Recommended Posts

Publicado

Boa tarde a todos, sendo um iniciante tenho uma dúvida que gostaria, caso fosse possível, sobre a qual gostaria caso pudessem ajudar, tenho um aquário de 50L, filtro interno carvão, bomba 240 l/h, com areão no fundo e algumas plantas artificiais, e os seus ocupantes são 3 cometas e uma oranda, o que se passa e o seguinte, há poucos dias tive um surto de ictio, o qual consegui resolver com recurso ao esha 2000 e algumas TPA´s, adquiri um termostato e elevei a temperatura e lá a coisa estabilizou, mas deparo-me agora, e peço desculpa pela minha ignorância caso seja o caso, um dos cometas está a mudar de cor, as barbatanas (sem apodrecimento das mesmas) e o corpo tem uma leve pigmentação preta , já tentei pesquisar, mas sem sucesso, logo não consigo identificar se se trata de algo normal, ou se terei outro surto em mãos, se me pudessem ajudar agradecia.

Publicado:

Pelo pouco que li é vulgar nos peixes de água fria alguns mudarem de cor.

Desde que não percam escamas ou fiquem levantadas iria só procurar acompanhar a situação, se o peixe apresenta um comportamento normal não te aflijas.

Tens noção que são peixes que precisam mais que 50 litros certo?

Publicado:

Desde já agradeço pela resposta.

Quanto a parte de ter noção, este aquario era para ser de água quente e ter apenas alguns guppies, mas quem manda em casa "esposa", quis os cometas porque eram mais engraçados e também mais resistentes, acedi (por enquanto), por enquanto são pequenos, não mais de 3-4 cm, respeita a regra de 1cm/litro (não sei se estará correcto esse cálculo), tenho controlado a água e feito TPA's regulares, mas a ideia será coloca-los futuramente num lago que temos onde já existem outros desde que me recordo como gente.

E ai depois tentar partir para um novo projecto de água quente com mais conhecimento de causa.

Publicado:

Essa consciência que demonstras é bom sinal :)

Essa "regra" de 1cm por litro serve mais para colocar um travão em que se inicia pois a tendência é querer muitos peixes e todos são poucos.... Assim trava-se a euforia mas não é regra que exista nem faça muito sentido... exemplo, discu com 25cm podia estar em 25 litros não é? ;)

Acima de tudo é fazer TPAS muito regulares, frequentes, pois esses meninos comem bem e sujam ainda mais...