela ajuda,

Tomás

• 1 mês depois...
Publicado:

:D Olá amigo, não deveria ter colocado machos e fêmeas juntos, o PH não é o ideal, principalmente para os neons (ácida). Para os bettas (6,8 a 7,2). evite ficar mudando o "layout" do aquário, espere pelo menos ele se estabilizar para fazer mudanças ou introduções. E coloque peixes novos de quarentena. Espero ter ajudado.

Antes de adquirir um peixe, veja se realmente tem condições de mantê-lo com as condições que ele exige.

Meu site sobre aquariofilia