Recommended Posts

Publicado:

Já agora dizem que não é ictio e eu acredito mas não dizem o que pode ser......

pode ser e quase de certeza será devido a um problema na qualidade da agua....

e se com as tpas mais pequenas e frequentes está a resultar deve ser mesmo da qualidade da agua,

Eu estou a fazer as tpas.

Algumas das pintas desapareceram mas ainda existem algumas na cauda...

continua a fazer as tpas e vais ver que ficas com os peixes limpos ...... mas depois mantem uma rotina de tpas para que nao volte a acontecer, costumas sinfonar o fundo do aquario?

abraços

joao santos

Publicado:

Sempre que faço as tpas "aspiro" o areão isto de 2 em 2 semanas pois todas as semanas é um bocado dificil.para mim.

Pelos testes a agua encontra-se bem...

Publicado:

pois mas devia ser sinfonado a cada tpa.... para que fique limpa.... e os dejetos nao se transformarem em amonia

podes ter tido um pico e a causa das manchas foi essa

e de duas em duas semanas nao achas poucas tpas??

abraços

joao santos

Publicado:

Eu disse que estava a sinfonar a cada tpa.

Quanto a amonia está a 0 e eu já tenho o filtro a trabalhar a algum tempo com siporax mini para + de 300l(usei mini para dar para mais e ocupar pouco espaço).

O filtro é um ehiem 2026 pro II que dá bom conta do recado, ainda tem lã e esponja azuis.

Quanto as tpas os testes a cada 2 semanas encontram-se dentro de parametros por isso acho que são suficientes.

Publicado:

ok.....

mas por vezes os peixes falam mais alto que os testes....

abraços

joao santos

Publicado: (editado)

Já agora dizem que não é ictio e eu acredito mas não dizem o que pode ser......

Olá Hugo, as perguntas que tu fazes... :)

Geralmente são pequenas colónias de A. hydrophyla que vive encistada junto aos raios das barbatanas ( lepidotríquias) e Fusarium sp (mais o solani) juntos ou não, pelo menos das vezes que tive oportunidade de ver e foi mais que uma.

TPA`S de 2 em 2 semanas não chega! Qualquer sistema com discus alimentados com equilibro, forma mais de 10ppm de NO3 por semana!

Com carne e afins pode chegar aos 30ppm/semana e 5ppm de Fosfato! É fazer as contas no tempo...

Isto sem que haja algum consumo por plantas.

Caro, não basta que a amónia esteja a zero para que haja o presuposto de não haver problema, peixes como este e outros carecem de Nitrato baixo!

Meça o Nitrato ANTES da sua tpa bimensal...

Existem determinadas bactérias e também fungos em que o seu numero, são directamente proporcionais á matéria orgânica e azoto total no sistema, é a Natureza a funcionar.

cpts

Editado por Hugo Santos

frame.jpg

Como apenas dou 1 vez por dia granulado da SERA e o aquário está bem plantado como podes ver na imagem, as plantas neste momento até estão e tocar no topo e a ficar curvadas acho que aguenta bem as 2 semanas mas posso ver se consigo passar para 1 por semana.

Já agora qual é o máximo de nitratos que aconselhas tendo discus no aquário?

Editado por Abílio Costa
Publicado:

Como apenas dou 1 vez por dia granulado da SERA e o aquário está bem plantado como podes ver na imagem, as plantas neste momento até estão e tocar no topo e a ficar curvadas acho que aguenta bem as 2 semanas mas posso ver se consigo passar para 1 por semana.

Põe os testes.

O NO3 para mim, não deve passar os 10ppm em discus pequenos e 20 aquando adultos.

cpts

frame.jpg

Hugo, um dos meus discus tem uns pontos destes numa das barbatanas. Tenho mudado prai 10L de agua todos os dias, mas continua na mesma.... :(

Eles estão os 6 num aqua de 240L brutos, é capaz de ser mt pequeno não? Tou a espera que o outro fique pronto para os receber....

Também andei um bocado preocupado a pensar que era ictio.

Outra coisa que me preocupa é que o ph está constantemente a cair, dai trocar agua todos os dias.

Talvez seja melhor muda-los o mais rapidamente possível.

Outra coisa que reparei e que os meus neos e o cardinais estão com a doença dos tetras. Mas já estão no aqua principal, falei com o Nuno e em principio não a muito a fazer senão apanhar os infectados e esperar que os outros se safem...

Tou com um ganda sina...

Editado por Piraya
Publicado:

o máximo de nitratos???????

os nitratos quando conseguem ser medidos já sao demais.......nunca devias ter nitratos a ponto de te acusar nos testes .......

abraços

joao santos

Publicado:

Obrigado pelas explicações j-santos e Hugo Santos.

Hugo Santos lol eu não faço as perguntas só porque me apetece meter contigo (convosco), achei que seria mais interessante completarem os vossos comentários pois percebia-se que sabiam do que falavam e sabiam à partida o que seria, assim o tópico ficou mais completo, digam lá que não ficou melhor? ;)

J-Santos, quem tem discus com plantas tem forçosamente que ter nitratos, aliás nitratos é o resultado natural de um aquário devidamente maturado.... não penso que estejamos a falar de um aquário de criação de discus....

Agora sim concordo quem tem discus e plantas tem que arranjar um compromisso no limite da saúde dos discus e das plantas....

Publicado:

Hugo, um dos meus discus tem uns pontos destes numa das barbatanas. Tenho mudado prai 10L de agua todos os dias, mas continua na mesma.... :(

Eles estão os 6 num aqua de 240L brutos, é capaz de ser mt pequeno não? Tou a espera que o outro fique pronto para os receber....

Também andei um bocado preocupado a pensar que era ictio.

Outra coisa que me preocupa é que o ph está constantemente a cair, dai trocar agua todos os dias.

Talvez seja melhor muda-los o mais rapidamente possível.

Outra coisa que reparei e que os meus neos e o cardinais estão com a doença dos tetras. Mas já estão no aqua principal, falei com o Nuno e em principio não a muito a fazer senão apanhar os infectados e esperar que os outros se safem...

Tou com um ganda sina...

esse problema da queda do ph, é uma consequencia do excesso de materia organica no aquario.

passei pelo mesmo problema no meu aquario de discus.

tens de sifonar muito bem o aquario com regularidade , e ter o/os filtro/s sempre limpos.

só por curiosidade como estão os nitratos?

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Publicado:

Obrigado pelas explicações j-santos e Hugo Santos.

Hugo Santos lol eu não faço as perguntas só porque me apetece meter contigo (convosco), achei que seria mais interessante completarem os vossos comentários pois percebia-se que sabiam do que falavam e sabiam à partida o que seria, assim o tópico ficou mais completo, digam lá que não ficou melhor? ;)

J-Santos, quem tem discus com plantas tem forçosamente que ter nitratos, aliás nitratos é o resultado natural de um aquário devidamente maturado.... não penso que estejamos a falar de um aquário de criação de discus....

Agora sim concordo quem tem discus e plantas tem que arranjar um compromisso no limite da saúde dos discus e das plantas....

Boas Hugo, peço desculpa pelo comentario mas é o que dá ler as pressas eu pensei que ele tivesse a perguntar pelos nitritos.....

mas os nitratos o Hugo já tinha respondido.....

abraços

joao santos

Publicado:

Boas Hugo, peço desculpa pelo comentario mas é o que dá ler as pressas eu pensei que ele tivesse a perguntar pelos nitritos.....

mas os nitratos o Hugo já tinha respondido.....

Calculei que fossem os nitritos que querias referir mas .... quem sou eu :P

Publicado:

Calculei que fossem os nitritos que querias referir mas .... quem sou eu :P

tanto como eu ...... :smile2::smile2::smile2:

abraços

joao santos

Publicado:

Acabei de medir e os nitratos estão entre 10 e 25 mas mais perto do 10 (nitritos a 0).

Quanto aos discus isto não é um aquário de criação, é apenas um comunitário.

Mais tarde coloco fotos para verem como está bem plantado e a necessitar de uma poda ;)

Publicado:

e quando foi a ultima tpa?

se é como ele diz tem sido diarias ......

ele pode tirar as suas conclusoes...... :thumbup3::thumbup3:

abraços

joao santos

Publicado:

se têm sido diarias e tens esses valores , imagina fazendo tpa de 2 em 2 semanas...

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Publicado:

se têm sido diarias e tens esses valores , imagina fazendo tpa de 2 em 2 semanas...

bowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdown

abraços

joao santos

Apesar de continuar a fazer as tpas o valor não desce, mantem-se sempre entre o 10 e o 25. Já se encontrava assim antes de começar a fazer as tpas diárias...

Possivelmente os testes podem estar a funcionar mal.

Alguém aconselha algum tipo de teste/marca para eu fazer o despiste?

Aqui estão as imagens:

http://i28.photobucket.com/albums/c212/abiliocosta/Mobile%20Uploads/IMG_20141212_181642_zpsf5ac503f.jpg

http://i28.photobucket.com/albums/c212/abiliocosta/Mobile%20Uploads/IMG_20141212_181652_zpsdf9aa587.jpg

Editado por Abílio Costa
Publicado:

vai mantendo as tpas diarias como tens feito durante esta proxima semana e sempre aspirando o fundo..... no final da semana faz as mediçoes novamente.

mede tambem a tua agua que usas para fazer as reposiçoes, pode ja trazer no3......

abraços

joao santos