Recommended Posts

Publicado

boas pessoal tenho umas duvidas em relação ao co2 é assim tenho um redutor de pressão com dois manómetros da marca Tmc.quando abro a botija um dos manómetros vai até 51 que é a quantidade que tenho na garrafa de Co2 o segundo manômetro fica em 4 queria regular este para 2 ou 1,5 mas não consigo.este regulador desta marca não dá para regular?

obrigado aguardo ajuda.

Publicado:

boas,

os manómetros não são para regular, são para fornecer indicações.

tenho vários redutores, mas nenhum com 2 manómetros, de qualquer forma julgo que um indica a pressão de funcionamento, em Bar costuma ser entre 50 e 70, o outro manómetro não sei o que indica.

cumps,

Publicado:

Boas,

se não estou em erro:

- o primeiro manómetro indica a pressão de saída da garrafa (dá para ver se a garrafa está a acabar ou não)

- o segundo, a pressão depois do redutor (a pressão de trabalho)

- para reduzir a pressão penso que tenhas de levantar o selo (chapa) que diz TMC, lá deve estar um parafuso.

Atenção, se isso vem assim de fábrica porque vais mudar?

Pressão à mais para o selenoide funcionar?

Vê se tens indicações no manual de instruções ou na net.

Se tiveres dúvidas leva o manómetro a alguém que esteja habituado a mexer nesse material.

Faz tudo com CALMA e SEGURANÇA.

Em caso de dúvida pergunta até encontrares a resposta antes alterar.

cumprimentos

• Votar + 1
Publicado:

obrigado mecenas é isso tudo o segundo manômetro diz a pressão que esta a sair neste momento esta a 4 eu queria meter menos 1.5 ou 2 para começar.

obrigado a todos aguardo mais opiniões
Publicado:

Boas BM-36 tudo bem? Olha não tens uma válvula de agulha?

Sent from my iPhone using Tapatalk

Publicado:

Pois se tiveres e bom afinas bem a saida

Publicado:

boas nuno sim tem mas mesmo assim o manômetro de pressão de saída fica a 4 é normal?queria ajustar para 2 ou 1.5.

Publicado: (editado)

Boas BM-36 talvez consigas regular a entrada dos manómetros abre menos a torneira. Mete foto dos manômetros e da botija aqui para vermos

Abraco

Editado por Nuno Neves
Publicado: (editado)

boas nuno sim tem mas mesmo assim o manômetro de pressão de saída fica a 4 é normal?queria ajustar para 2 ou 1.5.

Boas,

sim é normal.

Para mudares a pressão de saída tens de levantar o selo que diz TMC, a marca redonda!

Alguns redutores não dão para ajustar a pressão nesta fase, são vendidos já calibrados.

Se não tem parafuso debaixo não dá para regular, apenas podes ajustar com a válvula de agulha!

.

Atenção, se não sabes pede a alguém que mexa por ti!

cumprimentos

Editado por tmiravent
Publicado:

ok obrigado pela ajuda, mas sendo assim não vai fazer com que gaste mais CO2?isso não tem grande importância?mesmo assim posso meter 1 bolha por segundo ou tenho que meter menos?obrigado mais uma vez pela ajuda queria meter o sistema a dar mas ainda tenho algumas duvidas

Publicado:

ok obrigado pela ajuda, mas sendo assim não vai fazer com que gaste mais CO2?isso não tem grande importância?mesmo assim posso meter 1 bolha por segundo ou tenho que meter menos?obrigado mais uma vez pela ajuda queria meter o sistema a dar mas ainda tenho algumas duvidas

Só gastas o Co2 que sair no final de linha. (se não existirem fugas).

Se o redutor vem assim de fábrica e funciona o melhor é não inventar... (em equipa que ganha não se mexe!)

Deves calibrar as bolhas por segundo para o nível de Co2 que precisas/queres no tanque. É para isso que serve a válvula de agulha, para fazer esse ajuste fino.

Cada tanque é um caso. Deves ir ajustando com calma, vai observando o tanque.

Se queres começar com 1 bolha por segundo vai testando, provavelmente podes esticar até às 2 ou 4 bolhas por segundo... tudo depende do setup (luz, filtragem, etc).

Suponho que o teu seja 60 x 60 x 60 o que dá +- 200 litros. Comparando com outras montagens com o mesmo tamanho 2 ou 4 bolhas por segundo é capaz de ser bom para começar... (apenas uma sugestão).

aqui tens muita coisa sobre Co2:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=127379

Um bom tópico que vale a pena ler, muitas dúvidas semelhantes às tuas.

Cumprimentos

Publicado:

obrigado mecenas por acaso é um 60x60x60 vou começar devagar e vou analisando mais uma vez obrigado pela ajuda.

se algum tiver mais opiniões são sempre boas para ajudar.