Novo Projecto ;)


Tiago Carneiro

Recommended Posts

Boas Malta,

Vou iniciar um novo projecto, e necessito de opiniões.

Aquário

Cubo 40x40x40 de vidro de 6 mm

Substracto
Ainda por definir ???

Hardscape
Ainda por definir ???

Calha / Iluminação
2 Barras LED, luz branca (6500K)

Filtragem
Filtro Eheim ecco pro 130

CO2
?

Fauna
?

Flora

?

Fertilizações
?

Precisava de ajudar para definir o "recheio", principlamente na fauna, porque são eles que definem tudo o resto. E queria fugir dos típicos peixes de aquário, já pensei em apisto's, etc. Opiniões???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquário pequeno, 40 de frentes logo concordo com apistogramas sim, procura um que gostes mais e opta por um casal desses...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquário pequeno, 40 de frentes logo concordo com apistogramas sim, procura um que gostes mais e opta por um casal desses...

 

Boas Hugo, para além dos apisto's que poderei adicionar mais? Estou a pensar num biótopo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pequena Actualização ;)

Aquário

Cubo 40x40x40 de vidro de 6 mm

Substracto
Em principio não levará, apenas areia branca, que já foi adquirida.

Hardscape
Rochas escuras para fazer contraste?? talvez xisto...

Calha / Iluminação
2 Barras LED, luz branca (6500K) (já comprei o transformador que era o que faltava)

Filtragem
Filtro Eheim ecco pro 130

CO2/ Fertilzação
Ainda não sei? Preciso de ideias...

Fauna
Casal de Apistogrammas ( qual ainda por definir);

Mais???

Flora

Um tronco com anúbias e Musgo apenas.

Ainda, em construção de ideias. Só falta as rochas e o tronco para montá-lo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu tive algumas boas expriências com Apistos (trifasciata, agassizii, borelli) e se há uma conclusão a que cheguei é que, tirando talvez o A. borelli, em menos de 100/120 litros vão estar limitados.

 

Contrariamente ao que o seu tamanho poderia indiciar, não convivem bem com sistemas pequenos.

 

A prova cabal de tal facto é que nunca consegui ter taxas de crescimento aceitáveis em tanques com menos de 300 litros! Cheguei a ter alevins da mesma ninhada em tanques de litragens diferentes (um de 70 e outro de 300) nos quais usava a mesma água e alimentação exatamente igual e a diferença de crescimento era enorme. Mudei os que estavam no pequeno para o 300 litros e recuperaram.

 

Outro aspeto é a qualidade e viabilidade das desovas. Em aquários mais pequenos é muito mais habitual comerem os ovos ou estes serem menos produtivos.

 

Este ponto é relativamente consensual entre os apaixonados por este género de peixes.

 

Posto isto sugeria que pensasses em alternativas.

 

Quando vejo alguém a arrancar com um sistema a minha primeira questão vai para as características da água da companhia. Na minha opinião esse deve ser o primeiro ponto a considerar. As espécies alvo devem ser originárias de habitats com águas de características semelhantes.

 

Se bem me recordo, a região de Valongo e o Porto em geral é servida por águas relativamente brandas e ligeiramente ácidas. Pelo menos isso far-me-ia esquecer os lagos africanos e apostar mais em amazonas, pantanal ou florestas asiáticas ou africanas.

 

Enfim para não fazer mais um aquário praticamente igual a tantos outros, arrisco duas sugestões.

 

Um peixe absolutamente espetacular mas que está um pouco fora de moda é o Trichogaster leeri. Já vi um cubo semelhante a esse com um casal reprodutor adulto, umas Rasbora sp. e umas Botia de pequeno porte. O resultado era verdadeiramente espetacular. Era um tanque aberto com algumas plantas flutuantes que lhe davam um aspeto natural magnífico.

 

Uma outra hipótese são os killies africanos - os Aphyosemion sp. são lindíssimos e muito pouco exigentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu tive algumas boas expriências com Apistos (trifasciata, agassizii, borelli) e se há uma conclusão a que cheguei é que, tirando talvez o A. borelli, em menos de 100/120 litros vão estar limitados.

 

Contrariamente ao que o seu tamanho poderia indiciar, não convivem bem com sistemas pequenos.

 

A prova cabal de tal facto é que nunca consegui ter taxas de crescimento aceitáveis em tanques com menos de 300 litros! Cheguei a ter alevins da mesma ninhada em tanques de litragens diferentes (um de 70 e outro de 300) nos quais usava a mesma água e alimentação exatamente igual e a diferença de crescimento era enorme. Mudei os que estavam no pequeno para o 300 litros e recuperaram.

 

Outro aspeto é a qualidade e viabilidade das desovas. Em aquários mais pequenos é muito mais habitual comerem os ovos ou estes serem menos produtivos.

 

Este ponto é relativamente consensual entre os apaixonados por este género de peixes.

 

Posto isto sugeria que pensasses em alternativas.

 

Quando vejo alguém a arrancar com um sistema a minha primeira questão vai para as características da água da companhia. Na minha opinião esse deve ser o primeiro ponto a considerar. As espécies alvo devem ser originárias de habitats com águas de características semelhantes.

 

Se bem me recordo, a região de Valongo e o Porto em geral é servida por águas relativamente brandas e ligeiramente ácidas. Pelo menos isso far-me-ia esquecer os lagos africanos e apostar mais em amazonas, pantanal ou florestas asiáticas ou africanas.

 

Enfim para não fazer mais um aquário praticamente igual a tantos outros, arrisco duas sugestões.

 

Um peixe absolutamente espetacular mas que está um pouco fora de moda é o Trichogaster leeri. Já vi um cubo semelhante a esse com um casal reprodutor adulto, umas Rasbora sp. e umas Botia de pequeno porte. O resultado era verdadeiramente espetacular. Era um tanque aberto com algumas plantas flutuantes que lhe davam um aspeto natural magnífico.

 

Uma outra hipótese são os killies africanos - os Aphyosemion sp. são lindíssimos e muito pouco exigentes.

 

Boas Nuno,

 

Antes demais, obrigado pelas informações foram bastante úteis e sempre aprender. Deste modo fico já de pé atrás quanto aos apistogrammas, talvez reformule o meu biótopo sul americano.

A minha ideia era ter um casal central, e depois adicionar e rechear a restante população para lhes fazer companhia ;) Mas que casal colocar num biótopo sul americano se não pode ser apistos? ;S

 

Quanto aos trichogaster adoro, são lindíssimos, mas não queria ir muito por ai, já tive, e tendem a crescer e ser agressivos.

 

Porém, gostei bastante da ideia dos killies, mas que colocar juntamente com eles???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Percebo o dilema.

Os killies tendem a ser mantidos em mono espécie pelo que fogem aos teus objetivos.

 

Sugestão: um aquário de biótopo sul-americano mas fugindo um pouco do Amazonas.

O Pantanal brasileiro é riquíssimo. Se gostas de Apistos, o borelli seria no meu entender o mais ajustado. O trifasciata também é de lá mas tenho dúvidas que resulte nessa litragem.

 

Uma nota importante. Os apistos na natureza não são peixes que formem casal. Funcionam muito mais em harém. Por isso eu apontaria sempre para ter trios e não casais. Uma fêmea a mais já seria complicado porque às vezes competem agressivamente quando o espaço é pouco. Para esse tanque o trio era o ideal. O borelli é capaz de ser dos apistos mais pacíficos.

 

Apontando para o Pantanal, há inúmeras espécies que poderão complementar esse trio nomeadamente tetras, corys e loricarideos. Quanto a plantas a escolha é também muito grande.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Percebo o dilema.

Os killies tendem a ser mantidos em mono espécie pelo que fogem aos teus objetivos.

 

Sugestão: um aquário de biótopo sul-americano mas fugindo um pouco do Amazonas.

O Pantanal brasileiro é riquíssimo. Se gostas de Apistos, o borelli seria no meu entender o mais ajustado. O trifasciata também é de lá mas tenho dúvidas que resulte nessa litragem.

 

Uma nota importante. Os apistos na natureza não são peixes que formem casal. Funcionam muito mais em harém. Por isso eu apontaria sempre para ter trios e não casais. Uma fêmea a mais já seria complicado porque às vezes competem agressivamente quando o espaço é pouco. Para esse tanque o trio era o ideal. O borelli é capaz de ser dos apistos mais pacíficos.

 

Apontando para o Pantanal, há inúmeras espécies que poderão complementar esse trio nomeadamente tetras, corys e loricarideos. Quanto a plantas a escolha é também muito grande.

 

Boas Nuno,

 

Quanto aos killies, é dificil, e concordo quanto ao mono espécie, no máximo tinha de combinar duas espécies compatíveis, que existem algumas. Mas está fora de questão.

 

Quanto opinião dos borelli, é uma boa ideia, porque a minha ideia andava a roda de 3 espécies, essa, os triple red ou ramirezi. Mas essa é sem dúvida alguma lindíssima. Quanto ao restante vou pesquisar um bocado. Por acaso não conheces algum site excelente para consultar isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Quanto opinião dos borelli, é uma boa ideia, porque a minha ideia andava a roda de 3 espécies, essa, os triple red ou ramirezi. Mas essa é sem dúvida alguma lindíssima. Quanto ao restante vou pesquisar um bocado. Por acaso não conheces algum site excelente para consultar isso?

 

Quanto ao borellii podes começar por aqui:

http://www.seriouslyfish.com/species/apistogramma-borellii/

 

Outros peixes que são muito úteis em qualquer tanque e que ficam bem neste biótopo (até porque ocorrem na região) são as Corydoras mais concretamente as aeneus (que são provavelmente uma das espécies mais fáceis).

 

Finalmente parece-me que com um cardume duma espécie de tetras da região ficas com o aquário vivo, interessante e realista.

 

Exemplo:

http://www.seriouslyfish.com/species/hyphessobrycon-eques/

 

Quanto a plantas, a Echinodorus tennelus ocorre na região e forma tapetes excelentes para os alevins dos Apistogramma se protegerem.Outra planta da região é a Heteranthera zosterifolia.

 

Ambas se dão razoavelmente bem mesmo sem CO2.

 

 

Aqui encontras algumas fotos sub-aquáticas para te inspirares:

http://wetpixel.com/full_frame/marcelo-krause-pantanal

 

e aqui um video

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Quanto ao borellii podes começar por aqui:

http://www.seriouslyfish.com/species/apistogramma-borellii/

 

Outros peixes que são muito úteis em qualquer tanque e que ficam bem neste biótopo (até porque ocorrem na região) são as Corydoras mais concretamente as aeneus (que são provavelmente uma das espécies mais fáceis).

 

Finalmente parece-me que com um cardume duma espécie de tetras da região ficas com o aquário vivo, interessante e realista.

 

Exemplo:

http://www.seriouslyfish.com/species/hyphessobrycon-eques/

 

Quanto a plantas, a Echinodorus tennelus ocorre na região e forma tapetes excelentes para os alevins dos Apistogramma se protegerem.Outra planta da região é a Heteranthera zosterifolia.

 

Ambas se dão razoavelmente bem mesmo sem CO2.

 

 

Aqui encontras algumas fotos sub-aquáticas para te inspirares:

http://wetpixel.com/full_frame/marcelo-krause-pantanal

 

e aqui um video

 

 

Obrigado pelas dicas, estou neste momento a ler o que mandaste, e estou mesmo inclinado para os borelli, vou é ter que encomendar, pq não vai ser fácil de encontrar ;)

 

Quanto as corydoras vai ser certinho, para remexerem bem aquela areia branca. aliás vou comprar brevemente para um outro aquário ;) Talvez coloque os Loricarideos e uns Ottos para ajudarem nas limpezas e também são dessa região.

 

Em relação ás plantas, tenho que ver bem, porque em termos de hardscape estava a pensar num bloco centrar com muitas rochas com esconderijos e um tronco red moor com plantas agarradas. Mas gostei bastante das aconselhaste, mas já implica arranjar substrato. Estava era a pensar numas flutuantes que são típicas da região, e óptimas para aspirar nitratos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Otos fazem todo o sentido aí.

 

Apenas recomendaria algum cuidado com a possibilidade de sobrepovoares o tanque.

 

Numa situação de normalidade, os borellii irão criar descendência. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Otos fazem todo o sentido aí.

 

Apenas recomendaria algum cuidado com a possibilidade de sobrepovoares o tanque.

 

Numa situação de normalidade, os borellii irão criar descendência. :)

Sim não vou sobrepovoar, estarei atento ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

471_zpsmomabbvg.jpg

 

 

Após algum tempo em Stand by, lá arrancou.

 

Aquário

Cubo 40x40x40 de vidro de 6 mm

Substracto
Areia Branca

Hardscape
Xisto e umas Rochas da JBL


Calha / Iluminação
2 Barras LED, luz branca (6500K)

Filtragem
Filtro Eheim ecco pro 130

CO2
?

Fauna
Brevemente notícias...

Flora

Musgo brevemente e mais...

Fertilizações
?

Opiniões???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.