Recommended Posts

Publicado

Boa noite

Quero aumentar a iluminação do meu aquário pois a que tenho não chega para as necessidades de certas plantas.

O aquário tem cerca de 100 litros (80 cm de comprimento) e 35 cm de altura de coluna de água.

Atualmente tem uma tampa que tem duas lâmpadas T5 de 24W, o que é pouco.

Pretendo então fazer uma modificação na tampa e colocar ou 3 x 24W (72W) ou 4 x 24W (96W).

Eu sei que aumentar a potencia da iluminação tenho de entrar com o CO2. Mas isso não será problema.

Agora a questão é: Se colocar só 72W tenho receito que seja pouco mas por outro lado se colocar 96W seja muito, pois já li relatos de plantas que queimam com o excesso de luz.

Substrato inerte: JBL Manado

Substrato fértil: JBL AquaBasic

Flora: 2 x Cryptocoryne beckettii

2 x Cryptocoryne undalatus brown

1 x Cryptocoryne lutea

(Estas plantas estão bonitas)

4 x pés de Bacopa caroliniana

5 x pés de Hygrophila guanensis

Vários Feto de Java

(Não estão a morrer mas também não desenvolvem e podiam estar mais verdes)

3 x pés de Staurogyne porto velho

(Está claramente a morrer)

Publicado:

Ainda não fetilizo pois fiz uma remodelação ao aquário e coloquei areão novo (o indicado em cima).

CO2 nao faço. Ando a ver os preços dos kits para colocar.

Fotoperíodo de 10 horas

Publicado:

boas,

para as plantas crescerem razoavelmente saudáveis precisam de 3 coisas, luz + co2 + comidinha (fertilizante).

não deves aumentar a luz se não forneceres os outros 2, pois ao aumentares a luz o metabolismo da planta acelera e como lhe falta comida e co2 atrofia.

é sempre conjugando a quantidade destes 3 factores que se consegue um aquário saudável.

abraço,

Publicado: (editado)

Obrigado

Eu antes tinha areia de sílica e não conseguia ter nada alem das cryptos. Remodolei o aquário e coloquei substrato fértil e continua o mesmo....

Portanto:

CO2 vou colocar. Pelo que tive a ver um extintor de 2kg fica mais em conta.

Mas depois para aproveitar esse CO2 que quantidade de luz devo ter?

O substrato fértil que margem me dá antes de ter de fertilizar na coluna de água?

Editado por RicSilva
Publicado:

Pensa assim:

liebigslaw.jpg

Agora tens então de controlar os mais difíceis (ordem decrescente): CO2, quantidade de luz, fertilizantes (saber qual falta em concreto) ....

O teu problema neste momento é o CO2 ser o fator limitante. Introduzir mais luz só vai piorar a situação. Se subires a quantidade de luz vais ter de aumentar o CO2 e a fertilização.

Ora se neste momento não colocas nem fertilização nem CO2 o problema reside ai. Neste momento deves então comprar primeiro o CO2 depois os fertilizantes líquidos e finalmente mais Luz.

Mas apenas "no fim" deves comprar mais luz ou seja quando conseguires controlar todos os outros parâmetros.

Força nisso!

André

Publicado:

Da lista de plantas a que poderá gostar menos da nova iluminação será o feto, a manter terás que o colocar num local mais escuro.

Se colocar co2 e fertilizar não será problema () então optaria por mais luz pois vai permitir um leque muito maior de plantas para "brincares".

Publicado:

boas,

eu até acho que não precisas de aumentar a luz, isso chega para fazer um belo plantado haja CO2 e comidinha para as plantas. No meu áqua de 80 cm (80.30.40) tenho 3 x 24, mas apenas 2 estão ligadas raramente ligo a 3.ª lampada e tudo cresce. o mais importante é o CO2 e a comidinha, só depois a luz.

abraço,

Neste momento estou a espera que os euros subam para comprar o CO2 XD

Mas entretanto fiz uma receita caseira para aguentar.

O substrato fértil quanto tempo de dá antes de ter de fertilizar? Coloquei-o a 3 semanas.

Terei problemas com a Hygrophila guanensis?

Editado por RicSilva
  • 3 meses depois...

EDIT: Nesta altura não consigo alterar o titulo do tópico. Uma vez que o tema já ultrapassa a questão da iluminação criei um tópico novo na secção adequada, peço desculpa pela confusão.

Editado por RicSilva