Raiquiis Publicado Novembro 20, 2014 Publicado Novembro 20, 2014 Boas, O que me sabem dizer sobre "musgo"(lichen) de Rena? Sei que é comum cá em Portugal e que é não é prejudicial para nós, mas será para animais de aquário? Procurei pela net e não encontrei nada sobre esse assunto. Então, para saber se sobrevive debaixo de água, decidi experimentar... xD Segundo a Wikipédia, o do lado esquerdo é Cladonia rangiferina e o da direita é Cladonia portentosa. Ou ao contrário, um deles é mais compacto que o outro. 1
j.m Publicado: Novembro 20, 2014 Publicado: Novembro 20, 2014 nao sou perito na coisa mas acho que vao morrer pois precisao de oxigenio digo eu mas se der forca lol joao a.
Raiquiis Publicado: Novembro 21, 2014 Autor Publicado: Novembro 21, 2014 nao sou perito na coisa mas acho que vao morrer pois precisao de oxigenio digo eu mas se der forca lol Desde que apanhe luz, faz fotossíntese. Logo, não deve haver problema, penso eu.
Raiquiis Publicado: Novembro 22, 2014 Autor Publicado: Novembro 22, 2014 4 dias depois, está com uma cor um pouco para o diferente...
danisilva Publicado: Novembro 24, 2014 Publicado: Novembro 24, 2014 Esse é um musgo que nasce nos troncos das árvores certo ?!
Raiquiis Publicado: Novembro 24, 2014 Autor Publicado: Novembro 24, 2014 Esse é um musgo que nasce nos troncos das árvores certo ?! E não só, há por todo o mato. Mas segundo a wikipédia, é um lichen.
danisilva Publicado: Novembro 24, 2014 Publicado: Novembro 24, 2014 Pelo que vi nas fotos que colocaste parece que este se está a dar bem na água, será que este se iria aguentar num aquário ?!
Raiquiis Publicado: Novembro 24, 2014 Autor Publicado: Novembro 24, 2014 Pelo que vi nas fotos que colocaste parece que este se está a dar bem na água, será que este se iria aguentar num aquário ?! A cor normal é um branco ligeiramente esverdeado, ou só branco, neste momento estão bastante verdes. Ou está a morrer ou está a adaptar-se a tanta água, de qualquer das maneiras, daqui a 2/3 dias já devemos ter respostas. xD Notar crescimento nisto é para esquecer, pois cresce 1/2mm por ano.
danisilva Publicado: Novembro 24, 2014 Publicado: Novembro 24, 2014 Espero que tenhas sorte é que documentes a tu experiência aqui.
greenjam Publicado: Novembro 25, 2014 Publicado: Novembro 25, 2014 Como os liquens são associações entre fungos e algas, penso que a alga vá sobreviver pelo menos durante algum tempo, mas atendendo à sua especificação em ambientes com pouca humidade temo que comece a apodrecer Quanto ao fungo, quase de certeza, vai morrer e se calhar até é positivo para a qualidade da água que isso aconteça! No entanto estou aqui a torcer pelo sucesso do teste porque o resultado é muito bonito! Boa sorte e mantêm-nos informados.
Ricardo José Publicado: Novembro 25, 2014 Publicado: Novembro 25, 2014 Estou interessado no resultado. Boa aquariofilia Ricardo José http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento
danisilva Publicado: Novembro 27, 2014 Publicado: Novembro 27, 2014 Alguma novidade relativa a esta experiência ?!
Raiquiis Publicado: Novembro 27, 2014 Autor Publicado: Novembro 27, 2014 Um dos "musgos" parece estar a começar a apodrecer(talvez por ser mais concentrado que o outro) e o outro continua igual mas com umas pintas pretas nas extremidades.
R.F.S.F. Publicado: Novembro 29, 2014 Publicado: Novembro 29, 2014 Eu sou da opinião do greenjam pois já estudei isto do líquen e aquilo sao dois seres vivos(fungo+alga) que se ajudam mutuamente. Não acredito que sobreviva o fungo, mas a alga talvez... Devias mudar a água pois essa nova água irá ser trazer mais oxigénio e outros gazes, e também materia orgânica e inorgânica microscopia essenciais ao líquen. Boa Sorte FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena Faz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. Sê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu.
danisilva Publicado: Dezembro 5, 2014 Publicado: Dezembro 5, 2014 Novidades da experiência ?! Como corre isso?! Cumps
Raiquiis Publicado: Dezembro 5, 2014 Autor Publicado: Dezembro 5, 2014 Tem estado sempre igual. Chegou àquele ponto(ultimas fotos) e não passou dai.
Raiquiis Publicado: Dezembro 11, 2014 Autor Publicado: Dezembro 11, 2014 Meti agora o musgo mais denso no aquário e parece que levou com lixívia, ficou mesmo branquinha.
Raiquiis Publicado: Dezembro 28, 2014 Autor Publicado: Dezembro 28, 2014 Update: Não me parece que passe disto, deve só continuar a apodrecer... Hoje comecei a fazer outra "experiência" com 2 musgos que encontrei, mais logo crio uma thread nova.
R.F.S.F. Publicado: Dezembro 29, 2014 Publicado: Dezembro 29, 2014 Isso! Faz experiências com musgos!!! FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena Faz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. Sê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu.
Raiquiis Publicado: Dezembro 29, 2014 Autor Publicado: Dezembro 29, 2014 Isso! Faz experiências com musgos!!! Aqui está a nova thread. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=237797
Recommended Posts