Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa noite a todos,

Daqui a uns tempos vou começar a adquirir todo o material necessário para montar um aqua completamente bem plantado com as medidas 120*50*50 (300 lts) e tenho algumas dúvidas na calha a escolher, estas são as minhas 3 opções:

• Beamswork hi lumen v2 120:

LED149_4T__62457.1405456143.1280.1280.jp

Características: http://www.ecoarium.pt/hi-lumen-v2-120-plant-version/

• Zetlight Lancia ZP4000-1200:

20141118_VRF_ECO_70EDNet_7__31820.141838

Características: http://www.ecoarium.pt/zetlight-lancia-zp4000-1200-plant/

e

• Odyssea Quad T5HO:

Capturar1__07717.1405457356.1280.1280.PN

Características: http://www.ecoarium.pt/odyssea-quad-t5ho-series-120-140/

Isto porque tenho algumas reservas porque nunca utilizei sistemas Leds e a questão dos lumens para tantos litros tenho dúvidas.

Espero pela vossa ajuda

Editado por jaugusto_117
Publicado:

boas

a minha opiniao é que a t5 é mais do que suficiente, mas tem os seus Q´s....

pessoalmente optava por a segunda que quanto a mim é a melhor e se eventualmente dentro de uns meses nao chegasse colocava outra igual, pode ser mais caro no investimento,mas poupas na fatura da luz e na troca de lampadas....

ainda que por vezes nao se faça muito as contas a isso se trocares as 4 t5 todos os anos nunca vais gastar menos de 50€, com os leds nao tens esse problema e enquanto o aquario está a ganhar massa vegetal uma chega perfeitamente e ainda podes controlar as intensidades o que com as t5 nao consegues....

• Votar + 1

abraços

joao santos

Publicado:

boas

a minha opiniao é que a t5 é mais do que suficiente, mas tem os seus Q´s....

pessoalmente optava por a segunda que quanto a mim é a melhor e se eventualmente dentro de uns meses nao chegasse colocava outra igual, pode ser mais caro no investimento,mas poupas na fatura da luz e na troca de lampadas....

ainda que por vezes nao se faça muito as contas a isso se trocares as 4 t5 todos os anos nunca vais gastar menos de 50€, com os leds nao tens esse problema e enquanto o aquario está a ganhar massa vegetal uma chega perfeitamente e ainda podes controlar as intensidades o que com as t5 nao consegues....

Obrigado j-santos,

realmente é bem pensado o que dizes, e não é pelo preço da calha porque as 3 são preços mt próximos, mas sim pela durabilidade das lampadas em relação ao led e a poupança energética obtida pelos led

Publicado:

eu acho que sim.....

e mesmo que tenhas de colocar mais uma dentro de um ano porque vais ter mais massa vegetal e plantas mais dificeis ....... é so adicionares e continuas com a vantagem da poupança de energia e com a durabilidade dos leds.......

abraços

joao santos

Publicado:

eu acho que sim.....

e mesmo que tenhas de colocar mais uma dentro de um ano porque vais ter mais massa vegetal e plantas mais dificeis ....... é so adicionares e continuas com a vantagem da poupança de energia e com a durabilidade dos leds.......

Sim é isso que irei fazer, e irá compensar-me mais a longo prazo

Publicado:

boas,

tenho a primeira led,(versao 90 cm) no desobediência civil

podes ver pelas imagens os resultados que se conseguem com essa calha.

mais um exemplo para comparação.

cumprimentos