Recommended Posts

Publicado

Boas,

Tenho que desmontar um aquário para substituir os dois vidros laterais.

Como é retiro a totalidade da silicone velha? Existe tipo de produto que "dissolva" a silicone ou ajude a soltá-la do vidro?

Sem ser em lojas de aquariofilia, onde é que possivel comprar silicone apropriada para aquários, que se seja inócua para os peixes?

Numa vidreira, que por acaso faz ocasionalmente aquários, disseram-me que customam usar a silicone de colar os espelhos, sem nenhuma reclamação até ao momento. Alguém já usou silicone que não fosse especifica para aquários, com bons resultados? Se sim, qual? Onde comprar?

O Aquário em causa tem 83Cx45Lx55A, com vidro de 8mm, e estou a pensar em colocar travessas francesas e eventualmente furar a base e colocar uma coluna seca.

Relativamente às travessas:

- É recomendável colocar nos quatro vidros, ou basta no vidro frontal e traseiro?

-Que dimensão deverão ter as travessas?Para este caso ou em proporção ao tamanho de um aquário.

-A que altura (distância do topo) devo coloca-las?

Em relação ao furo e coluna seca:

-Que altura deve ter a coluna seca? Ou seja a que altura devo manter o nível da àgua?

-Quais são os cálculos que devo fazer para determinar o diametro do(s) furo(s) na base? Quantos furos devo fazer e porque?

-Em que material devo fazer a coluna seca? Que instrucções especificas, caso estas existam, devo dar na vidreira para o corte do vidro para a coluna?

Agradeço desde já a paciência em lerem um post deste tamanho, e mais ainda qualquer ajuda que me possam dar sobre os tópicos e dúvidas acima mencionadas.

Saudações aquáticas

Ricardo Sousa

Ricardo Sousa (ex-Ulmo) APC#147

Publicado:

Post bem grande

Vou-te tentar ajudar no que sei.

Primeiro o silicone:

- Retiras o maior do silicone com uma lâmina fininha (tipo um x-acto ou uma lamina das da barba daquelas super fininhas e super cortantes). Tem cuidado para não riscares o vidro ou cortares-te na lâmina. Depois com jeito vais tentando descolar o restante. É uma operação para fazer com calma.

-Tens produtos no mercado para disolver silicone mas são bastante caros e depois de descolado o vidro um pouco de palha de aço fininha e cuidado e fica impecável.

-Quanto ao silicone eu uso silicone de aquário. Não é só pela questão dos anti-fungos ou outros mas também pela resistencia. É caro mas ficas seguro e acaba por ser isso o importante.

Coluna seca:

Num aquário desse tamanho a coluna seca vai-te roubar imenso espaço mas tu é que sabes.

-Primeiro começa logo por o furo ter de ser feito a uns bons 5cm dos extremos do vidro para não diminuir a resistencia deste.

-Em relação à altura da coluna seca isso terás de ser tu a decidir a que altura vais querer a água sempre. Aqui em casa deixei a 5cm do topo do aquário.

Nos meus aquários tenho coluna seca. Se fosse hoje não os fazia assim e em vez de furar o fundo furava numa das laterais ou no vidro traseiro. Tinha assim a segurança de um overflow, com a vantagem de não me roubar espaço.

Além do mais a coluna seca tem 2 problemas extra:

- Barulho... a água a escoar faz aquele barulho tipico de ralo e é um pouco dificil de silenciar.

- Peixes. Pois... já por várias vezes fui buscar peixes quer à coluna seca, quer à sump. Se forem peixes de superficie então é prato do dia.

Furos:

Podes querer um ou 2 furos, dependendo de como queres fazer o retorno da água.

Tens um furo mais largo para escoar a água e um mais fino ou igual para o retorno.

Importante antes de furares é teres já todo o material que vais aplicar. Não penses em furar primeiro e comprar o material depois ou vais-te dar muito mal. Em casa para um fluxo de cerca de 2000L/h tenho um tubo de 1/2 polegada para esgotar a água mas isso porque fiz os furos antes de comprar o material e agora tenho que andar com adaptações :cry:

Se comprares as peças antes de mandar furar já as levas contigo e dás ao vidraceiro para ele fazer os furos à medida.

Em relação às travessas para um aquário desse tamanho eu colocava uma central apenas. A largura não te sei dizer, mas há pessoal no forum que saberá de certeza.

E pronto é a minha contribuição :lol:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!