Samufish Publicado Novembro 26, 2003 Publicado Novembro 26, 2003 Tenho um aquario Bluedream de 120L (80x30x50) com bomba de 300 L/H com filtro biológico e carvão activado, Termostato de 100W e lampâda Day Light. O aquário tem estado bem ao longo de 1 ano e resolvi agora fazer uma limpeza geral pois estava muito sujo e com plantas em excesso. Passei os meus peixinhos para outro aquário mais pequeno de 60L: 1 plecostomus 1 Tubarão Bala 1 Tubarão Martelo 1 Cauda de espeda 1 Corydora 3 Neons 2 peixinhos vermelhos que não sei a espécie... talvez me possam ajudar... está numa das fotografias. Passei o areão por água para remover a porcaria e a água saia castanha tipo lama as primeiras vezes. Voltei a colocar no aquario e coloquei algumas plantas novas e uma selecção das antigas. quanto aos filtros só passei uma vez por agua para não os limpar completamente. Voltei a encher o aquario utilizando um produto da aquasafe para tratar a agua. Deixei repousar e passado alguns dias mudei os meus peixes menos o plecostomus e o tubarão bala. O aquário manteve-se limpo. Passado alguns dias mudei o Plecostomus e o Tubarão bala. No dia seguinte o aquário estava como podem observar pelas fotografias. Alguem me pode ajudar? Será o Plecostomus ou o tubarão bala a fazer estes detritos todos? como posso tratar deste assunto? Presumo que vou ter que aspirar o aquário de 3 em 3 dias senão isto vai ficar tudo sujo outra vez... Agradeço a ajuda que me possam dispensar visto que sou um novato na aquariofilia. Obrigado. Atenciosamente, Samuel Silva.
matrix69 Publicado: Novembro 26, 2003 Publicado: Novembro 26, 2003 ola na minha modesta opiniao acho que nao te deves preocupar mto com isso pq esse dejectos ate vao adubando o areao e sempre que fizeres a troca parcial de agua das uma aspiradela mas e melhor esperares por comentarios de alguem mais entendido que eu matrix69
Visitante Publicado: Novembro 26, 2003 Publicado: Novembro 26, 2003 isso n é nada, sao as "caganitas" dos peixes, é inevitavel que aparessam
caotropheus Publicado: Novembro 26, 2003 Publicado: Novembro 26, 2003 Exactamente para facilitar a limpesa do fundo do aquário, desde há alguns anos para cá que não coloco material de fundo nos aquários. Quando mudo água, aspiro todos os dejectos do fundo.
REDRUM Publicado: Dezembro 1, 2003 Publicado: Dezembro 1, 2003 Caotropheus não tens areão nem plantas, só o fundo de vidro? "I wander out where you can't see... Inside my shell, I wait and bleed"
Visitante Publicado: Dezembro 2, 2003 Publicado: Dezembro 2, 2003 Samufish Normalmente quando algum peixes (ou peixes) defeca em quantidades demasiadas, é sinal que estão stressados. Isso dá-se, por exemplo, nas trocas de aquarios, ou trocas de agua. O peixe fica nervoso e defeca em quantidades nunca antes vistas. Chegamos a pensar.. "Onde é que ele vai buscar tanta quantidade?!". Não te preocupes, isso é normalissimo. Com o passar dos dias (pelo menos 3) vais reparar que tudo voltará ao normal e o peixe defecará nos periodos normais de tempo. Quanto aos detritos que já estão no fundo do areao.. penso que nao seria má ideia "tentar" aspira-los. Digo "tentar" porque se nao conseguires aspirá-los facilmente, mais vale deixa-los onde estao. Tenho ouvido pessoas que dizem que quando aspiram o areao, levantam mais lixo para a agua do que aquele que aspiram. Espero ter ajudado Evolute
Visitante Publicado: Dezembro 3, 2003 Publicado: Dezembro 3, 2003 Tenho ouvido pessoas que dizem que quando aspiram o areao, levantam mais lixo para a agua do que aquele que aspiram. Tambem acho, a mim acontece-me o mesmo, levanta-se muito lixo, mas quando o faço, é realmente por necessidade, e opto por limpar o areão e depois substituir 20% a 30% da agua logo imediatamente para que a agua não fique poluida por muito tempo.
Visitante Publicado: Dezembro 4, 2003 Publicado: Dezembro 4, 2003 Olá a todos, Samufish, antes de mais parabens pelos teus aquarios..... tao mt fixes..... Eu tb queria ter 2 aquarios desse tamanho no meu quarto.... :PEnfim Agora quanto ao teu problema dos detritos, na minha opinião , esse aparecimento de detritos deve-se à extremamente fraca potência da tua bomba para a litragem do teu aquário, como tal, nao gera o movimento necessário para que os detritos que são levantados pela agitação dos peixes sejam apanhados pela entrada do filtro. Regra geral, um filtro deve fazer entre 5 a 6 vezes o volume de agua do aquário por cada hora, o teu apenas faz 2 vezes e tal..... Penso que seja disso, pelo menos é a unica coisa que me ocorre... Tenta arranjar um filtro mais potente...... Um Abraço Hugo
Samufish Publicado: Dezembro 4, 2003 Autor Publicado: Dezembro 4, 2003 Normalmente quando algum peixes (ou peixes) defeca em quantidades demasiadas, é sinal que estão stressados. Isso dá-se, por exemplo, nas trocas de aquarios, ou trocas de agua. O peixe fica nervoso e defeca em quantidades nunca antes vistas. Chegamos a pensar.. "Onde é que ele vai buscar tanta quantidade?!".Não te preocupes, isso é normalissimo. Com o passar dos dias (pelo menos 3) vais reparar que tudo voltará ao normal e o peixe defecará nos periodos normais de tempo. Obrigado pelos vossos comentários. Realmente o Evolute tinha razão. Os peixes andam mais calmos e os detritos que fazem agora é o normal que penso conseguir limpar na limpeza que faço de 15 em 15 dias juntamente com a mudança de água. Comprei um aspirador muito bom a pilhas que enquanto aspira a porcaria aspira logo a áqua, o que torna mais rápida a mudança de água. Quanto à bomba para já tem servido mas no futuro se mantiver este aquário penso retirar a parede lateral onde está o filtro e colocar o filtro externo. Ai sim, vou pensar num motor mais potente. Cumprimentos, Samu.
MotarSolitario Publicado: Dezembro 4, 2003 Publicado: Dezembro 4, 2003 quanto a esses detritos eles nao sao muito progediciais, mas podes sempre sinfunar o areao tempos a tempos. quanto ao peixe que nao sabes o nome se for o da 3ª foto a contar de baixo, parece-me um tetra-serpae ou hyphessobrycon serpae.
lanheses Publicado: Agosto 17, 2010 Publicado: Agosto 17, 2010 Obrigado pelos vossos comentários. Realmente o Evolute tinha razão. Os peixes andam mais calmos e os detritos que fazem agora é o normal que penso conseguir limpar na limpeza que faço de 15 em 15 dias juntamente com a mudança de água. Comprei um aspirador muito bom a pilhas que enquanto aspira a porcaria aspira logo a áqua, o que torna mais rápida a mudança de água. Quanto à bomba para já tem servido mas no futuro se mantiver este aquário penso retirar a parede lateral onde está o filtro e colocar o filtro externo. Ai sim, vou pensar num motor mais potente. Cumprimentos, Samu. Ola Samusfish Em vez de tirar a parede pensa em um motor mais potente para o filtro interior e mais tarde arranja um filtro exterior... Assim podes conjugar um com o outro.. Simples, a saída do filtro externo entrar no filtro interno e o motor mais forte no filtro interna para garantir algum vazamento do filtro externo... Assim garantes uma grande filtragem de agua e uma baixa agitação de agua no aqua.. Pjsm
lanheses Publicado: Agosto 17, 2010 Publicado: Agosto 17, 2010 Ola SamusfishEm vez de tirar a parede pensa em um motor mais potente para o filtro interior e mais tarde arranja um filtro exterior... Assim podes conjugar um com o outro.. Simples, a saída do filtro externo entrar no filtro interno e o motor mais forte no filtro interna para garantir algum vazamento do filtro externo... Assim garantes uma grande filtragem de agua e uma baixa agitação de agua no aqua.. Falso Alarme... Não tinha visto a data De qualquer forma, fica a ideia Pjsm
Recommended Posts