Recommended Posts

Publicado

Olá a todos!

Estou quase a postos para montar e por a ciclar o meu primeiro aqua "mais a sério" (60l) e surgiu a possibilidade de adquirir já o filtro externo Fluval a um preço muito mais em conta do que o habitual. Alguém me sabe dar indicações sobre este filtro (qualidade? avarias/frequência? ruído?)?

Já agora...

... Na loja de aquariofilia onde estive aconselharam-me a usar a água diretamente da torneira (uma vez que supostamente as características da água, onde moro, são adequadas aos peixes) e adicionar um produto para eliminar o cloro e outro para adicionar bactérias. O que vos parece?

... Relativamente às rochas que vou usar (basaltos) e que foram apanhadas numa barragem na zona de Figueiró dos Vinhos, disseram-me que hoje em dia já não se costumam ferver... o que me aconselham?

... Relativamente à fauna, o dono da loja (aquariofilista) explicou-me que embora na natureza os peixes vivam em águas com paramentros diferentes, a grande maioria dos peixes comercializados em Portugal são oriundos da Europa, vindo de locais com a água com parâmetros iguais, pelo que já estarão todos "adaptados" a estes parâmetros, sendo assim possível misturar peixes com necessidades originalmente diferentes. Nunca tinha ouvido tal opinião pelo qe fiquei um pouco baralhada... O que me dizem sobre isto?

Desde já, obrigada pelas ajudas!

Publicado:

olá, deves optar por fazer o ciclo do azoto da maneira natural, sem quimicos nem bacterias, a pressa dá em erros e depois começam os problemas. Monta o aqua e deixa o trabalhar sem peixes durante duas semanas, adiciona uns flocos para criar as bacterias. Depois uns 2 ou 3 peixes durante mais 2 semanas e depois é só fazer testes.

Eu não adiciono anticloro, encho garrafões e deixo 2 dias a repousar, fica sem cloro e não uso quimicos.

Paciência e vai com calma

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

Publicado:

Obrigada Ricardo mas talvez não me tenha explicado bem...

Aquilo que me foi sugerido é fazer o ciclo do azoto da forma natural mas, para além disso, aquando das TPAs, em vez de estar a encher garrafões para a água repousar, juntar o tal anticloro (nutrafin aqua plus) e as bactérias (nutrafin cycle)...

Sei que a forma de fazer o ciclo de azoto não é concensual, havendo quem defenda que deve ser feito com alguns (poucos) peixes e quem defenda apenas a utilização de flocos. Uma vez que vou usar água de TPAs de outro aquário, vou aguardar apenas uma semana para colocar os primeiros 2 ou 3 habitantes.

As minhas principais dúvidas prendem-se realmente com:

1) a água a utilizar nas TPAs - questiono-me como fazem as pessoas que têm aquários muito grandes... não me parece viável que nesse tipo de aquários se utilizem garrafões mas não sei!

2) o facto de já não ser necessário ferver as pedras... nunca tinha ouvido tal opinião!

3) o facto de ser considerado que os peixes comercializados necessitam todos dos mesmos paramentros de água (ph, temperatura, dureza, etc).

Publicado:

Tenho um aqua de 300l, sim uso garrafões.

Sim deves ferver tudo o que vai para o aquário ( mais vale prevenir do que remediar).

Sobre os peixes, sim podem se adaptar mas vai haver sempre baixas

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

Publicado:

Olá

Sim isso dos peixes é verdade, não só nas lojas mesmo se passa com muitas criações partículares.

Utilizares a água de outro aquário pouco ou nada te adianta em relação ao ciclo do azoto, pois a água terá uma quantidade de bactérias insignificantes, estas alojam-se em locais porosos tais como matérias filtrantes e areão.

Eu dispensava o anti cloro, é gastar dinheiro para muito pouco e tb acho que não é preciso deixar a água a descansar em garrafões, desde que a água seja introduzida com queda (tipo chuveiro) o problema do cloro é resolvido. A agitação da queda de água resolve isso.

As pedras compradas não é necessário ferver, as apanhadas pode ser melhor ferver se tiverem buracos pois podem alojar bicharada. Se não tiveram buracos ou entradas nem sejam porosas basta uma escovada com água corrente.