Filtro Fluval, TPAs e caracterícticas da água (dúvidas)


Recommended Posts

Olá a todos!

 

Estou quase a postos para montar e por a ciclar o meu primeiro aqua "mais a sério" (60l) e surgiu a possibilidade de adquirir já o filtro externo Fluval a um preço muito mais em conta do que o habitual. Alguém me sabe dar indicações sobre este filtro (qualidade? avarias/frequência? ruído?)?

 

Já agora...

 

... Na loja de aquariofilia onde estive aconselharam-me a usar a água diretamente da torneira (uma vez que supostamente as características da água, onde moro, são adequadas aos peixes) e adicionar um produto para eliminar o cloro e outro para adicionar bactérias. O que vos parece?

 

... Relativamente às rochas que vou usar (basaltos) e que foram apanhadas numa barragem na zona de Figueiró dos Vinhos, disseram-me que hoje em dia já não se costumam ferver... o que me aconselham?

 

... Relativamente à fauna, o dono da loja (aquariofilista) explicou-me que embora na natureza os peixes vivam em águas com paramentros diferentes, a grande maioria dos peixes comercializados em Portugal são oriundos da Europa, vindo de locais com a água com parâmetros iguais, pelo que já estarão todos "adaptados" a estes parâmetros, sendo assim possível misturar peixes com necessidades originalmente diferentes. Nunca tinha ouvido tal opinião pelo qe fiquei um pouco baralhada... O que me dizem sobre isto?

 

Desde já, obrigada pelas ajudas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá, deves optar por fazer o ciclo do azoto da maneira natural, sem quimicos nem bacterias, a pressa dá em erros e depois começam os problemas. Monta o aqua e deixa o trabalhar sem peixes durante duas semanas, adiciona uns flocos para criar as bacterias. Depois uns 2 ou 3 peixes durante mais 2 semanas e depois é só fazer testes.

Eu não adiciono anticloro, encho garrafões e deixo 2 dias a repousar, fica sem cloro e não uso quimicos.

Paciência e vai com calma

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada Ricardo mas talvez não me tenha explicado bem...

 

Aquilo que me foi sugerido é fazer o ciclo do azoto da forma natural mas, para além disso, aquando das TPAs, em vez de estar a encher garrafões para a água repousar, juntar o tal anticloro (nutrafin aqua plus) e as bactérias (nutrafin cycle)...

 

Sei que a forma de fazer o ciclo de azoto não é concensual, havendo quem defenda que deve ser feito com alguns (poucos) peixes e quem defenda apenas a utilização de flocos. Uma vez que vou usar água de TPAs de outro aquário, vou aguardar apenas uma semana para colocar os primeiros 2 ou 3 habitantes.

 

As minhas principais dúvidas prendem-se realmente com:

 

1) a água a utilizar nas TPAs - questiono-me como fazem as pessoas que têm aquários muito grandes... não me parece viável que nesse tipo de aquários se utilizem garrafões mas não sei!

 

2) o facto de já não ser necessário ferver as pedras... nunca tinha ouvido tal opinião!

 

3) o facto de ser considerado que os peixes comercializados necessitam todos dos mesmos paramentros de água (ph, temperatura, dureza, etc).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um aqua de 300l, sim uso garrafões.

Sim deves ferver tudo o que vai para o aquário ( mais vale prevenir do que remediar).

Sobre os peixes, sim podem se adaptar mas vai haver sempre baixas

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Sim isso dos peixes é verdade, não só nas lojas mesmo se passa com muitas criações partículares.

 

Utilizares a água de outro aquário pouco ou nada te adianta em relação ao ciclo do azoto, pois a água terá uma quantidade de bactérias insignificantes, estas alojam-se em locais porosos tais como matérias filtrantes e areão.

 

Eu dispensava o anti cloro, é gastar dinheiro para muito pouco e tb acho que não é preciso deixar a água a descansar em garrafões, desde que a água seja introduzida com queda (tipo chuveiro) o problema do cloro é resolvido. A agitação da queda de água resolve isso.

 

As pedras compradas não é necessário ferver, as apanhadas pode ser melhor ferver se tiverem buracos pois podem alojar bicharada. Se não tiveram buracos ou entradas nem sejam porosas basta uma escovada com água corrente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não ficas mal servida, é um bom filtr, garante é que no futuro terás facilidade em comprar material que precises para ele.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais