NMSGonçalves Publicado Maio 12, 2005 Publicado Maio 12, 2005 Caros amigos. Já por várias vezes vi à venda aqueles reflectores em alumínio que se colocam em cima das lâmpadas t8 de modo a direccionar a luz para o interior do aquário. O problema é que cada reflector para uma lampada de 30W custa (onde vivo) cerca de 10-14 euros!!!! Questão: tanto dinheiro por um pedaço de folha de aluminio???? Não terá nenhum de vocês já inventado ou construido algo de semelhante a partir de uma placa fina de aluminio???? Se sim gostaria de saber onde compraram a dita folha de aluminio, pois junto a minha casa existe um dos maiores armazéns de construcçao civil do país e a espessura minima de cada placa são 2mm o que a torna difici de trabalhar e cortar. Muito obrigado pela atenção, Nuno Gonçalves Citar Ferrari, Heptacampeã do Mundo de F1
Rui_Patricio Publicado: Maio 12, 2005 Publicado: Maio 12, 2005 Boas, olha, o que me foi aconselhado pelo meu tio que me montou a minha calha, foi comprar um spray que dá efeito de cromado, é bastante brilhante. Não te sei dizer o nome, mas há a venda no jumbo.... Citar "Se algo pode correr mal, irá correr mal na pior altura possivel." "Um atalho é sempre a distância mais longa entre dois pontos." Leis de Murphy
Jorge Bento Publicado: Maio 12, 2005 Publicado: Maio 12, 2005 Olá ja tentei com folha de aluminio mesmo mto fina mas rapitamente fica opasa e deixa de reflectir tao bem! por iso tenta com umas grossura de 2mm Citar Obrigado Jorge Bento Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens www.apbettas.com
rjsilva Publicado: Maio 12, 2005 Publicado: Maio 12, 2005 n sei se te ira ajudar mas da um pulinha a este link... http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ghlight=#140044 depois diz qualquer coisa ok fica bem Citar www.zambujeira-spot.com
NMSGonçalves Publicado: Maio 13, 2005 Autor Publicado: Maio 13, 2005 Boas. Obrigado a todos pela ajuda. RjSilva fui ver o link e achei muito interessante o teu DIY. Mas a minha dúvida persiste. Onde compraste a folha de aluminio e já agora como a cortaste e dobraste?? Abraço Citar Ferrari, Heptacampeã do Mundo de F1
rjsilva Publicado: Maio 13, 2005 Publicado: Maio 13, 2005 boas, eu comprei a folha no bricomarche, não me recordo o preço mas tenho a impressão que não foi muito caro. quanto ao corte vejamos.... lamento imenso pelos desehos que faço a seguir..... tens que calcular o tamanho para cada reflector..... aqueles calculos que se faz para achar o tamanho de um lado do triangulo não sei se percebes... e do genero: desenho do reflector: / / _____/ precisas de saber o valor da base do reflector.... e o valor dos lados entendes.... depois marcas na chapa com uma caneta de acetato com a regua do genero ________________ ---------------------- ---------------------- _________________ sendo que a tracejado não é para cortar sendo apenas para cortar a linha a minha tecnica de corte foi a seguinte.... um xisato bom (daqueles que têm a lâmina um pouco mais grossa visto que tens de fazer um pouco de força para cortares ) e a régua viras a regua para aquela parte que nao tem numeros metes sobre o risco e riscas com o xisato (eu apenas risquei de modo a apanhar apenas metade da grossura da lamina tendo depois desta tar riscada abanado para um e outro lado | | | | / / | | ficando assim com o bocado que e para fazer o reflector e com o resto da folha... depois nos riscos a tracejado é so dobrar com ajuda da regua ou de algo do genero (foi nesta parte que tive de fazer + força) __ __ __ __ __ __ / e prontos depois foi fazer uns buraquinhos para por os suportes das lampadas e para apoiar o reflector e ta feito..... espero que tenhas perebido alguma coisa do que tentei explicar..... e desculpa por a explicação ter sido tão grande..... depois diz qualquer coisa. fica bem e boas experiências..... Citar www.zambujeira-spot.com
NMSGonçalves Publicado: Maio 15, 2005 Autor Publicado: Maio 15, 2005 Boas. Percebi perfeitamente o que querias fazer entender. Muito obrigado. Vou ver se passo no bricormarché e procurar a dita folha de aluminio. è que eu tive de adaptar a minha tampa do aquario. Podes dar uma olhadela em : http://www.aquariofiliadigital.com/viewtopic.php?t=497 Citar Ferrari, Heptacampeã do Mundo de F1
Recommended Posts