Diogocesar8 Publicado Novembro 21, 2014 Publicado Novembro 21, 2014 Boas pessoal, outro dia estava a falar com o dono de uma loja de peixes e estava-lhe a dizer que estava com alguma dificuldade em fazer crescer as minhas plantas, infelizmente não tinha possibilidades de ter CO2 e por isso perguntei-lhe um método mais "económico" e que pudesse resultar. Chegamos a conclusão que o problema poderia ser a falta de Ferro nas plantas ao que ele me propôs, colocar pregos nas raízes das plantas. Isto é possível? Não vai alterar as propriedades da agua e mais tarde afectar os discos?
Pedro Bernardo Publicado: Novembro 21, 2014 Publicado: Novembro 21, 2014 Boas, Eu faço fertilização por método E.I, e no preparado de micros contém ferro, mas quelado e em pequenas concetrações, não sei se as plantas iriam tirar proveito do ferro dos pregos (ferro oxidado)... Cumprimentos Pedro Bernardo
Diogocesar8 Publicado: Novembro 21, 2014 Autor Publicado: Novembro 21, 2014 Boas, Eu faço fertilização por método E.I, e no preparado de micros contém ferro, mas quelado e em pequenas concetrações, não sei se as plantas iriam tirar proveito do ferro dos pregos (ferro oxidado)... Que método é esse Pedro??
Hugo R. Silva Publicado: Novembro 21, 2014 Publicado: Novembro 21, 2014 Já foi algumas vezes discutido isso no fórum, as plantas não aproveitam nada dos pregos, ficas é com ferrugem no aquário Alguns dos meus aquários (shrimps)
Diogocesar8 Publicado: Novembro 21, 2014 Autor Publicado: Novembro 21, 2014 Então o ideal será utilizar fertilizante liquido ou Co2 certo?
Pedro Bernardo Publicado: Novembro 21, 2014 Publicado: Novembro 21, 2014 (editado) Que método é esse Pedro?? A fertilização por E.I. ou estimated index usa um principio de adição de nutrientes, normalmente soluções de sais para macro nutrientes e micros, em quantidades estimadas como sendo ideais ou um pouco superiores às necessidades, não existindo assim carências, sendo o eventual excesso retirado através de uma grande TPA semanal. No inicio parecia-me estranho, mas fazendo as contas foi a forma mais económica de fertilizar e acabar com as algas... Mas isso é o meu caso que tenho um volume de plantas grande, para o aquário mais clean com algumas plantas como anubias e outras pouco exigentes existem fertilizante em pastilhas ou grão para colocar junto as raízes e assim não se dissolve tudo imediatamente na coluna de água... Dá uma vista de olhos nos tópicos sobre isso aqui nesta secção Editado Novembro 21, 2014 por Pedro Bernardo Cumprimentos Pedro Bernardo
A. Ferreira Publicado: Novembro 21, 2014 Publicado: Novembro 21, 2014 (editado) Boas, Chegaste a conseguir por a funcionar o kit de CO2? http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=235632#entry1317278 Pregos são para pregar, para dar ferro a plantas usam-se os fertilizantes, normalmente líquidos ou em pastilhas, esse dono de uma loja de peixes deve ter também uma Drogaria Uma foto do áqua era óptimo e ajudava a seres ajudado. Abraço, Editado Novembro 21, 2014 por A. Ferreira António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Luís Fortunato Publicado: Novembro 22, 2014 Publicado: Novembro 22, 2014 Olá. Já foi algumas vezes discutido isso no fórum, as plantas não aproveitam nada dos pregos, ficas é com ferrugem no aquário E consequentemente, com menos fosfato, pois o fosfato de ferro é muito pouco solúvel em solução aquosa Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
José Cruz Silva Publicado: Novembro 22, 2014 Publicado: Novembro 22, 2014 Olá. E consequentemente, com menos fosfato, pois o fosfato de ferro é muito pouco solúvel em solução aquosa Cumprimentos Luís Fortunato Pá! Já podias ter dito isso há mais tempo...eu sempre cheio de fosfatos no aquário e afinal era só meter uma cavilha naquilo Abraços Zé Néo
Renato.Vieira Publicado: Novembro 22, 2014 Publicado: Novembro 22, 2014 Pá! Já podias ter dito isso há mais tempo...eu sempre cheio de fosfatos no aquário e afinal era só meter uma cavilha naquilo Grande Lol Lima-Limão 500l
Luís Fortunato Publicado: Novembro 23, 2014 Publicado: Novembro 23, 2014 O saber não ocupa lugar... Pá! Já podias ter dito isso há mais tempo...eu sempre cheio de fosfatos no aquário e afinal era só meter uma cavilha naquilo Aí já não ganharias grande coisa, porque a área do GFO/GFH (Granulated Ferrous Oxyde/Hidroxyde) é substancialmente maior que a de um vulgo prego/cavilha Abraço Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Renato.Vieira Publicado: Novembro 23, 2014 Publicado: Novembro 23, 2014 Mas com tempo, ferro á maneira e sorte tiravas uns "calhaus" reluzentes para pores num pexebeque catita para a menina Lima-Limão 500l
Diogocesar8 Publicado: Novembro 24, 2014 Autor Publicado: Novembro 24, 2014 Boas, Chegaste a conseguir por a funcionar o kit de CO2? http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=235632#entry1317278 Pregos são para pregar, para dar ferro a plantas usam-se os fertilizantes, normalmente líquidos ou em pastilhas, esse dono de uma loja de peixes deve ter também uma Drogaria Uma foto do áqua era óptimo e ajudava a seres ajudado. Abraço, Infelizmente não consegui arranjar o kit CO2, por isso é que estou a tentar arranjar outras solução. Obrigado a todos pelas dicas, vou utilizar pastilhas a ver se resolvo o problema
Paulo Amendoeira Publicado: Dezembro 1, 2014 Publicado: Dezembro 1, 2014 Boas, Diogo. Já alguma vez utilizas-te essas pastilhas? Deve-se colocar uma pastilha de quanto em quando tempo? Descupa mas sou novato nestas andanças só tenho um aquário de 60lt á 5 dias.
Diogocesar8 Publicado: Dezembro 1, 2014 Autor Publicado: Dezembro 1, 2014 Boas, eu usei umas da sera q foi um amigo meu que arranjou. Basicamente estou a usar 1 pastilha por cada 20ml de água de 2 em 2 semanas. Colocas a pastilhas perto das raízes com 1/2 cm de profundidade.
Hugo R. Silva Publicado: Dezembro 2, 2014 Publicado: Dezembro 2, 2014 Não percebo a lógica de utilizar X pastilhas a cada Y dias por cada Z litro de água. Podem explicar sff? Alguns dos meus aquários (shrimps)
Diogocesar8 Publicado: Dezembro 2, 2014 Autor Publicado: Dezembro 2, 2014 Eu estou a fazer o que me disseram e é o que diz na embalagem, agr não sei o porque de fazer isto assim.
Hugo R. Silva Publicado: Dezembro 2, 2014 Publicado: Dezembro 2, 2014 Sim isso deve ser encarado como uma mera indicação, não achas? Tens que te guiar pelas plantas. Alguns dos meus aquários (shrimps)
Diogocesar8 Publicado: Dezembro 2, 2014 Autor Publicado: Dezembro 2, 2014 Sim claro, mas tenho a pouco tempo as pastilhas por isso ainda não posso dar uma opiniao
Hugo Santos Publicado: Dezembro 2, 2014 Publicado: Dezembro 2, 2014 Pode até parecer caricato mas a redução de quimicos em ambiente anaeróbico no solo acontece por acção bacteriana e fúngica, Nitrato, manganês e ferro. Por esta ordem e na ausência do anterior. Não direi cavilhas, mas acontece
Recommended Posts