Recommended Posts

Publicado

Sou novato em aquarofilia, não percebo nada de mudanças de água, e gostaria de saber todas e quaisquers soluções que pudessem evitar ou adiar ao máximo as famosas "tpas" para além disso gostaria de saber se existe alguma forma de retirar mais fácilmente a água, falaram-me em sump não sei o que é nem sei ao certo se funciona e se é fácil de adquirir.

Outra dúvida é os restantes niveis do Ph: sobre amonia, no, etc... esses nomes cientificos que oiço falar, como se vê isso, como se modera, e o que significa?

Peço desculpa pelo excesso de perguntas mas como disse sou novato e gostaria de fazer as coisas o mais correctamente possivel...

Cumprimentos

Publicado:

Olá

São muitas duvidas mas algumas esclareces fácil e rapidamente com um pouco de pesquisa aqui no fórum, principalmente o que significam as iniciais dos elementos que se testam num aquário.

Controlamos realizando testes, há vários tipos (tiras de papel, gotas), marcas, precisão e preços (gotas melhores e mais caros que tiras de papel por exemplo).

Adiar as tpas é possível com uma excelente filtragem, pouca comida. Mas tens sempre que garantir que está tudo ok.

Maneira mais práticas será com um furo com torneira ligado directamente ao esgoto para deixar a água escorrer quando abrires a torneira e tens tb a possibilidade de utilizar uma bomba (ou mesmo o filtro) em que a parte que puxa a água esteja dentro do aquário e a saída junto ao esgoto (lavatório, banheira, etc).

Para repor a água podes ligar uma mangueira numa torneira na outra ponta colocar uma pistola de rega, ou um chuveiro, arranjas forma de ficar preso e é só abrir a água lentamente.

O facto de ser chuveiro é útil pq não revira o substrato, preso em cima é útil pois a água entra em queda e provoca a saída do cloro e lentamente para evitar oscilações bruscas de temperatura.

Publicado:

Agradeço imenso mais uma vez, já vi que está sempre em cima do acontecimento e ajuda sempre que pode...Realmente ontem depois de ter questionado, tentei aprofundar-me um pouco mais sobre este assunto, que é o que ainda tenho mais lacunas (tenho em todos os sectores, mas o tempo ensinará, pois de resto tenho feito o máximo possivel de forma a aprender mais e mais), e fiquei extremamente esclarecido com um post feito á algum tempo sobre tpa's que está brilhantemente explicito.

Em relação ao Ph eu meço com umas gotinhas e proveta no entanto só sei ver o Ph de resto não percebo nada, e por mais que tente saber o que são não sei é medir esses aspectos nem saber os resultados.

Obrigado pela resposta, vou continuar a visitar sempre o site de modo a aprender sempre mais.

Continuação de bom trabalho

Publicado:

Olá seja eu ou outro membro todos procuramos o mesmo, ajudar quem precisa e divulgar l hobby que gostamos.

Sobre os testes, esse de gotas é bom, tem mais testes para outros elementos:

Amónia (elemento tóxico)

Nitritos (elemento tóxico)

Nitratos (resultado dos dois anteriores e só tóxico em muito grandes quantidades)

Depois tens elementos que visam as plantas

Nitrato (já visto anteriormente mas as plantas precisam dele)

Potássio

Co2

Ferro tb mas é difícil medir.

Kh e gh. estes andam muitas vezes juntos ;) o gh revela a dureza geral da água (sais dissolvidos, etc)

e o kh será a dureza dos carbonatos, este quanto maior for mais evita flutuações do PH.

Para todos eles há testes, de tiras de papel que se mergulham na água e compara se as cores obtidas com um papel com diferentes escalas e valores.

Tb há de gotas o sistema de medição é igual, tal como fazes no teu teste de PH.

Publicado:

Fiquei bastante esclareçido, e vou continuar a aprofundar-me sobre este assunto :)

Muito obrigado mais uma vez.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!