RicSilva Publicado Novembro 24, 2014 Publicado Novembro 24, 2014 Boa noite Quero aumentar a iluminação do meu aquário pois a que tenho não chega para as necessidades de certas plantas. O aquário tem cerca de 100 litros (80 cm de comprimento) e 35 cm de altura de coluna de água. Atualmente tem uma tampa que tem duas lâmpadas T5 de 24W, o que é pouco. Pretendo então fazer uma modificação na tampa e colocar ou 3 x 24W (72W) ou 4 x 24W (96W). Eu sei que aumentar a potencia da iluminação tenho de entrar com o CO2. Mas isso não será problema. Agora a questão é: Se colocar só 72W tenho receito que seja pouco mas por outro lado se colocar 96W seja muito, pois já li relatos de plantas que queimam com o excesso de luz. Substrato inerte: JBL Manado Substrato fértil: JBL AquaBasic Flora: 2 x Cryptocoryne beckettii 2 x Cryptocoryne undalatus brown 1 x Cryptocoryne lutea (Estas plantas estão bonitas) 4 x pés de Bacopa caroliniana 5 x pés de Hygrophila guanensis Vários Feto de Java (Não estão a morrer mas também não desenvolvem e podiam estar mais verdes) 3 x pés de Staurogyne porto velho (Está claramente a morrer)
A. Ferreira Publicado: Novembro 24, 2014 Publicado: Novembro 24, 2014 boas, -fertilizas? se sim, quanto? -tens CO2? se sim, quanto (bps)? -fotoperíodo de quantas horas? há aí algo que não bate certo... cumps, António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
RicSilva Publicado: Novembro 24, 2014 Autor Publicado: Novembro 24, 2014 Ainda não fetilizo pois fiz uma remodelação ao aquário e coloquei areão novo (o indicado em cima). CO2 nao faço. Ando a ver os preços dos kits para colocar. Fotoperíodo de 10 horas
A. Ferreira Publicado: Novembro 24, 2014 Publicado: Novembro 24, 2014 boas, para as plantas crescerem razoavelmente saudáveis precisam de 3 coisas, luz + co2 + comidinha (fertilizante). não deves aumentar a luz se não forneceres os outros 2, pois ao aumentares a luz o metabolismo da planta acelera e como lhe falta comida e co2 atrofia. é sempre conjugando a quantidade destes 3 factores que se consegue um aquário saudável. abraço, António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
RicSilva Publicado: Novembro 24, 2014 Autor Publicado: Novembro 24, 2014 (editado) Obrigado Eu antes tinha areia de sílica e não conseguia ter nada alem das cryptos. Remodolei o aquário e coloquei substrato fértil e continua o mesmo.... Portanto: CO2 vou colocar. Pelo que tive a ver um extintor de 2kg fica mais em conta. Mas depois para aproveitar esse CO2 que quantidade de luz devo ter? O substrato fértil que margem me dá antes de ter de fertilizar na coluna de água? Editado Novembro 24, 2014 por RicSilva
andre1991 Publicado: Novembro 24, 2014 Publicado: Novembro 24, 2014 Pensa assim: Agora tens então de controlar os mais difíceis (ordem decrescente): CO2, quantidade de luz, fertilizantes (saber qual falta em concreto) .... O teu problema neste momento é o CO2 ser o fator limitante. Introduzir mais luz só vai piorar a situação. Se subires a quantidade de luz vais ter de aumentar o CO2 e a fertilização. Ora se neste momento não colocas nem fertilização nem CO2 o problema reside ai. Neste momento deves então comprar primeiro o CO2 depois os fertilizantes líquidos e finalmente mais Luz. Mas apenas "no fim" deves comprar mais luz ou seja quando conseguires controlar todos os outros parâmetros. Força nisso! André
RicSilva Publicado: Novembro 25, 2014 Autor Publicado: Novembro 25, 2014 Obrigado Vou tratar de arranjar o extintor de CO2 e comprar o resto das peças. Que dizem deste nanometro duplo da aquaden? http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=2645&pageNum_AquarioRS=1&idcat=266&cat=&subcat=&menu=61 É material de qualidade e duradouro? Cumprimentos
Hugo R. Silva Publicado: Novembro 25, 2014 Publicado: Novembro 25, 2014 Da lista de plantas a que poderá gostar menos da nova iluminação será o feto, a manter terás que o colocar num local mais escuro. Se colocar co2 e fertilizar não será problema () então optaria por mais luz pois vai permitir um leque muito maior de plantas para "brincares". Alguns dos meus aquários (shrimps)
A. Ferreira Publicado: Novembro 26, 2014 Publicado: Novembro 26, 2014 boas, eu até acho que não precisas de aumentar a luz, isso chega para fazer um belo plantado haja CO2 e comidinha para as plantas. No meu áqua de 80 cm (80.30.40) tenho 3 x 24, mas apenas 2 estão ligadas raramente ligo a 3.ª lampada e tudo cresce. o mais importante é o CO2 e a comidinha, só depois a luz. abraço, António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Hugo R. Silva Publicado: Novembro 26, 2014 Publicado: Novembro 26, 2014 Sim António mas tens lá a lâmpada, ou seja, em qualquer altura que precises de mais iluminação basta ligares e não ires alterar a calha..... Alguns dos meus aquários (shrimps)
RicSilva Publicado: Novembro 26, 2014 Autor Publicado: Novembro 26, 2014 (editado) Neste momento estou a espera que os euros subam para comprar o CO2 XD Mas entretanto fiz uma receita caseira para aguentar. O substrato fértil quanto tempo de dá antes de ter de fertilizar? Coloquei-o a 3 semanas. Terei problemas com a Hygrophila guanensis? Editado Novembro 26, 2014 por RicSilva
RicSilva Publicado: Março 6, 2015 Autor Publicado: Março 6, 2015 (editado) EDIT: Nesta altura não consigo alterar o titulo do tópico. Uma vez que o tema já ultrapassa a questão da iluminação criei um tópico novo na secção adequada, peço desculpa pela confusão. Editado Março 6, 2015 por RicSilva
Recommended Posts