Visitante Publicado Novembro 26, 2003 Publicado Novembro 26, 2003 Boas Antes que mais, estive indeciso onde colocar este tópico. Se aqui, se no equipamento, se no geral, mas como o aquário hospital faz falta quando ocorrem doenças ... Hoje de manhã alguns neons e um pitbull surgiram com uns pequenos pontos brancos. Estive a investigar e concluí que se trata da mancha branca. A forma de tratamento que vou optar é a administração de remédio específico no próprio aquário, pois pelo que li este é um daqueles casos em que o tratamento tem de ser feito no próprio aquário para eliminar o parasita tanto nos peixes como na água. Agora a minha dúvida surge no caso de ter sido algo que me obrigasse a recorrer a um aquário hospital. Já li que este aquário deve ser estabelecido utilizando a água de uma troca de água no aquário principal, deve ter uma ligeira decoração que ofereça algum abrigo (algum areão, uma pequena jarra e uma planta artificial), aquecimento e filtragem. A iluminação é dispensável. Ora a minha dúvida é com a filtragem. Se este aquário só é estabelecido quando faz falta, se eu tiver por exemplo um filtro interior motorizado de reserva para esta situação, quando o coloco a funcionar não tenho as colónias de bactérias necessárias estabelecidas. Para referência eu no aquário principal (87L) tenho um filtro interior motorizado. Gostava de saber as vossas opiniões e como resolvem a questão da filtragem no aquário hospital, nomeadamente com que tipo de filtragem (interior, fundo, exterior) e como solucionar a falta das colónias de bactérias. Obrigado. Um abraço Ricardo BORDEIRA Silva
paulo_lourenço Publicado: Novembro 26, 2003 Publicado: Novembro 26, 2003 Eu acho q se pode utilizar parte da materia filtrante do filtro do aqua principial ou um 2filtro q esteja ciclado no aqua principal(1filtro de espuma é o mais indicado). Mas espera por uma 2ª opiniao...
Visitante Publicado: Novembro 26, 2003 Publicado: Novembro 26, 2003 Boas Eu acho q se pode utilizar parte da materia filtrante do filtro do aqua principial ou um 2filtro q esteja ciclado no aqua principal(1filtro de espuma é o mais indicado). Já tinha pensado nisso, mas o filtro que tenho em funcionamento, embora seja compatível com a dimensão do aquário (87L), tem uma esponja relativamente pequena para passar parte para o hospital. Teria de cortá-la tipo numa relação 1/3 e 2/3 e quando precisasse da filtragem no hospital, passar o bloco de 1/3 para o outro filtro, preenchendo o restante com esponja nova. Talvez seja uma solução. Em relação ao ter um 2º filtro ciclado no aquário principal, embora ter 2 filtros em constante funcionamento no quário principal seja melhor (não existe filtragem a mais, certo?), o aquário é pequeno na minha opnião para 2 filtros internos. Assim depois de ciclar o 2º filtro, podia tê-lo em satndby fora de água ou tinha de o manter sempre em funcionamento? Um abraço Ricardo BORDEIRA Silva
maiato Publicado: Novembro 26, 2003 Publicado: Novembro 26, 2003 Hoje de manhã alguns neons e um pitbull surgiram com uns pequenos pontos brancos. Estive a investigar e concluí que se trata da mancha branca. Ricardo ,este não deve ser o tópico onde tratar de doenças mas se são pequenos pontos brancos deve ser Íctio ,mas informa-te bem ou coloca esta duvida na secção das doenças. Um Abraço Pedro
paulo_lourenço Publicado: Novembro 27, 2003 Publicado: Novembro 27, 2003 Ricardo ,este não deve ser o tópico onde tratar de doenças mas se são pequenos pontos brancos deve ser Íctio ,mas informa-te bem ou coloca esta duvida na secção das doenças.Tb penso q se trata de ictio...mas talvez seja apenas uma questao de nome...desde q o medicamento seja apropriado o nome pouco importa. Assim depois de ciclar o 2º filtro, podia tê-lo em satndby fora de água ou tinha de o manter sempre em funcionamento? Fora de agua não poderia estar, dessa forma a colonia de bacterias morria, agora não sei se bastava tar dentro de agua ou necessitava de tar em funcionamento... Alguem sabe...? Mas um filtro de espuma dentro de um aqua com outro filtro não é problematico...se se colocar um ao lado do outro nem sequer há problemas com o caudal...penso eu. Tb há uns produtos no mercado que tem colonia de bacterias(cicle, etc). Mas não sei até q ponto isso é viavel. Há mta gente q diz q resulta...
JP Publicado: Novembro 27, 2003 Publicado: Novembro 27, 2003 Boas, Se realmente forem pequenos pontos brancos que lembram a cabeça de um alfinete, é íctio... Já curei esta doença 3 vezes da mesma maneira, aumentando a temperatura para 30ºC, até ela desaparecer e passado uns dias voltar com a temperatura ao normal, mas atenção que tens de ver se os teus peixes aguentam esta temperatura, senão tens de recorrer a quimicos. Quanto ao aquario hospital, nada de areão nem de filtros ciclados... Os quimicos dos medicamentos (pelo menos em alguns) MATAM BACTÉRIAS, incluindo as do filtro e as que estão no areão... por isso é indeferente estar ciclado pois só vai haver filtragem mecânica. No fim de cada tratamento deve-se desinfectar o aquario, ias ter de lavar o areão cada vez que quisseses voltar a usar o aquario hospital!
paulo_lourenço Publicado: Novembro 28, 2003 Publicado: Novembro 28, 2003 Sim, tb é verdade... nesse caso só restao trocas de agua... Mas para doenças como o ictio ou feridas nas barbatanas(em q não se utilize quimicos dá jeito...assim como para quarentenas ou maternidade.
HomemPeixe Publicado: Novembro 29, 2003 Publicado: Novembro 29, 2003 Olá Ricardo. Estou a trabalhar em Alcochete, por isso pergunto. A que loja de aquariofilia tu vais? E os peixes ainda estam doente? Se quizeres ajuda diz, posso dar uma ajuda na hora de almoço. +351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos
Visitante Publicado: Dezembro 2, 2003 Publicado: Dezembro 2, 2003 Boas Estou a trabalhar em Alcochete, por isso pergunto. A que loja de aquariofilia tu vais?E os peixes ainda estam doente? Se quizeres ajuda diz, posso dar uma ajuda na hora de almoço. Costumo ir a uma loja no Montijo que se não me engano dá pelo nome de Aquanimália. O importante é que sou muito bem atendido e os cuidados que lá têm com os peixes agrada-me. Em relação à doença, depois de ter iniciado o tratamento com o remédio cuja duração era de 5 dias, ao fim de 3 já não descobria pontos brancos. Após os 5 dias (ontem), fiz uma troca de água e vou agora baixar a pouco e pouco a temperatura, que tinha elevado durante o tratamento. Vou também fazer mais 3 aplicações, espaçadas de 3 dias cada para evitar a reinfestação (pelo que li acerca do ciclo do parasita faz sentido). Obrigado pela ajuda. Um abraço Ricardo BORDEIRA Silva
HomemPeixe Publicado: Dezembro 4, 2003 Publicado: Dezembro 4, 2003 No Montijo só conheço o forum montijo e a praça junto a igreija. Onde fica a loja? Gostava de a conhecer. +351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos
Visitante Publicado: Dezembro 11, 2003 Publicado: Dezembro 11, 2003 Boas No Montijo só conheço o forum montijo e a praça junto a igreija. Onde fica a loja? Gostava de a conhecer. Olá Homem-peixe. Desculpa só agora responder mas quis ter a certeza do nome da loja e arranjar a morada e contacto. Então é assim. A loja chama-se realmente AquAnimália e é na Rua Cidade de Évora, 22, Montijo (212314052). Para quem conheça mais ou menos o Montijo a melhor forma de lá chegar é apanhando a circular, ir até à extremidade na qual se encontra a prisão e o Modelo. No entroncamento vira-se à esquerda e começa-se a descer em direcção ao rio. Uns 200m à frente vira-se à esquerda e depois na 3ª à esquerda. A loja fica no início da rua do lado direito. Um abraço Ricardo BORDEIRA Silva
Visitante Publicado: Dezembro 11, 2003 Publicado: Dezembro 11, 2003 Olá Vou acrescentar uma coisa sobre o aquário hospital. Tal como disse o JP muitos dos medicamentos matam as bactérias e por isso não serve de nada ter o filtro ciclado a funcionar no hospital. O que eu acho que é indispensável num aquário hospital é uma bomba de oxigénio e ir fazendo mudas de água do aquário principal para o hospital de modo a evitar o apareceimento de amónia. Brotas
Recommended Posts