Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal,

outro dia estava a falar com o dono de uma loja de peixes e estava-lhe a dizer que estava com alguma dificuldade em fazer crescer as minhas plantas, infelizmente não tinha possibilidades de ter CO2 e por isso perguntei-lhe um método mais "económico" e que pudesse resultar.

Chegamos a conclusão que o problema poderia ser a falta de Ferro nas plantas ao que ele me propôs, colocar pregos nas raízes das plantas.

Isto é possível? Não vai alterar as propriedades da agua e mais tarde afectar os discos?

Publicado:

Boas,

Eu faço fertilização por método E.I, e no preparado de micros contém ferro, mas quelado e em pequenas concetrações, não sei se as plantas iriam tirar proveito do ferro dos pregos (ferro oxidado)...

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

Publicado:

Boas,

Eu faço fertilização por método E.I, e no preparado de micros contém ferro, mas quelado e em pequenas concetrações, não sei se as plantas iriam tirar proveito do ferro dos pregos (ferro oxidado)...

Que método é esse Pedro??

Publicado: (editado)

Que método é esse Pedro??

A fertilização por E.I. ou estimated index usa um principio de adição de nutrientes, normalmente soluções de sais para macro nutrientes e micros, em quantidades estimadas como sendo ideais ou um pouco superiores às necessidades, não existindo assim carências, sendo o eventual excesso retirado através de uma grande TPA semanal.

No inicio parecia-me estranho, mas fazendo as contas foi a forma mais económica de fertilizar e acabar com as algas... Mas isso é o meu caso que tenho um volume de plantas grande, para o aquário mais clean com algumas plantas como anubias e outras pouco exigentes existem fertilizante em pastilhas ou grão para colocar junto as raízes e assim não se dissolve tudo imediatamente na coluna de água...

Dá uma vista de olhos nos tópicos sobre isso aqui nesta secção

Editado por Pedro Bernardo

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

Publicado: (editado)

Boas,

Chegaste a conseguir por a funcionar o kit de CO2? http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=235632#entry1317278

Pregos são para pregar, para dar ferro a plantas usam-se os fertilizantes, normalmente líquidos ou em pastilhas, esse dono de uma loja de peixes deve ter também uma Drogaria :tapfoot:

Uma foto do áqua era óptimo e ajudava a seres ajudado.

Abraço,

Editado por A. Ferreira
Publicado:

Olá.

Já foi algumas vezes discutido isso no fórum, as plantas não aproveitam nada dos pregos, ficas é com ferrugem no aquário :P

E consequentemente, com menos fosfato, pois o fosfato de ferro é muito pouco solúvel em solução aquosa :)

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Olá.

E consequentemente, com menos fosfato, pois o fosfato de ferro é muito pouco solúvel em solução aquosa :)

Cumprimentos

Luís Fortunato

Pá! Já podias ter dito isso há mais tempo...eu sempre cheio de fosfatos no aquário e afinal era só meter uma cavilha naquilo :naughty:

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:

O saber não ocupa lugar...

Pá! Já podias ter dito isso há mais tempo...eu sempre cheio de fosfatos no aquário e afinal era só meter uma cavilha naquilo :naughty:

Aí já não ganharias grande coisa, porque a área do GFO/GFH (Granulated Ferrous Oxyde/Hidroxyde) é substancialmente maior que a de um vulgo prego/cavilha :)

Abraço

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Boas,

Chegaste a conseguir por a funcionar o kit de CO2? http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=235632#entry1317278

Pregos são para pregar, para dar ferro a plantas usam-se os fertilizantes, normalmente líquidos ou em pastilhas, esse dono de uma loja de peixes deve ter também uma Drogaria :tapfoot:

Uma foto do áqua era óptimo e ajudava a seres ajudado.

Abraço,

Infelizmente não consegui arranjar o kit CO2, por isso é que estou a tentar arranjar outras solução.

Obrigado a todos pelas dicas, vou utilizar pastilhas a ver se resolvo o problema :)

Publicado:

Boas, Diogo.

Já alguma vez utilizas-te essas pastilhas?

Deve-se colocar uma pastilha de quanto em quando tempo?

Descupa mas sou novato nestas andanças só tenho um aquário de 60lt á 5 dias.

Publicado:

Boas, eu usei umas da sera q foi um amigo meu que arranjou. Basicamente estou a usar 1 pastilha por cada 20ml de água de 2 em 2 semanas. Colocas a pastilhas perto das raízes com 1/2 cm de profundidade.

Publicado:

Eu estou a fazer o que me disseram e é o que diz na embalagem, agr não sei o porque de fazer isto assim.

Publicado:

:)

Pode até parecer caricato mas a redução de quimicos em ambiente anaeróbico no solo acontece por acção bacteriana e fúngica, Nitrato, manganês e ferro.

Por esta ordem e na ausência do anterior.

Não direi cavilhas, mas acontece ;)

frame.jpg