Lucas Arroyo Publicado Dezembro 6, 2014 Publicado Dezembro 6, 2014 Olá a todos e obrigado por me receberem em seu fórum!Venho por meio deste, compartilhar com vocês minha primeira experiencia em aquarismo e laguismo.Interessado por lagos e carpas desde sempre, passava horas observando quando topava com um..Até que juntei coragem e resolvi fazer o meu próprio (sem experiencia nenhuma, apenas curiosidade e internet )Sendo assim, farei um passo a passo com fotos para auxiliar aos aventureiros que possam vir a ter a mesma ideia que eu.VAMOS LA! Este foi o local escolhido, um jardim abandonado no meio da sala de casa em formato de feijão medindo 1,90m x 1,30m (extremidade a extremidade). limpeza da área. Inicio das escavações. Notem que optei por manter minha Rafis que estava la desde o inicio. Limitei a área ao redor das raízes da planta com um vazo de PVC com o fundo cortado para que com o tempo a parede não desmoronasse e as raízes não invadissem o lago. Buraco pronto! Optei por fazer meu lago com um sanduíche de amortecedores e lona de PVC. Primeira camada amortecedora (placas de EVA) evita que as irregularidades das paredes e do fundo furem a lona. Em seguida, primeira camada de lona e segunda camada amortecedora (desta vez, optei por uma coberta grossa que saiu mais em conta e ficou um resultado melhor). Ultima camada de lona. Tive que fazer um pequeno buraco para "vestir" a Rafis. Utilizei pedriscos de fundo de lago para o chão e pedras de arenito vermelhas brutas nas paredes e bordas. *Detalhe para a mangueira que liga a bomba ao filtro e passa por baixo das pedras saindo no canto esquerdo de baixo da foto. ÁGUA! Por dentro da cascata: filtro pressurizado e disjuntor na parede que liga e desliga todo o sistema (bomba e lampada uv) Pro sistema de drenagem, utilizei:1. Bomba ATMAN submersa AT-107 com vazão de 3.500l/h e coluna d'água 3,70m (consumo 86w/h); 2. Filtro pressurizado ATMAN EF-4000uv com lampada uv de 9w. Instalei 2 holofotes de LED na base da Rafis, um mirado para o centro do lago e o outro para a copa da planta. Resultado final! A cascata esconde o filtro e oxigena a água, ao mesmo tempo que embeleza e harmoniza com o som. Acima dela, uma "tampa" feita em madeira compensado e revestida por pedrinhas coladas que serve de apoio para o vaso. Detalhe para a queda d'água e cascata aberta. Primeiros moradores e planta aquática! Hoje, meu lago tem cerca de 6 meses e tenho nele 15 carpas de tamanhos variados e cerca de 30 "paulistinhas". Água cristalina! Faço limpeza do filtro mensalmente e retro lavagem intercaladas (15 dias - retro lavagem com troca parcial de aproximados 20% do volume do lago, passados mais 15 dias limpeza do filtro com mais uma troca parcial de 20% do volume da água do lago, sendo que a água nova é tratada com PRIME para eliminar o cloro). Meu PH ainda gira em torno de 7,0 e temperatura 23ºC. Alimento minhas meninas uma vez ao dia pela manhã. Troquei as pedras por areia fina lavada, e o resultado ficou espetacular Espero que gostem da minha criação e que o tópico ajude a quem estiver iniciando. Minhas carpas ainda são tímidas, então farei um vídeo para mostra-las nadando no lago para vocês verem. Espero críticas, elogios e dicas! Obrigado e abraços a todos!! 1 Citar
Marco Nelson Publicado: Dezembro 6, 2014 Publicado: Dezembro 6, 2014 curti bues, nao me importava de ter 1 lago assim no meio da sala!!! agora era ali uns musgos no meio das rochas e mais umas plantitas e ficava mesmo topo de gama! cumps 1 Citar os meus aquarios: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=235335
warman98 Publicado: Janeiro 3, 2015 Publicado: Janeiro 3, 2015 Gostei imenso! Não sei se usava essa gravilha, mas de resto, grande ideia! Citar Cumprimentos, Antonio Mendes de Almeida MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish
Recommended Posts