machuqueiro Publicado Dezembro 15, 2014 Share Publicado Dezembro 15, 2014 (editado) bom dia mais uma vez preciso da vossa ajuda tenho notado um crescimento demasiado lento no meu aquario bem como ataque de algas castanhas até mesmo em plantas de crescimento rapido rochas etc.! montagem com cerca de 2 anos o substrato fertilizante ja deve estar "gasto" mas coloquei alhumas bolas jbl de fertilizante no areão junto das raizes. aquario 90x38x50 iluminação 2x39w t5 4500 + 6500 k com balastro electronico e um bom reflector filtragem com jbl 900 de cerca de 900 lt. hora teoricos co2 presurizado 1,5 bps poucos peixes, e todos pequenos barbos tigre e neon negros alguns L etc. plantas: rotalas bonsai Pogostemon helferi Marsilea hirsuta Hygrophila polysperma 'Rosanervig' Cryptocoryne undulata Cabomba caroliniana o co2 é muito bem disperso pois a filtragem é forte. fertilização micros sechem flourish nas doses recomendadas fertilização macros tropica alternada com fertilização caseira NPK não tenho testes e sei que talvez seja vago mas se alguem me poder dar algumas dicas agradecia para tentar perceber melhor o meu problema. nota: de momento não tenho testes Editado Dezembro 15, 2014 por machuqueiro Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José Prada Publicado: Dezembro 18, 2014 Share Publicado: Dezembro 18, 2014 Boas, Só com essa informação não é fácil. Fazes injecção de CO2, mas não dizes a concentração que tens na água (1.5bps é muito relativo). Fazes fertilização, mas não tens testes para medir o resultado. E também não dizes qual é a rotina de manutenção (TPA, limpeza do filtro, etc). E já agora... as lâmpadas são novas ou já com muito tempo de uso? Eu aconselhava uns testes de nitratos, fosfatos e CO2... para teres uma ideia se há ou não algum desequilibrio. E que tal umas fotos? Sempre ajudavam. Cumps. Cumps. José Prada aka Micro-Chip Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
machuqueiro Publicado: Dezembro 19, 2014 Autor Share Publicado: Dezembro 19, 2014 (editado) Boas, Só com essa informação não é fácil. Fazes injecção de CO2, mas não dizes a concentração que tens na água (1.5bps é muito relativo). Fazes fertilização, mas não tens testes para medir o resultado. E também não dizes qual é a rotina de manutenção (TPA, limpeza do filtro, etc). E já agora... as lâmpadas são novas ou já com muito tempo de uso? Eu aconselhava uns testes de nitratos, fosfatos e CO2... para teres uma ideia se há ou não algum desequilibrio. E que tal umas fotos? Sempre ajudavam. Cumps. boas tens razão sem testes é dificil tenho que tratar disso. de qualquer maneira posso adiantar que as lampadas são novas, 8h diarias o co2 e a fertilização é toda por escesso. o co2 é a olho um pouco abaixo de ter os peixes a nadar perto da superficie com solenoide funciona ao mesmo tempo da iluminação. as macros são tipo metodo EI as micros conforme a indicação seachem flourish tpa de 60 a 70% semanais ou quinzenais limpeza do filtro a cada 2 meses. antes dos testes me acabarem á dois meses medi: No3 30 Po4 0.5 ph 7 nh3 0 no2 0 gh e kh cerca de 10 gotas antes de mudar de cor ( perdi a bula dos testes da nutrafin) devem estar altos pois tenho pedras seiyru stone. Extranho é que o aquario sempre esteve bem com estas rotinas apenas algumas algas verdes no vidro, e agora de repente comecei a ter as algas castanhas e fraco crescimento. Editado Dezembro 19, 2014 por machuqueiro Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
machuqueiro Publicado: Dezembro 19, 2014 Autor Share Publicado: Dezembro 19, 2014 (editado) update testes da salifert PO4 +/- 0,15 ppm NO3 +/- 30 ppm que será que me falta? ajuda please Editado Dezembro 19, 2014 por machuqueiro Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
andre1991 Publicado: Dezembro 20, 2014 Share Publicado: Dezembro 20, 2014 Claramente devias aumentar o PO4 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
machuqueiro Publicado: Dezembro 21, 2014 Autor Share Publicado: Dezembro 21, 2014 obg Andre ja comecei aumentar os fosfatos e tambem descubri que tinha apenas 6 horas de luz vamos a ver a evolução Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
machuqueiro Publicado: Dezembro 31, 2014 Autor Share Publicado: Dezembro 31, 2014 (editado) boas aqui estou eu de novo a precisar da vossa ajuda aumentei o fotoperiodo para 8 horas,troquei o difusor de co2 por um melhor ( neste momento cerca de 3 bps ) e tambem coloquei mais um vaso de "monte carlo" os testes deram me carencia de PO4 alterei a fertilização e agora tanto os fosfatos como os nitratos ja estão a niveis bons. a nivel de micros continuo a seguir a indicação da seachem flourish noto que o crescimento melhorou a olhos vistos mas tambem um aumento de algas castanhas!! o que estarei a fazer mal? antes tinha lampadas 6500 + 10000k agora 4200 + 6500 será da lampada será que o meu filtro com a flauta agita demasiado a agua e perde se muito co2 (antes usava o bico de pato da jbl, agora passei para a flauta) supostamente boa filtragem boa fertilização bastante co2 e iluminação qb e não vejo melhorias umas boas entradas em 2015 Editado Dezembro 31, 2014 por machuqueiro Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts