Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa tarde a todos,

Estou a pensar comprar um filtro um mas tenho uma dúvida quanto ao seu funcionamento.

O filtro uv fica ligado 24h tal como o filtro externo?

Obrigado

Editado por Ang3lo

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

Cumprimentos

Angelo

Publicado:

Boas,

Tens vários tipos de filtros UV, internos, externos, e já dentro dos filtros externos.

Os que são dentro dos filtros externos funcionam o tempo todo que o filtro estiver ligado.

Os outros dois podes pôr as horas que forem necessárias para teres a qualidade da água que queres, por exemplo 10 horas ou 2 horas.

Caso compres um filtro UV externo, para além da potência deves ter em atenção o caudal do filtro, se tiveres um filtro externo de 900l/h deves ter um filtro UV com capacidade de filtrar bem essa quantidade. Tens que pesquisar um pouco na net porque nem todos os filtros UV têm essa indicação.

Cumps

Publicado:

Obrigado Simon pela resposta.

Vou comprar um filtro UV externo e é para ligar ao filtro externo. A questão do caudal já tinha visto e estou a pensar colocar um T mais uma torneira para regular o caudal.

A dúvida é se para ter a água cristalina/limpa preciso de ter o UV quantas horas ligado e se todos os dias?

Cumprimentos

Angelo

Publicado:

se é só para teres agua cristalina , umas 6/8 horas diarias é suficiente.

obviamente se o UV estiver bem dimensionado para o sistema.

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Publicado:

Boas. Nem tanto. 4 horas por dia é mais q suficiente... Eu tenho o meu 3 horas e no domingo, 8. E a agua ta sempre límpida

Publicado: (editado)

Se tiveres um volume de água (que não sei qual) considerável face á capacidade do filtro UV, podes deixá-lo ligado. No meu caso, por exemplo, tenho um aqua de 500l e uma lampada de 9W UV. A esterilização é tão inferior que mal se notam resultados preponderantes no aqua com a lampada ligada 24hrs.

Convém no entanto salientar que o filtro UV serve para esterilizar bactérias, algas e parasitas em suspensão na água. Quando erradiados pela radiação tornam-se esteréis, evitando a sua reprodução. Se o filtro UV for bem condicionado para o teu aquário (potencia W e circulação água) será prudente então regular o funcionamento para 4-6 hrs. As vantagens são importantes pois trazem fortes beneficios para a saude da fauna/flora. No entanto deixo uma ressalva: ao contrário do que se possa dizer, o espectro UV não olha a "boas ou más" bactérias, esteriliza ambas. Logo, para bem do ecossistema e decomposição dos nitritos, nitratos, amónia, etc convém não exceder o tempo de exposição ultravioleta VS colonização de bactérias. Longos periodos de UV (se tiveres uma UV forte para a litragem que possuis) podem destabilizar a concentração de bactérias benéficas para a decomposição quimica do aquário, podendo forçar picos de amónia.

Editado por Renato.Vieira
  • Votar + 2
Publicado:

Bem,

mais palavras para quê?! biggrin.png' alt=':biggn:'> aqui o amigo Renato explicou tudinho.

só uma nota, eu por exemplo tenho cerca de 170L uteis e um UV de 9w e ligado de forma a passar cerca de 400l/h, daí ter so 3h/dia.

Mas para máxima eficiencia deveria ter apenas 150l/h a passar no filtro, mas isso são outras contas, e há praí tabelas q explicam o racio de agua vs potencia da lampada UV.

Se tiveres um volume de água (que não sei qual) considerável face á capacidade do filtro UV, podes deixá-lo ligado. No meu caso, por exemplo, tenho um aqua de 500l e uma lampada de 9W UV. A esterilização é tão inferior que mal se notam resultados preponderantes no aqua com a lampada ligada 24hrs.

Convém no entanto salientar que o filtro UV serve para esterilizar bactérias, algas e parasitas em suspensão na água. Quando erradiados pela radiação tornam-se esteréis, evitando a sua reprodução. Se o filtro UV for bem condicionado para o teu aquário (potencia W e circulação água) será prudente então regular o funcionamento para 4-6 hrs. As vantagens são importantes pois trazem fortes beneficios para a saude da fauna/flora. No entanto deixo uma ressalva: ao contrário do que se possa dizer, o espectro UV não olha a "boas ou más" bactérias, esteriliza ambas. Logo, para bem do ecossistema e decomposição dos nitritos, nitratos, amónia, etc convém não exceder o tempo de exposição ultravioleta VS colonização de bactérias. Longos periodos de UV (se tiveres uma UV forte para a litragem que possuis) podem destabilizar a concentração de bactérias benéficas para a decomposição quimica do aquário, podendo forçar picos de amónia.

Publicado:

Muito obrigado pelas respostas, foram bastante elucidativas.

Dando mais detalhes do meu aquário, é um Aqua com 100*40*50 cerca de 200l brutos e o filtro que vou comprar tem 1000l/h.

Para reduzir o caudal vou colocar um T é uma torneiras, assim sendo quantos watts recomendavam para o meu casa? Mantenho as 3/4 h por dia? Todos os dias ou ao fim‑de‑semana aumento o nr de horas?

Obrigado

Cumprimentos

Angelo

Publicado:

Muito obrigado pelas respostas, foram bastante elucidativas.

Dando mais detalhes do meu aquário, é um Aqua com 100*40*50 cerca de 200l brutos e o filtro que vou comprar tem 1000l/h.

Para reduzir o caudal vou colocar um T é uma torneiras, assim sendo quantos watts recomendavam para o meu casa? Mantenho as 3/4 h por dia? Todos os dias ou ao fim‑de‑semana aumento o nr de horas?

Obrigado

Boas,

Se colocares um T, passas a ter sensivelmente um caudal de 500lh o que significa que precisas de um que consiga filtrar bem essa quantidade, por isso pode ter 9W mas o filtro em si tem 1 metro o que significa que o tempo que a água está exposta é superior a um de 15cm por exemplo e logo mais eficiente.

Para mim só acima de 15W é que compraria, não só mata algas como tudo o resto.

Se quiseres um que aguente o caudal de 1000lh tens por exemplo o Vecton2 300 que aguenta esse caudal e tem uma lâmpada de 15W e até agora só ouvi bem desse filtro.

O que eu quero dizer com isto é que tudo depende do desempenho do filtro, é um rácio que tens que ter em atenção.

Mas um assim talvez 3/4h diárias é mais que o suficiente para teres o aqua impecável ;)

Cumps

Publicado:

Obrigado pela resposta, mas não percebi esta parte " mas o filtro em si tem 1 metro o que significa que o tempo que a água está exposta a um de 15cm"

Não conhecia essa marca, ha em Portugal?

Tks

Cumprimentos

Angelo

Publicado:

Desculpa se fui pouco claro, o que eu quis dizer foi, imagina que tens dois filtros, ambos com uma lâmpada de 9W por exemplo, mas um filtro tem 1 metro de cumprimento e o outro tem 15cm, assim sendo a água no primeiro filtro está muito mais tempo exposto à luz UV e logo é mais eficiente.

O que eu quis dizer com isso foi que na compra tens que ter atenção à potência e watts, e qualidade do filtro. Tudo é importante.

Pelo que sei e vi, esses filtros há na Aquaeden e numa loja também em Benfica q não me lembro do nome. Mas na Aquaeden são têm o melhor preço de mercado que vi.

Eu vou comprar esse mesmo, tenho já na lista de novas coisas a adquirir :)

(Fiz uma investigação bastante exaustiva até chegar a este e a minha bomba tem caudal de 900hl)

Cumps

Publicado:

Ok ok, já percebi e faz todo o sentido o que dizes, quanto mais tempo exposto melhores serão os resultados.

Quanto ao timing em que devo colocar o filtro, eu vou montar o aquário em janeiro (ainda estou a comprar o que me falta) posso começar logo a ligar o Uv ou devo esperar algum tempo até o ligar? Por causa da formação de bactérias...

Cumprimentos

Angelo

Publicado:

Ok ok, já percebi e faz todo o sentido o que dizes, quanto mais tempo exposto melhores serão os resultados.

Quanto ao timing em que devo colocar o filtro, eu vou montar o aquário em janeiro (ainda estou a comprar o que me falta) posso começar logo a ligar o Uv ou devo esperar algum tempo até o ligar? Por causa da formação de bactérias...

Eu recomendaria completares o ciclo nitrogénio (azoto) primeiro e só depois aplicares o filtro UV. Isto por uma questão simples, quando montas um aquário novo o passo essencial a tomar é controlar a colonização rápida e estável de bactérias para contribuirem para a decomposição quimica. Podes fazer isto com comida, mesmo sem peixes. O importante neste processo é colonizar as matérias filtrantes do filtro (no imediato) e areão (longo prazo). Este ciclo em média poderá percorrer durante um mês. É importante respeitares as trocas de água semanais. Por norma,sem peixes diria uma por semana de 50%. Controla a quimica da água com testes disponiveis em qualquer loja. Assim que passares os picos de amónia, regredindo nos valores, podes aplicar o UV e colocar a fauna e flora. Assim não prolongas a corrida do ciclo para a amónia ao esterilizares as bactérias na água suspensa. Só por isso.

Boa aquariofilia.

o que o renato diz é verdade, mas isso não vai influir certamente na desnitrificação do aquario.

onde está a maior concentração de bacterias desnitrificantes (aeróbicas e anaeróbicas) é no filtro e no areão, e não em suspenção na coluna de agua, logo não vai influenciar esse processo.

cada aquario é um caso, tens de observar , e ajustar o tempo de exposição, em função do objectivo que queres tirar da uv.

depois há outra questão muito importante , uv`s chinesas vs uv`s de qualidade...

faz toda a difença, normalmente as chinesas são em vidro, e de canal directo, enquanto que as boas uv`s são em quartzo, e com o canal em espiral, precisamente para que o periodo de exposição seja maior, logo mais eficiente.

Editado por Rui Cardoso
  • Votar + 1

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Concordo com o Rui.

E sim isso de ser chinês ou não faz MT diferença...

Eu era pra comprar um jebo, mas felizmente aquilo foi retirado do mercado, acabei por comprar um aquamedic helix 9w. E a verdade é q não podia tar mais satisfeito...

Editado por vic_nunes
Publicado:

Renato, uma vez que não vou ter plantas durante esse primeiro mês é necessário ligar a luz do aquário?

Eu recomendaria completares o ciclo nitrogénio (azoto) primeiro e só depois aplicares o filtro UV. Isto por uma questão simples, quando montas um aquário novo o passo essencial a tomar é controlar a colonização rápida e estável de bactérias para contribuirem para a decomposição quimica. Podes fazer isto com comida, mesmo sem peixes. O importante neste processo é colonizar as matérias filtrantes do filtro (no imediato) e areão (longo prazo). Este ciclo em média poderá percorrer durante um mês. É importante respeitares as trocas de água semanais. Por norma,sem peixes diria uma por semana de 50%. Controla a quimica da água com testes disponiveis em qualquer loja. Assim que passares os picos de amónia, regredindo nos valores, podes aplicar o UV e colocar a fauna e flora. Assim não prolongas a corrida do ciclo para a amónia ao esterilizares as bactérias na água suspensa. Só por isso.

Boa aquariofilia.

Cumprimentos

Angelo

Publicado:

Ang3lo vou usar o teu tópico para não abrir um novo , espero que não te importes .

Pessoal aquário de discus 211 litros , filtro sera 250 externo ja com o uv de 5w chega ? para os discus devo deixar quantas horas ligado ? ou sera melhor 2 sera 250 com uv ?

Por favor ajudem .