Fantasia 120L

nummell

Recommended Posts

Boas,

Comecei este projecto de um aqua de água doce de 120L em Setembro de 2014 mas só passado 2 meses só é que coloquei os primeiros peixinhos.

O projecto inicial constitui de um aqua bastante plantado à base de Guppys e pouco mais espécies, mas derivado a um filho com necessidades especiais o projecto teve de ser alterado para um tema infantil e mais espécies à mistura transformando o projecto inicial num aquascaping "invertido" ao qual vou chamar de Fantasia 120L.

Equipamento:
Biobox Aquatlantis:
- Sistema de Filtragem: Easy Box Biológica, Mecânica e Quimica
- Bomba de Água: Easy Flux 300
- Termostato: Easy Klim 50

Bomba / Filtro de Água: Aquapor Ecofilter 200
Termostato: Tetra HT 100
Termometro: Tectlantis
Bomba de Ar: Marina 75

Quaisquer dicas, sujestões e criticas são bem vindas, espero com a vossa ajuda criar um aqua agradável para as espécies residentes e quem sabe vir a ajudar ou inspirar na criação de futuros aquas por outros aquáriofilistas.

Cumprimentos

Nuno Melo

Fase 1:
Iluminação por halogénio e adição de fita em led na mesma calha para aumento de potência e tipo de iluminação necessária.
Barco decorativo
Estrela do mar com ligação a bomba de ar.

Espécies:
4 Guppy (todos machos, não havia fêmeas no dia em que os adquiri, mas durante a semana já arranjo algumas)
2 Molly
5 Neons
2 Limpa Vidros
2 Coridoras

De momento sem plantas pois o orçamento foi mais apertado do que queria.

Espero conseguir um tempinho e uns euros extra esta semana para começar a meter umas plantinhas pois o orçamento cá de casa é para lá de apertado e tem de ser pouco a pouco, mas vou actualizando o tópico cada vez que tiver novas adições.

Aqua Fantasia 120L   Fase 001   001

Fase 2:
Adicionei 6 Guppy fêmea para acalmar os rapazes.
Entrada de Tronco natural.

Espero que daqui por uns dias consiga colocar as primeiras plantas, vamos ver o orçamento.

Aqua Fantasia 120L   Fase 002   001

E o Ivo a inspecionar as alterações...

Aqua Fantasia 120L   Fase 002   002

Fase 3:
Adição de uns pés de Limnobium Laevigatum.
Obrigado Gonçalo pela doação.

Aqua Fantasia 120L Fase 003 001

E quando menos se espera...

Os primeiros putos

Fase 4:
Adição final de troncos adquiridos do Márcio Silva (5*****, rapidez, descrição, produto)
1 XL
2 Red Moor
1 Mopani

Fantasia 120L - Fase 4

Fase 5:
Fauna:
Guppy Endler (Comaná Classe P) :animal_fish: Finalmente...
Obrigado Vitor

Flora:
Microsorum pteropus 'Windeløv'
Obrigado Vitor
Nymphea Lotus Zenkeri (Red)
Rotala Rotunfundia
Flame Moss
Obrigado André

Fantasia 120L - Fase 005

Editado por nummell

Aqua: némesis

Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno

O importante é a criança gostar e acho que sempre que for possível a envolveres nas tuas (passam a vossas) escolhas.

O céu é o limite

• Votar + 1

Muita força nesse projecto. Qual é o filtro usado? E com esse fundo eu comprava o quanto antes um aspirador de fundo.

Já vi aquários nesse tipo de layout (fantasy aquarium:-D) muito agradáveis de se ver.

• Votar + 2

Obrigado a todos pelo apoio e dicas.

O Ivo é uma criança especial e este áqua tem de ter um tema meio terapêutico para ele. Até agora ele tem adorado. Vamos ver se continuo a acertar com as escolhas.

Olá Nuno, isso é o principal.

Tens conhecimento das montagens do Oliver Knott? Ele utiliza em muitas montagens elementos de fantasia.

Podes tirar ideias tb.

• Votar + 1

Olá Nuno, isso é o principal.

Tens conhecimento das montagens do Oliver Knott? Ele utiliza em muitas montagens elementos de fantasia.

Podes tirar ideias tb.

Boas Hugo,

Já tinha visto uns trabalhos dele, o homem é completamente "doente".

Cada aqua mais louco que o outro.

Obrigado pela dica.

A minha ideia ao falar nele seria tirares ideias para o vosso aquário.

Por exemplo tendo ideia de que desenhos ou bonecos ele gosta muito, podías pensar em introduzir no aquário.

• Votar + 1

Vou tirar ideias sim, sem qualquer duvida.

Obrigado pela dica.

podes sempre começar por colocar vinil ou ate mesmo cartolina nas laterais e na parte de trás do aquário cria um ambiente agradável

e tapa sempre os fios que passam por trás no aquário....

Vinyl preto no fundo, desde o primeiro dia :animal_fish:

Obrigado pela sugestão.

Muita força nesse projecto. Qual é o filtro usado? E com esse fundo eu comprava o quanto antes um aspirador de fundo.

Já vi aquários nesse tipo de layout (fantasy aquarium:-D) muito agradáveis de se ver.

Estou com 2 filtros metidos, que pelas minhas contas estão a debitar cerca de 500L , 2 termostatos, tudo a dobrar pois avariando um sempre da tempo de ir comprar outro antes que seja tarde demais.

O aspirador está na lista para as próximas compras, depende do orçamento.

Editado por nummell

Eu vi um aspirador eléctrico já com pilhas incluídas por 6.50€ nos chinocas, não sei se é bom, mas não está caro, tenho de ir comprar para ver se funca.

Podias arranjar uns danios rerios, tens com diversas cores e são peixes resistentes que dão imensa vida a um aquário, nada agressivos, e também ajudam caso introduzas peixes novos porque transmitem uma sensação de segurança por estarem sempre a nadar de um lado para o outro

Cumprimentos e mete aí umas fotos para o pessoal

• Votar + 1

Eu vi um aspirador eléctrico já com pilhas incluídas por 6.50€ nos chinocas, não sei se é bom, mas não está caro, tenho de ir comprar para ver se funca.

Podias arranjar uns danios rerios, tens com diversas cores e são peixes resistentes que dão imensa vida a um aquário, nada agressivos, e também ajudam caso introduzas peixes novos porque transmitem uma sensação de segurança por estarem sempre a nadar de um lado para o outro

Cumprimentos e mete aí umas fotos para o pessoal

Do Chinoca!!!

Até mete medo :P

Mas se é a pilhas o estrago não pode ser grande.

Ando a pensar meter uns Danios mas de momento o orçamento está apertado.

Fotos a cada actualização, prometido :animal_fish:

Parabens pelo topico.

É o primeiro que não vejo ninguem a criticar o barco e o ambiente natural e bla bla.

Era mesmo preciso que alguem com o reconhecimento do Oliver Knott desse um passo.

Obrigado,

Só queria ter uma carteira mais abonada...

Ideias eu tenho falta é os €

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!