Recommended Posts

Publicado
Viva!

Nasceu hoje um pequeno projeto que tem como objetivo único a manutenção em boas condições de cavalos marinhos.

Assim o setup é o seguinte:

Setup:

Aquário com 100l x 60a x 50p com estrutura metálica e madeira negra + Sump

Capacidade 350 litros aproximadamente.

Equipamento previsto:

Iluminação T5 4x39w

Bomba de retorno 5000 a 6000 litros hora

Escumador (ainda em estudo)

Circulação vou tentar fazer apenas com a bomba de retorno.

Rocha e areão:

Rocha viva variada

Branches rocha morta

Areão grosso camada fina apenas para tapar o fundo porque não gosto de aquários sem areia.

Vivos:

Para já não tem nada, nem vai ter durante o primeiro mês.

Ao fim do primeiro mês prevejo que entre uma pequena equipa de limpeza - Turbos, nassarios e uns ermitas.

Daqui a dois meses prevejo colocar alguns corais.

Três meses +- dependendo da disponibilidade do mercado e das condições do aquário devem entrar os cavalos marinhos.

Condições da água:

Temperatura 25ºC - Salinidade 1025.

Daqui a um mês e meio irei baixar a temperatura para 24ºC e salinidade talvez para 1022.

Fotos tiradas de telemóvel:

IMG_2534.jpg

IMG_2533.jpg

Aceito criticas e propostas para melhoramento.

1 Abraço

Heitor Simões

A aprender alguma coisa sobre aquários...

• 2 semanas depois...
Publicado:
Viva!

Ponto de situação do meu projeto.

Com aproximadamente 11 dias fiz os primeiros testes que tinha disponiveis.

Kh - 14

Ca - 420

Mg - 1320

Nitratos - 0

Iluminação 8 horas dia, duas lâmpadas brancas 2 azuis, velhas. Tenciono subir para o numero de horas definitivo nos próximo fim de semana.

Continua apenas rocha e água.

Já apareceram as alguitas...verdes :D

IMG_2568.jpg

Até breve, aceitam-se sugestões.

Heitor Simões

• 1 mês depois...
Publicado: (editado)
Viva!

O meu aquário de cavalos marinhos hoje com 1 mês e 3 semanas sensivelmente encontra-se assim:

Escumador Bubble Magus Nac 7.

IMG_2651.jpg

Bomba de retorno 9000 litros.

IMG_2650.jpg

O que foi feito:

Muda de 95% da água a 10 de Janeiro.

Aumento do período até as 10 horas diárias atuais, e assim penso que vai ficar.

Temperatura 25º, vou baixar para 24º

Salinidade 1024 e para já vou manter.

Vivos, entraram uma pequena equipa de limpeza:

2 - Trochus sp

1 - Astraea tecta

1 - Clibanarius tricolor

Imagem do aquário atuais.

IMG_2635.jpg

Aceito sugestões.

Editado por Heitor Simões

Heitor Simões

• 2 semanas depois...
Publicado:

Olá Heitor.

Parabéns pelo projecto. Vou acompanhar já que ainda por cima também tenho um semelhante que por agora é mais pequeno!

Vou-te falar um pouco do que já retive de experiência própria relativamente à circulação nestes aquários.

O meu aquário é de 125L + Sump e tenho uma eheim de 3000 com a torneira quase fechada (mínimo de caudal.) e mesmo assim cada vez que um dos cavalos passava em frente a saída de água levava um grande empurrão. Tive até de pôr uma curva de 90º de forma a virar a saída de água directamente para o vidro.

Vou este fim de semana alterar o retorno de forma a dividir a saída de água por 4 pontos. Dois perto da superfície e dois perto do fundo

Penso que o ideal é teres uma corrente bastante pequena mas espalhada por todo o aquário, pelo menos é isso que vou tentar!

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
  • 3 meses depois...
Publicado:
Bom dia!

O meu projeto continua a andar mais ou menos conforme o previsto.

Alterações

Troquei o areão branco por areão preto.

Equipamento

Mantêm-se tudo o que estava anteriormente.

Vivos

Entraram corais moles que me foram oferecidos por colegas do hobby aqui da região,

1 Gorgónia

1 Pedra com alguns espirografos.

1 Peixe palhaço que vai sair antes de entrarem os Cavalos Marinhos.

Dificuldades

Tive bastantes dificuldades em acabar com as algas (4 meses....) mas concluí que foi por o sistema estar um pouco estéril sem qualquer vida la dentro, apartir do momento em que coloquei o palhaço tudo acelerou e as algas práticamente estão a zero.

Mantenho algumas dificuldades em fazer descer a temperatura ... ms estou a trabalhar no assunto...

Rotinas

Neste momento apenas faço mudas de água 30 litros 12% +-.

Alimentação para o palhaço

Zooplankton para a gorgonia menella

Próximos passos

Mudar reflectores da calha t5.

Afinar temperatura.

Montar um sistema de reposição de água automático.

Continua a introduzir corais, nomeadamente zoanthus, ricordeas, esponjas em formato tree, gorgónias actinodiscus...

Cavalos prevejo que para o final de setembro início de outubro.

Não irei colocar algas...

Um pequeno video

Obrigado

Quem tiver mudas dos corais que mencionei acima mande fotos e preços.

heitor.simoes@gmail.com

Heitor Simões

Publicado:

bom, cavalos marinhos tem certas necessidades exclusivas.... acho sua bomba de recalque muito forte para os animais!

outra questao importante é a alimentação? cavalos marinho necessitam de alimentação viva e constante e variada, missys, artemenias copepoides e etc.

necessita tambem de pontos de ancoragem entao algumas algas seriam de bom grado para ele!

nao deve-se misturar outros peixes com os cavalos pois como seu nado lento eles perdem na disputa pela comida

considero um ser de muito dificil trato, e nao os mantenho em meu aquario.

Aqui no Brasil, muitas especies sao de comercio proibido entao resolvi nao te-los

abraço

Publicado:

bom, cavalos marinhos tem certas necessidades exclusivas.... acho sua bomba de recalque muito forte para os animais!

outra questao importante é a alimentação? cavalos marinho necessitam de alimentação viva e constante e variada, missys, artemenias copepoides e etc.

necessita tambem de pontos de ancoragem entao algumas algas seriam de bom grado para ele!

nao deve-se misturar outros peixes com os cavalos pois como seu nado lento eles perdem na disputa pela comida

considero um ser de muito dificil trato, e nao os mantenho em meu aquario.

Aqui no Brasil, muitas especies sao de comercio proibido entao resolvi nao te-los

abraço

Olá Mauricio.

Concordo com a bomba mas isso ele logo vê e resolve, como já tinha dito.

Quanto a comida congelada, eles adoram mas os criados em cativeiro já estão bem habituados a comida congelada. Toda excepto artémia que não tem qualquer valor nutricional para eles...

Quanto a mistura com outros peixes, há alguns com os quais se podem misturar sem qualquer problema, mas a maioria é como dizes...

Precisam mesmo de sossego. :smile2:

Heitor, essa do areão não sei se será boa jogada por causa de uma coisa. Eu só de retirar muita da caulerpa que tinha no aquário o macho ficou bastante escuro. Não sei se o areão preto não terá um efeito do género já que eles gostam muito de se camuflarem mas lá está, isto se quiseres puxar pelas cores deles... biggrin.png' alt=':biggn:'>

Só agora vi o video. Está com óptimo aspecto!!!! ;) Gostei!

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Publicado:

Boa tarde Gonçalo! infelizmente aqui no Brasil nao encontramos cavalos marinhos criados, sao todos capturados e nos foruns daqui desaconselhamos em manter cavalos marinhos em cativeiro.... as dificuldades sao muitas e o animal acaba por morrer.

abraço