Joaquim Machado Publicado Dezembro 17, 2014 Publicado Dezembro 17, 2014 (editado) Boa noite a todos, Daqui a uns tempos vou começar a adquirir todo o material necessário para montar um aqua completamente bem plantado com as medidas 120*50*50 (300 lts) e tenho algumas dúvidas na calha a escolher, estas são as minhas 3 opções: Beamswork hi lumen v2 120: Características: http://www.ecoarium.pt/hi-lumen-v2-120-plant-version/ Zetlight Lancia ZP4000-1200: Características: http://www.ecoarium.pt/zetlight-lancia-zp4000-1200-plant/ e Odyssea Quad T5HO: Características: http://www.ecoarium.pt/odyssea-quad-t5ho-series-120-140/ Isto porque tenho algumas reservas porque nunca utilizei sistemas Leds e a questão dos lumens para tantos litros tenho dúvidas. Espero pela vossa ajuda Editado Dezembro 17, 2014 por jaugusto_117 - Rock Climb - The Woods -
j-santos Publicado: Dezembro 18, 2014 Publicado: Dezembro 18, 2014 boas a minha opiniao é que a t5 é mais do que suficiente, mas tem os seus Q´s.... pessoalmente optava por a segunda que quanto a mim é a melhor e se eventualmente dentro de uns meses nao chegasse colocava outra igual, pode ser mais caro no investimento,mas poupas na fatura da luz e na troca de lampadas.... ainda que por vezes nao se faça muito as contas a isso se trocares as 4 t5 todos os anos nunca vais gastar menos de 50€, com os leds nao tens esse problema e enquanto o aquario está a ganhar massa vegetal uma chega perfeitamente e ainda podes controlar as intensidades o que com as t5 nao consegues.... 1 abraços joao santos
Joaquim Machado Publicado: Dezembro 18, 2014 Autor Publicado: Dezembro 18, 2014 boas a minha opiniao é que a t5 é mais do que suficiente, mas tem os seus Q´s.... pessoalmente optava por a segunda que quanto a mim é a melhor e se eventualmente dentro de uns meses nao chegasse colocava outra igual, pode ser mais caro no investimento,mas poupas na fatura da luz e na troca de lampadas.... ainda que por vezes nao se faça muito as contas a isso se trocares as 4 t5 todos os anos nunca vais gastar menos de 50€, com os leds nao tens esse problema e enquanto o aquario está a ganhar massa vegetal uma chega perfeitamente e ainda podes controlar as intensidades o que com as t5 nao consegues.... Obrigado j-santos, realmente é bem pensado o que dizes, e não é pelo preço da calha porque as 3 são preços mt próximos, mas sim pela durabilidade das lampadas em relação ao led e a poupança energética obtida pelos led - Rock Climb - The Woods -
j-santos Publicado: Dezembro 18, 2014 Publicado: Dezembro 18, 2014 eu acho que sim..... e mesmo que tenhas de colocar mais uma dentro de um ano porque vais ter mais massa vegetal e plantas mais dificeis ....... é so adicionares e continuas com a vantagem da poupança de energia e com a durabilidade dos leds....... abraços joao santos
Joaquim Machado Publicado: Dezembro 19, 2014 Autor Publicado: Dezembro 19, 2014 eu acho que sim..... e mesmo que tenhas de colocar mais uma dentro de um ano porque vais ter mais massa vegetal e plantas mais dificeis ....... é so adicionares e continuas com a vantagem da poupança de energia e com a durabilidade dos leds....... Sim é isso que irei fazer, e irá compensar-me mais a longo prazo - Rock Climb - The Woods -
j-santos Publicado: Dezembro 19, 2014 Publicado: Dezembro 19, 2014 ainda bem que pude ajudar na decisao.... abraços joao santos
tmiravent Publicado: Dezembro 19, 2014 Publicado: Dezembro 19, 2014 boas, tenho a primeira led,(versao 90 cm) no desobediência civil podes ver pelas imagens os resultados que se conseguem com essa calha. mais um exemplo para comparação. cumprimentos Malanbuce | Migalhas | Bucephalandra Desobediência civil | CovaMoura | EHEIM 200 | PARALELO39N | LED GU10 Feedback
Recommended Posts