btt4198 Publicado Novembro 23, 2014 Publicado Novembro 23, 2014 Boa tarde a todos, sendo um iniciante tenho uma dúvida que gostaria, caso fosse possível, sobre a qual gostaria caso pudessem ajudar, tenho um aquário de 50L, filtro interno carvão, bomba 240 l/h, com areão no fundo e algumas plantas artificiais, e os seus ocupantes são 3 cometas e uma oranda, o que se passa e o seguinte, há poucos dias tive um surto de ictio, o qual consegui resolver com recurso ao esha 2000 e algumas TPA´s, adquiri um termostato e elevei a temperatura e lá a coisa estabilizou, mas deparo-me agora, e peço desculpa pela minha ignorância caso seja o caso, um dos cometas está a mudar de cor, as barbatanas (sem apodrecimento das mesmas) e o corpo tem uma leve pigmentação preta , já tentei pesquisar, mas sem sucesso, logo não consigo identificar se se trata de algo normal, ou se terei outro surto em mãos, se me pudessem ajudar agradecia.
Hugo R. Silva Publicado: Novembro 24, 2014 Publicado: Novembro 24, 2014 Pelo pouco que li é vulgar nos peixes de água fria alguns mudarem de cor. Desde que não percam escamas ou fiquem levantadas iria só procurar acompanhar a situação, se o peixe apresenta um comportamento normal não te aflijas. Tens noção que são peixes que precisam mais que 50 litros certo? Alguns dos meus aquários (shrimps)
btt4198 Publicado: Novembro 24, 2014 Autor Publicado: Novembro 24, 2014 Desde já agradeço pela resposta. Quanto a parte de ter noção, este aquario era para ser de água quente e ter apenas alguns guppies, mas quem manda em casa "esposa", quis os cometas porque eram mais engraçados e também mais resistentes, acedi (por enquanto), por enquanto são pequenos, não mais de 3-4 cm, respeita a regra de 1cm/litro (não sei se estará correcto esse cálculo), tenho controlado a água e feito TPA's regulares, mas a ideia será coloca-los futuramente num lago que temos onde já existem outros desde que me recordo como gente. E ai depois tentar partir para um novo projecto de água quente com mais conhecimento de causa.
Hugo R. Silva Publicado: Novembro 24, 2014 Publicado: Novembro 24, 2014 Essa consciência que demonstras é bom sinal Essa "regra" de 1cm por litro serve mais para colocar um travão em que se inicia pois a tendência é querer muitos peixes e todos são poucos.... Assim trava-se a euforia mas não é regra que exista nem faça muito sentido... exemplo, discu com 25cm podia estar em 25 litros não é? Acima de tudo é fazer TPAS muito regulares, frequentes, pois esses meninos comem bem e sujam ainda mais... Alguns dos meus aquários (shrimps)
fl4t10 Publicado: Novembro 24, 2014 Publicado: Novembro 24, 2014 Boas, por incrivel que pareça aconteceu o mesmo ao meu de ontem para hoje, mas com manchas castanhas , ele tem cerca de 5 anos, espero mesmo que seja normal.
Recommended Posts