Filtro para Nano 25L

Recommended Posts

Boas,

Eu tenho um pequeno aquário na sala (aquatlantis kit 40 - 25L) que tinha um betta, um caracol (não sei de que tipo), algumas hygrophila polysperma, musgo pelia e duas pedras de xisto.

Para além disto tinha o termostato e o filtro (filpo corner)

Entretanto o beta apanhou alguma doença (creio que bactéria) e acabou por morrer.

Decidi então reestruturar o aquário, mas faça o que fizer, aquele filtro gigante ali no canto atrapalha sempre e as vibrações que faz é algo que sempre me fez impressão porque imagino o que será um peixe levar com isso a todo o instante.

Por isso ando a estudar a hipótese de comprar um filtro externo, sempre ganhava mais alguma litragem e melhorava a vida do próximo habitante do aquário.

Podem ser overkill para um aquario destes, mas será que faz mal? acho que não.

Nos usados deparei-me com 2 hipóteses:

1- eheim 2215

620 L/H

volume 4L

15W

2- fluval 205

680 L/h

volume 4,6L

9w

De filtros não percebo muito, qual acham melhor?

Estou mais inclinado para o fluval por causa do consumo electrico, mas não sei como se comportam a nível sonoro.

Qual escolheriam?

Qual o mais silencioso?

Obrigado

Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela opinião,

Mas já li algures que estes eheim usavam tecnologia menos recente e que talvez fossem um bocadinho mais barulhentos, gostava de saber a opinião de alguém sobre o fluval

É verdade que estes filtros são exagerados para o um aquário tão pequeno, mas mal não deve fazer.

E há filtros externos mais pequenos, mas depois não têm capacidade de elevar a agua até ao aquário..

É verdade que estes filtros são exagerados para o um aquário tão pequeno, mas mal não deve fazer.

Desculpe mas vou ter de discordar.

Também gosto de ver uma boa turbulência na superfície da água causada pelo filtro, mas cada caso é um caso porque se a corrente for muito forte pode ser contraproducente. Os peixes poderão ter dificuldades em conseguir nadar contra a corrente e num aquário tão pequeno você poderá não conseguir criar zonas de calmaria onde os peixes possam descansar. Isso irá fazer com que os peixes estejam constantemente cansados, stressados e acabem por ficar doentes.

A não ser que tenha urgência aconselhava-o a esperar por outro negócio. Pode ser que surja algo como um Eheim 2213 (mais do que suficiente para este aquário).

Eu sou novo neste mundo, por isso vão me corrigindo a vontade.

Concordo com o que foi dito, sobre a turbulência no aquário. mas há um ponto que ainda me deixa a pensar:

suponhamos que opto por um filtro externo de 600L/H e com uma altura máxima real da elevação de água de 1.2m

Se eu tiver o meu aquário a 1.1m de altura, á pressão da água a sair do filtro vai ser pequena, ou estou errado?

Assim o filtro passa automaticamente de 600L/H para uns 100 ou 200L/H

Ou estou a pensar mal?

É que queria ter o filtro no chão, e o topo do meu aquário está a 1.3m do chão.

Presumo que Hob seja um filtro de cascata/mochila. Esses não me interessam por causa do barulho da água a cair

Não sei qual a redução de fluxo que terás a essa altura mas, supondo que é de 50%, ainda assim terás uma circulação de 12x o volume total por hora o que, a não ser que queiras fazer um biótopo de corrente, será mais um valor tipíco para salgados

Boas Bruno

Na minha opinião acho que ficas bem servido com o eheim 2211 que é de 300 L/H e estando a essa distancia do topo do aquário,vai perder um pouco de caudal,mas não muito,porque a altura máxima para ele é de 1,3M e para essa litragem é bem suficiente.

Agora outra questão é se mais tarde vais querer mudar para um aquário um pouco maior,aí já optava por algo com mais capacidade de filtragem.

Enquanto ainda o tiveres nesse aquário,metia uma esponja na entrada de água,para reduzir um pouco o caudal,mas vai haver sempre bastante movimentação na água.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

com um filtro de mochila por exemplo um aquaclear ficas muito bem servido.

ja tive um, é de facil manutenção e filtra bem para o tamanho que tem.

em relação ao barulho da agua a cair tudo depende do nivel da agua, se encheres o aquario até ao nivel da saida do filtro isso ja não te acontece, e movimenta bem a superficie.

Obrigado pelas respostas,

Estive a vaguear pelos usados e surgiu a oportunidade de comprar um aquário de 37L (é o máximo para o espaço que tenho) e já trás um filtro externo diy praticamente pelo mesmo preço que iria pagar por qualquer um destes que falei.

De qualquer das formas, agradeço as respostas, e fiquei a saber mais um pouco sobre filtros.