icaro_77 Publicado Maio 12, 2005 Publicado Maio 12, 2005 Olá a todos. Este é o meu 1º tópico neste forum. Iniciei-me há pouco tempo nesta fantástica actividade / hobbie que é a aquariofilia. Depois de manter um aquário de 15 litros há mais de um ano, adquiri recentemente um aquário de 100*40*40 (160 litros nominais). Com o aquário, adquiri igualmente um Eheim 2213, que segundo a literatura da marca dispõe de um débito de 470 litros/hora. Gostava que me dessem as vossas opiniões sobre se este é um filtro adequado para este aquário. Não deveria ter comprado um filtro de maior capacidade? Ou este serve perfeitamente? Desde já agradeço a vossa atenção. Cumprimentos Miguel Citar
7uigi Publicado: Maio 12, 2005 Publicado: Maio 12, 2005 Eu axo que esse serve bem , mas isso também tem em conta a quantidade de água que mudas por semana, tenta mudar um bocado todas as semanas e isso fica sempre impecável Citar
Ana Azevedo Publicado: Maio 12, 2005 Publicado: Maio 12, 2005 Antes demais ìcaro, sê bem vindo e esta comunidade:D Relativamente á tua questão, o 2213 parece-me suficiente já que este tem uma filtragem de 3x o volume da água do teu aquário, mas mesmo assim acho que poderias ter "investido" num com uma filtragem um pouco maior, como o 2224 que tem uma filtragem de 700l/h. Agora não te esqueças de investir em boas matérias filtrantes para colonizar com bastérias desnitrificantes Fica bem Citar Quase reformada!!
Garfield Publicado: Maio 12, 2005 Publicado: Maio 12, 2005 Pelo que percebi, os 160L são nominais mas o volume real deverá ser de cerca de 120L, se descontarmos o areão e decoração. O que quer dizer que tens uma filtragem de cerca de 4x. Se não tiveres peixes demasiado "porcalhões", será suficiente. Mas aproveito para chamar a atenção para uma coisa que tende a ser menosprezada: o volume do filtro em si que é quase tão importante como o débito do mesmo. Ter um reservatório de massas filtrantes de 1L é diferente de ter um de 2L porque significa o dobro das bactérias. E tal como a "poveirinha" Ana referiu, também a qualidade das massas filtrantes é determinante (leia-se massas com maior ou menor superfície específica). Também se poderia falar da potência do filtro - maior ou menor capacidade de fazer passar a água por massas filtrantes densas- mas no caso dos eheim não vale a pena P.S.: O único senão será se daqui a um ano não terás um aquário com o dobro da capacidade. Mas também há o 2217 Citar
7uigi Publicado: Maio 13, 2005 Publicado: Maio 13, 2005 haha O garfield tem razão, aqui com os aquario é sempre a crescer em tamanho e em numero, comecei com 1 de 54 litros e agora passado 6 anos de aquarios, tenho montados 1 de 720 l outro de 240l e outro de 100 l haha Citar
Recommended Posts