Pedrosxl Publicado Dezembro 19, 2014 Publicado Dezembro 19, 2014 Boa noite,será possivel Colisas e guppys num mesmo aquario de 60l? É possível os Colisas se reproduzirem tipo Colisas lalia com outras espécies de Colisas ou só da mesma espécie? Obrigado Citar
Filipe Coutinho Publicado: Dezembro 22, 2014 Publicado: Dezembro 22, 2014 Olá Pedrosxl, Desculpa intrometer-me no teu tópico mas que experiência tens de reprodução de colisas? É que tenho um macho há 3 semanas e há 1 semana coloquei no aqua uma fêmea... o macho começou logo a fazer ninho (deu-me cabo das plantas) e agora não sei se lá deixe o ninho ou não pois não vejo nenhuma mudança na fêmea. Obrigado pela ajuda que possas dar Filipe Citar
Nuno Prazeres Publicado: Dezembro 22, 2014 Publicado: Dezembro 22, 2014 (editado) Uma coisa é desovarem, outra é reproduzirem-se no sentido de terem descendência que atinja a idade adulta. Desovar em conunitário, desde que com peixes calmos e pacíficos, é coisa comum mas não conheço casos de sobrevivência dos alevins. O macho às tantas perde o interesse, o ninho desfaz-se e os alevins acabam como refeição. Em tanque reservado para o efeito, a coisa muda de figura. Assim que a fêmea desova, retira-se. O macho até pode vir a matá-la. Assim que os alevins nadem ou o macho deixe de cuidar do ninho, retira-se o macho. A Colisa lalia foi o primeiro ovíparo que reproduzi. O processo é fascinante. Vale a pena investir tempo e esforço. Editado Dezembro 22, 2014 por Nuno Prazeres Citar Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Filipe Coutinho Publicado: Dezembro 24, 2014 Publicado: Dezembro 24, 2014 On 22/12/2014 at 19:41, Nuno Prazeres disse: Uma coisa é desovarem, outra é reproduzirem-se no sentido de terem descendência que atinja a idade adulta. Desovar em conunitário, desde que com peixes calmos e pacíficos, é coisa comum mas não conheço casos de sobrevivência dos alevins. O macho às tantas perde o interesse, o ninho desfaz-se e os alevins acabam como refeição. Em tanque reservado para o efeito, a coisa muda de figura. Assim que a fêmea desova, retira-se. O macho até pode vir a matá-la. Assim que os alevins nadem ou o macho deixe de cuidar do ninho, retira-se o macho. A Colisa lalia foi o primeiro ovíparo que reproduzi. O processo é fascinante. Vale a pena investir tempo e esforço. Apesar de ser off-topic ( e desde já peço desculpa ao pedrosxl) vou deixar aqui uma questão pessoal relacionada com a reprodução das colisas... penso que se mantém dentro do tema e poderá também ser interessante para o "iniciador do tópico" Nuno, desde já obrigada pela resposta sobre a reprodução das colisas. Será que podes dar mais info sobre esse assunto? ou apontar-me onde a posso propcurar? É que este é o meu primeiro aqua e portanto sou "verdinho" nisto tudo, quanto mais em reprodução. É que tal como referi no post não noto nenhuma mudança no aspeto da fêmea. Deixa-me fazer-te um resumo para ver se me podes dizer mais qq coisa: 1 - Mal coloquei a fêmea o macho fez o ninho de bolhas (que depois foi aumentando com pedaços de plantas) 2 - Notei o macho a procurar a fêmea 3 - Consegui ver os dois debaixo do ninho naquilo que me pareceu namoro (pelo que li em algum site) 4 - Neste momento o macho praticamente não sai debaixo do ninho, não mostra interesse na fêmea nem esta nele 5 - fisicamente não noto mudanças na fêmea 6 - o macho continua a dar-me cada das plantas para manter o ninho (a minha limnophila sessiflora já foi mais cortada do que nas minhas podas) Sei que o comunitário não é o local para reprodução, nem tenho as condições para tal (por exemplo o aqua está a 24 ºC e não aos 29 ºC que li serem os indicados), mas será que posso tirar o ninho sem causar stress ao macho? Como posso procurar os ovos no ninho? Desculpa estar a abusar um bocado com este texto tão grande mas como tens experiência... Já agora um resumo do aqua: 50L (60x25x25), 24 ºC, filtro tipo biobox, luz led, 10 harlequim rasboras, 2 corys julli e o casal de colisas, plantado com limnophila sessiflora, ludwigia rubin e ludwigia palustris. Obrigado e votos de boas festas. Filipe Coutinho PS - tentei enviar por MP mas não consegui Nuno Citar
Nuno Prazeres Publicado: Dezembro 24, 2014 Publicado: Dezembro 24, 2014 (editado) Não estás a abusar de todo. Num fórum como este o abuso é não ajudar os outros. Ora bem... Eu reproduzi Colisa lalia quando tinha 16 anos e hoje tenho 48. Por isso dá-me o desconto que achares apropriado. Eu vi a desova toda. Lembro-me de muito porque foi daqueles momentos da vida que não se esquecem. A água estava a 26 graus. A dureza era de 2DH e o pH a 6,4. A desova aconteceu ao final do dia. A fêmea dirigia-se ao ninho. Dava-se o famoso abraço e os ovos, de cor amarelada, subiam para o ninho. Isto repetiu-se umas quantas vezes até ela deixar de tomar a iniciativa. A fêmea antes da desova estava com a barriga volumosa. Depois via-se uma notável diminuição. O resto foi como já tinha descrito. Quanto à alimentação dos alevins, tinha a vantagem do aquário ser relativamente velho e penso que nos primeiros estágios eles alimentaram-se dos infusórios que por lá andavam. Depois foi artemia recem nascida e pronto. Agora... Para chegarem a adultos com o crescimento completo, exige-se um tanque com mais de 100 litros, muita tpa e comida de qualidade. E pronto, do que me lembro era isto. Editado Dezembro 24, 2014 por Nuno Prazeres 1 Citar Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Pedrosxl Publicado: Dezembro 27, 2014 Autor Publicado: Dezembro 27, 2014 Então para uma possível reprodução temos que ter um aquário de 100l?Se nascerem num de 40l só para esse efeito será dificiel ter êxito?o objetivo seria que eles nascerem num mais pequeno e semanas depois mudá-los,mas se calhar não tenho condições para tal. Já agora não tem problema nenhum em usarem o tópico,é mesmo para isto😀 Cumprimentos Citar
Nuno Prazeres Publicado: Dezembro 27, 2014 Publicado: Dezembro 27, 2014 Eu falo por experiência própria. Por muitas TPAs que fizesse, foram raros os peixes que consegui fazer crescer até um tamanho decente se não tinha um volume de jeito. Mas grande parte disto passou-se há mais de 20 anos. Entretanto houve quase meia centena de gerações da maior parte das espécies comuns que nasceram em cativeiro por isso admito que hoje em dia seja mais fácil. A qualidade da filtragem e da alimentação também terá aumentado. Citar Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Filipe Coutinho Publicado: Dezembro 29, 2014 Publicado: Dezembro 29, 2014 On 27/12/2014 at 20:33, Nuno Prazeres disse: Eu falo por experiência própria. Por muitas TPAs que fizesse, foram raros os peixes que consegui fazer crescer até um tamanho decente se não tinha um volume de jeito. Mas grande parte disto passou-se há mais de 20 anos. Entretanto houve quase meia centena de gerações da maior parte das espécies comuns que nasceram em cativeiro por isso admito que hoje em dia seja mais fácil. A qualidade da filtragem e da alimentação também terá aumentado. Pois, mas é pena que essa capacidade das espécies se adaptarem as leve a "abdicar" de algumas das suas caraterísticas primitivas... Por isso devemos ter o cuidado de manter as carasterísticas do aqua o mais fieis às do biótopo de origem. Citar
Recommended Posts