Recommended Posts

Publicado

Ora Boas a todos, conforme indica o tópico vou montar um aqua com as dimensões 110 x 50 x 50 ( c x l x a ) cerca de 275 litros mais sump de 70 x 30 x 50 ( c x l x a )

Ora já li imensos tópicos mas claro há sempre o medo de fazer algo errado e por isso conto com a ajuda de todos de modo a fazer isto bem a 1ª :)

As medidas da sump não dá para alterar pois o aqua fica num balcão e o espaço da sump é a justa para lá, e fica lateral ao aqua nao por baixo, depois vou ter que fazer um armário para tapar e deixar tudo bonitinho.

As duvidas para já são na saída da agua para a sump e sobre alguns equipamentos a utilizar.

O aquário vai ser feito a medida para o espaço mas 1º tenho que fazer o projecto como deve ser.

Estava a pensar em fazer a sump colada a lateral do aqua e fazer um pente a cerca de 4 / 5 cm de topo do aqua para a agua cair na sump e depois através de uma bomba de retorno cerca de 1000 litros/ h envio a agua já tratada novamente para o aqua.

Também ja me aconselharam fazer o aqua e a sump separadas e fazer 2 furos, 1 para o retorno cerca de 25 mm diâmetro e outro para a saída do aqua cerca de 35 mm usando 1 joelho em pvc virado ao contrario para retirar a agua.

Qual destas 2 opções vos parece a mais adequada??

Na sump vou ter zona de filtragem mecânica, ( vou usar espuma dos acabamentos dos pedreiros ) zona para as cerâmicas , zona do escumador, zona de repouso e zona para a bomba de retorno.

Em relação ao material que vou usar:

Vou usar escumador bubble magus curve 5

Bomba de retorno AQUABEE UP 1000 de 1000 l / hora

Bomba de circulação ainda não sei bem o que comprar espero um conselhos :)

Iluminação pois aqui estou mesmo a escuras. Eu vou querer ter anénomas e rocha viva portanto vou precisar de ter iluminação, mas o que me aconselham?

Em relação a agua como vou a Figueira da Foz todos os fim de semana vou trazendo agua para as TPA e sendo um aquário da costa penso que não há problema em relação a isso certo?

Sim também sei que vou ter que ter um chiller mas ainda tenho tempo até pensar nisso ehehehehhe

Agradeço desde já a todos pela ajuda :) Falem mal que também não há problema nenhum :)

Publicado: (editado)

Em relação ao aquario, ou fazes a dita "sump" na traseira, ou tb podes fazer uma coluna seca.

rouba algum espaço interior ao aquario, mas para mim é a melhor solução.

quanto á sump, parece-me bem como indicas, a unica coisa que acho curta é a bomba de retorno.eu punha pelo menos 2000 l/h.

tambem não sei que espuma é essa, caso tenhas ceramicas suficientes, acho que podes dispensar a dita espuma.

bomba de circulação é uma ferramenta essencial, para teres uma ideia eu no meu aquario da costa que tem 80 litros tenho uma bomba de circulação de +- 2000 l/h.

iluminação não precisas de nada muito potente, as anemonas gostam de luz, mas nada muito exagerado.eu tenho 2xt5, 1 branca e uma azul e chega bem.

a agua do mar, pelo menos para o arranque acho essencial.

depois para as tpa`s se nao tiveres hipotese de recolher agua podes fazer.

o ideal obviamente é usar agua do mar sempre, mas se não tiveres hipotese ou paçiencia para isso, podes fazer.

a rocha viva que falas é recolhida do mar certo?ou vais comprar?

Editado por Rui Cardoso

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Publicado:

Obrigado Rui pela tua resposta, desculpa este tempo todo mas a semana é complicado porque trabalho muita hora e a noite.

Em relação a saída de agua acho que vou roubar a ideia de um utilizador aqui do forum e fazer isto: GZjipz.jpg

A bomba de retorno de 2000 l/h não será demais?? Não ficara com muita corrente na sump e depois a filtragem não ira perder com isso??

Em relação a bomba de circulação eu tenho uma de 2000 l/h num mini aqua de 30 litros só com camarões para a pesca e eles não reclamam com isso, acho que até gostam porque metem-se a frente dela ehehehhe.

A minha duvida é se uma wave maker de por exemplo 8000 ou 10000 l/h chega ou se é preciso mais que uma dentro do aquário?

A rocha viva sei que poderia apanhar no mar mas também sei que não fará o mesmo que a rocha viva que se compra, por ser menos porosa, e também é muito difícil encontrar uma bonita com orifícios para os camarões e os cabozes se esconderem, por isso acho que vou optar por comprar.

No fundo do aqua é que ainda estou indeciso, não sei se meta areia da praia ou se meta algum tipo de areia comprada.

Para encher o aqua e para as TPA vou usar sempre água do mar a não ser que ele não deixe ir buscar.

Na filtragem mecânica a esponja é só para tirar os resíduos maiores evitando assim que se decomponham, essa esponja e para ser limpa todos os dias.