Magda Amorim Publicado Novembro 10, 2014 Share Publicado Novembro 10, 2014 Boas noites, Fiz uma TPA esta semana e deixei assentar uns dias até fazer testes novamente. Hoje fiz e acho que os resultados tão horríveis e preciso de ajuda.. sei que a água da minha zona é uma bosta e isso não ajuda nada.. os resultados foram: NO3 - 100mg/l NO2 - 10 mg/l gh - <3°d kh - 3°d Ph - 7.2 Fiz com os quick test da sera.. ajudem-me pfv! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
RicSilva Publicado: Novembro 11, 2014 Share Publicado: Novembro 11, 2014 A água da torneira sai com que valores? A quanto tempo tens o aquário? Fizeste o ciclo do azoto? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Magda Amorim Publicado: Novembro 11, 2014 Autor Share Publicado: Novembro 11, 2014 (editado) Nao sei os valores que sai da torneira.. sim fiz tudo bem, como ensinam. Ainda assim da-me estes valores mesmo usando condicionador de água.. Editado Novembro 11, 2014 por Magda Amorim Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
RicSilva Publicado: Novembro 11, 2014 Share Publicado: Novembro 11, 2014 Vamos por partes. A quanto tempo tens o aquário? Que peixes e quantidade tens? Esse valor de NO2 surgiu agora? Isso pode ser: carga orgânica a mais no aquário e mesmo que tenhas feito o ciclo, o aquário não criou as bactérias suficientes as necessidades dele agora. Esses valores já são inflacionados pela água da torneira. Daí ser importante saberes os valores da agua da torneira para ver-mos onde está o problema. Já agora coloca a litragem e parametros da filtragem (marca, caudal, quantidade de materias filtrantes) É importante que respondas a isto tudo para podermos ajudar. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
andre1991 Publicado: Novembro 11, 2014 Share Publicado: Novembro 11, 2014 (editado) Faz uma TPA de 20%. Que isso acerta tudo. Parece que "concluíste" o período inicial do aquário (o primeiro mês) onde se dá inicio ao ciclo de azoto no aquário. Esse pico de NO3 é perfeitamente natural (ver exemplo da figura). PS: para baixar os nitratos deves fazer TPA's ou teres plantas suficientes para consumirem esses nutrientes. Editado Novembro 11, 2014 por andre1991 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Novembro 11, 2014 Share Publicado: Novembro 11, 2014 Não me parece é normal ter um grande pico de no3 (100) e ter 10 de no2.... quando um sobe tanto o outro desce muito... Tens que testar a água que colocas no aquário antes de a colocares, pegas numa caneca ou um reservatório, colocas lá a água e esperas 24h depois testas e comparas os valores que tens. Se tiveres tanto no2 é muito má água para utilizares. De qualquer das formas deves efetuar uma grande TPA nesse aquário, são valores de no2 e no3 elevados. Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Magda Amorim Publicado: Novembro 11, 2014 Autor Share Publicado: Novembro 11, 2014 Vamos por partes. A quanto tempo tens o aquário? Que peixes e quantidade tens? Esse valor de NO2 surgiu agora? Isso pode ser: carga orgânica a mais no aquário e mesmo que tenhas feito o ciclo, o aquário não criou as bactérias suficientes as necessidades dele agora. Esses valores já são inflacionados pela água da torneira. Daí ser importante saberes os valores da agua da torneira para ver-mos onde está o problema. Já agora coloca a litragem e parametros da filtragem (marca, caudal, quantidade de materias filtrantes) É importante que respondas a isto tudo para podermos ajudar. Boas, Tenho o aqua com peixes a 2 semanas+ o tempo do ciclo. Estes valores so surgiram agora pois fiz uma tpa, deixei repousar 2 dias e fiz estes testes.. vou tentar ver os parâmetros da agua e coloca-los aqui.. Tenho um aqua de 50l com um filtro tetratec in400 plus, que tem esponjas de carvao como material filtrante, tendo estas sido limpas quando fiz a tpa, na agua que retirei do aqua para nao alterar os parâmetros nem as bactérias. Faz uma TPA de 20%. Que isso acerta tudo. Parece que "concluíste" o período inicial do aquário (o primeiro mês) onde se dá inicio ao ciclo de azoto no aquário. Esse pico de NO3 é perfeitamente natural (ver exemplo da figura). PS: para baixar os nitratos deves fazer TPA's ou teres plantas suficientes para consumirem esses nutrientes. O problema é que foi apos a tpa que fiz que atingi estes picos porque antes tava bom.. so tinha o gh alto e nestes testes ja baixou mas subiram outras coisas.. Não me parece é normal ter um grande pico de no3 (100) e ter 10 de no2.... quando um sobe tanto o outro desce muito... Tens que testar a água que colocas no aquário antes de a colocares, pegas numa caneca ou um reservatório, colocas lá a água e esperas 24h depois testas e comparas os valores que tens. Se tiveres tanto no2 é muito má água para utilizares. De qualquer das formas deves efetuar uma grande TPA nesse aquário, são valores de no2 e no3 elevados. Eu agora vou testar a agua da torneira, mas foi apos fazer uma tpa que obtive estes resultados, sera indicado fazer uma novamente? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Novembro 11, 2014 Share Publicado: Novembro 11, 2014 Faz o teste à água da torneira primeiro mas observa os peixes. Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Magda Amorim Publicado: Novembro 11, 2014 Autor Share Publicado: Novembro 11, 2014 (editado) Faz o teste à água da torneira primeiro mas observa os peixes. Sim eu tenho observado e estao bem, nao tive nenhuma baixa exceptuando uma molly balão logo no 2o dia de aqua com peixes.. Editado Novembro 11, 2014 por Magda Amorim Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
RicSilva Publicado: Novembro 12, 2014 Share Publicado: Novembro 12, 2014 (editado) Tenho um aqua de 50l com um filtro tetratec in400 plus, que tem esponjas de carvao como material filtrante, tendo estas sido limpas quando fiz a tpa, na agua que retirei do aqua para nao alterar os parâmetros nem as bactérias.O problema está aqui. Tens um filtro pequeno logo esponjas pequenas, ao lavá-las mesmo que seja na água do aquário muita da flora bacteriana vai ser destruída pelo processo mecânico da lavagem, restando muito poucas bactérias. Agora é importante monitorizares os níveis para não por a vida dos peixes em risco. Aproveito também para te aconselhar a mudar as esponjas por um saco de SERA siporax mini (p. exemplo), pois é ai que vão estar as bactérias para fazer a filtração biologica e deixas uma esponja (não preta que essas são de carvão activo, podes comprar uma azul e cortar a medida) para fazer a filtração mecânica. Depois já podes lavar a esponja sem te preocupares em matar a colónia pois ela já vai estar em força nas cerâmicas. Sendo que nesta não deves lavar. Editado Novembro 12, 2014 por RicSilva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Magda Amorim Publicado: Novembro 12, 2014 Autor Share Publicado: Novembro 12, 2014 O problema está aqui. Tens um filtro pequeno logo esponjas pequenas, ao lavá-las mesmo que seja na água do aquário muita da flora bacteriana vai ser destruída pelo processo mecânico da lavagem, restando muito poucas bactérias. Agora é importante monitorizares os níveis para não por a vida dos peixes em risco. Aproveito também para te aconselhar a mudar as esponjas por um saco de SERA siporax mini (p. exemplo), pois é ai que vão estar as bactérias para fazer a filtração biologica e deixas uma esponja (não preta que essas são de carvão activo, podes comprar uma azul e cortar a medida) para fazer a filtração mecânica. Depois já podes lavar a esponja sem te preocupares em matar a colónia pois ela já vai estar em força nas cerâmicas. Sendo que nesta não deves lavar. Pensei que estas esponjas pretas eram do melhor.. afinal Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
S.S. Publicado: Novembro 12, 2014 Share Publicado: Novembro 12, 2014 As pretas normalmente são de carvão e esgotam a sua capacidade absorvente devendo ser trocadas mensalmente. A dica do siporax mini e esponja azul é boa mas pensa num filtro a serio. Sent from Tapatalk OTS - "OscarLand" 400lts Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AbÃlio Costa Publicado: Novembro 12, 2014 Share Publicado: Novembro 12, 2014 Na minha biobox uso uma das caixas cheia de sera siporax mini em vez do carvão. Até agora não tenho grandes problemas com parâmetros. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Magda Amorim Publicado: Novembro 13, 2014 Autor Share Publicado: Novembro 13, 2014 Obrigada pelas dicas de todos, amanhã e sexta tou no descanso portanto vou medir os parâmetros da água da torneira e ver se devo utilizar outra água nas tpas.. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Magda Amorim Publicado: Novembro 13, 2014 Autor Share Publicado: Novembro 13, 2014 Outra coisa: Preciso de uma 2a opinião.. acho que tenho estas meninas grávidas e meti-as na maternidade pelo sim pelo não. Acham que estão de esperanças ou tou a ser paranóica? É uma molly (branca) e uma platy (laranja e preta) http://i50.photobucket.com/albums/f329/magda_amorim/Mobile%20Uploads/20141112_234717_zpsxfy0e9oy.jpg http://i50.photobucket.com/albums/f329/magda_amorim/Mobile%20Uploads/20141112_234832_zpsr5xapjnh.jpg http://i50.photobucket.com/albums/f329/magda_amorim/Mobile%20Uploads/20141112_234837_zpsy2msckka.jpg http://i50.photobucket.com/albums/f329/magda_amorim/Mobile%20Uploads/20141112_235359_zpsb5m7bsdo.jpg Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
RicSilva Publicado: Novembro 13, 2014 Share Publicado: Novembro 13, 2014 Compreendo o teu entusiasmo na possiblidade de nascer alvenis e não queres que nenhum morra. (Também já fui assim XD) Mas pensa nisto: tens um aquário de 50l e as mollys quando nascem são mais que muitas, se fizeres sobreviver todas já viste a quantidade de peixes que vais ter em relação à litragem? Depois é muito mais saudável para o peixe-mãe andar livre. Ela dentro da maternidade pode abortar devido ao stress de estar fechada. Se fosse eu deixava as mollys livres. A natureza trata do resto e no fim o alveni mais forte sobrevive. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
andre1991 Publicado: Novembro 13, 2014 Share Publicado: Novembro 13, 2014 Só uma dica sendo que o filtro é pequeno podes furar o saco do sera siporax mini e tirar parte das cerâmicas e usar só a que esta dentro do saco... A outra parte guardas não deitas fora. Pode vir a ser util daqui a uns tempos... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Magda Amorim Publicado: Novembro 13, 2014 Autor Share Publicado: Novembro 13, 2014 Compreendo o teu entusiasmo na possiblidade de nascer alvenis e não queres que nenhum morra. (Também já fui assim XD) Mas pensa nisto: tens um aquário de 50l e as mollys quando nascem são mais que muitas, se fizeres sobreviver todas já viste a quantidade de peixes que vais ter em relação à litragem? Depois é muito mais saudável para o peixe-mãe andar livre. Ela dentro da maternidade pode abortar devido ao stress de estar fechada. Se fosse eu deixava as mollys livres. A natureza trata do resto e no fim o alveni mais forte sobrevive. Gracias pela dica, pensei que elas tivessem poucos bebes :s Só uma dica sendo que o filtro é pequeno podes furar o saco do sera siporax mini e tirar parte das cerâmicas e usar só a que esta dentro do saco... A outra parte guardas não deitas fora. Pode vir a ser util daqui a uns tempos... Obrigada, vou fazer isso Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Magda Amorim Publicado: Novembro 13, 2014 Autor Share Publicado: Novembro 13, 2014 (editado) Faz o teste à água da torneira primeiro mas observa os peixes.Boas,Ja fiz o teste a agua da torneira e os resultados foram: No3 - 10 mg/l No2 - 0 mg/l gh - >6°d Kh 6°d Ph - 7.6 Que acham disto? Fiz também ao aquario de novo e os resultados foram: No3 - 250mg/l No2 -20mg/l Gh - >6°d kh - 6°d ph - 7.2 Que devo fazer isto ta bem mau :/ Editado Novembro 13, 2014 por Magda Amorim Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
RicSilva Publicado: Novembro 13, 2014 Share Publicado: Novembro 13, 2014 (editado) Confirma-se o que disse. Com a lavagem a colónia de bactérias foi destruída. Ágora faz TPAs de 20% para reduzir esses valores. Podes fazer uma todas os dias, tem só atenção a temperatura para não ser muito diferente (2 °C de diferença é o maximo recomendado). O que interessa agora é que não haja NO2. Modifica o filtro como sugeri ou se quiseres algo com mais capacidade equaciona a compra de um filtro externo (Eheim 2211 p. exemplo) que entretanto isto vai ao sitio. Não existe problemas em utilizares a água da torneira. Deves é trata-la com um condicionador para eliminar algum metal pesado. Eu uso Sera aquatan e tenho me dado bem embora existam outros. Editado Novembro 13, 2014 por RicSilva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
andre1991 Publicado: Novembro 13, 2014 Share Publicado: Novembro 13, 2014 (editado) Confirma-se o que disse. Com a lavagem a colónia de bactérias foi destruída. Ágora faz TPAs de 20% para reduzir esses valores. Podes fazer uma todas os dias, tem só atenção a temperatura para não ser muito diferente (2 °C de diferença é o maximo recomendado). O que interessa agora é que não haja NO2. Modifica o filtro como sugeri ou se quiseres algo com mais capacidade equaciona a compra de um filtro externo (Eheim 2211 p. exemplo) que entretanto isto vai ao sitio. Não existe problemas em utilizares a água da torneira. Deves é trata-la com um condicionador para eliminar algum metal pesado. Eu uso Sera aquatan e tenho me dado bem embora existam outros. Subscrevo o que dizes porem não acredito que toda a gente queira gastar os €€ num filtro externo. No inicio eu nunca pus essa hipótese, só um ano depois e que considerei isso. O que aconselho é fazer-se TPA's de 10/12Litros, dia sim/dia sim e reencher os garrafões de forma a no dia seguinte a agua ja tenha repousado para o proximo dia. Daqui a 4 dias dizes como esta a agua do aquário. Relativamente ao condicionador eu pessoalmente não uso, acho que é "desnecessário" pelo menos para o problema que estamos a falar. Acho mais importante colocar-se as cerâmicas!! Isso sim. Sem saber de onde és é complicado dizer onde podes comprar o sera siporax mini mas aquilo custa 2€ ... e vai ajudar o teu aquário a manter o equilíbrio... Quanto ao filtro propriamente dito tens de pensar se não o deves substituir por um mais capaz.... Sendo que tens um aquario de 50L talvez um filtro mochila... Dou um exemplo: http://www.ecoarium.pt/eheim-liberty-75-com-cassetes-filtrantes/ Agora é obrigatório colocares: http://www.petplanet.pt/sera-siporax-mini-35g.html Em Lisboa eu sei que existe na aquahobby e na aquaplante (recomendo a primeira até porque te iram ajudar corretamente se explicares a tua situação). Boa sorte, André PS: num filtro externo(€€€) fazes manutenção de 3 em 3 meses. Num filtro cascata(€) de 1 em 1 semana. Acho mais agradável a primeira opção pois não é nada divertido limpar o filtro ... pelo menos para mim Editado Novembro 13, 2014 por andre1991 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Novembro 13, 2014 Share Publicado: Novembro 13, 2014 eu com esse nível de no2 optaria por mudanças de água mais radicais (elevadas), ter 20 de no2 e retirar 10% retira o que de no2? 2, ficando mais 24h com no2=18.... Tpa 50% no primeiro dia, tpa de 25% no segundo dia, tpa 15% no terceiro dia e mais 10 a 15% no quarto dia, isto indo sempre medindo após a tpa (deixar um tempo de repouso). A entrada da água no aquário deve ser feita de forma lenta/demorada, para tentar evitar os choques de temperatura. Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
RicSilva Publicado: Novembro 13, 2014 Share Publicado: Novembro 13, 2014 Agora é que reparei. Tens mesmo a certeza que o valores é de 20 mg/L? Acho que escreveste mal o valor pois o teste da SERA só mede até valores de 5 mg/L de NO2. Também mais do que isso já quase nem vale a pena medir pois os peixes já teriam morrido! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Magda Amorim Publicado: Novembro 14, 2014 Autor Share Publicado: Novembro 14, 2014 (editado) Confirma-se o que disse. Com a lavagem a colónia de bactérias foi destruída. Ágora faz TPAs de 20% para reduzir esses valores. Podes fazer uma todas os dias, tem só atenção a temperatura para não ser muito diferente (2 °C de diferença é o maximo recomendado). O que interessa agora é que não haja NO2. Modifica o filtro como sugeri ou se quiseres algo com mais capacidade equaciona a compra de um filtro externo (Eheim 2211 p. exemplo) que entretanto isto vai ao sitio. Não existe problemas em utilizares a água da torneira. Deves é trata-la com um condicionador para eliminar algum metal pesado. Eu uso Sera aquatan e tenho me dado bem embora existam outros. Boas, por agora vou modificar o filtro com as ceramicas e as tais esponjas como me aconselharam. Vou mandar fazer um aquario grande no proximo mes e posteriormente vou comprar um filtro externo potente, nao compro ja porque para este aquario nao vale a pena pois nao vou te-lo muito mais tempo.. Subscrevo o que dizes porem não acredito que toda a gente queira gastar os num filtro externo. No inicio eu nunca pus essa hipótese, só um ano depois e que considerei isso. O que aconselho é fazer-se TPA's de 10/12Litros, dia sim/dia sim e reencher os garrafões de forma a no dia seguinte a agua ja tenha repousado para o proximo dia. Daqui a 4 dias dizes como esta a agua do aquário. Relativamente ao condicionador eu pessoalmente não uso, acho que é "desnecessário" pelo menos para o problema que estamos a falar. Acho mais importante colocar-se as cerâmicas!! Isso sim. Sem saber de onde és é complicado dizer onde podes comprar o sera siporax mini mas aquilo custa 2 ... e vai ajudar o teu aquário a manter o equilíbrio... Quanto ao filtro propriamente dito tens de pensar se não o deves substituir por um mais capaz.... Sendo que tens um aquario de 50L talvez um filtro mochila... Dou um exemplo: http://www.ecoarium.pt/eheim-liberty-75-com-cassetes-filtrantes/ Agora é obrigatório colocares: http://www.petplanet.pt/sera-siporax-mini-35g.html Em Lisboa eu sei que existe na aquahobby e na aquaplante (recomendo a primeira até porque te iram ajudar corretamente se explicares a tua situação). Boa sorte, André PS: num filtro externo() fazes manutenção de 3 em 3 meses. Num filtro cascata() de 1 em 1 semana. Acho mais agradável a primeira opção pois não é nada divertido limpar o filtro ... pelo menos para mim Agradeço toda a atenção, felizmente tenho uma loja perto de mim e sei onde comprar essas coisinhas, devo ir tratar disso hoje. Eu uso o condicionador de agua da tropical bem como as bactérias. A minha agua nao é nada boa e por isso convem tratar.. eu com esse nível de no2 optaria por mudanças de água mais radicais (elevadas), ter 20 de no2 e retirar 10% retira o que de no2? 2, ficando mais 24h com no2=18.... Tpa 50% no primeiro dia, tpa de 25% no segundo dia, tpa 15% no terceiro dia e mais 10 a 15% no quarto dia, isto indo sempre medindo após a tpa (deixar um tempo de repouso). A entrada da água no aquário deve ser feita de forma lenta/demorada, para tentar evitar os choques de temperatura. Acabei agora de fazer uma tpa de 50%. Amanha volto a fazer de 25 como indicado. Agora tou so a espera que repouse para fazer novos testes e por aqui os resultados.. Editado Novembro 14, 2014 por Magda Amorim Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Magda Amorim Publicado: Novembro 14, 2014 Autor Share Publicado: Novembro 14, 2014 Agora é que reparei. Tens mesmo a certeza que o valores é de 20 mg/L? Acho que escreveste mal o valor pois o teste da SERA só mede até valores de 5 mg/L de NO2. Também mais do que isso já quase nem vale a pena medir pois os peixes já teriam morrido! Infelizmente nao me enganei e ta aqui a prova.. http://i50.photobucket.com/albums/f329/magda_amorim/Mobile%20Uploads/20141114_110914_zpstflbewbu.jpg A primeira fila é no3 mg/l e a segunda é no2 mg/l. agora tens aqui uma foto dos testes feitos para confirmares ainda mais.. http://i50.photobucket.com/albums/f329/magda_amorim/Mobile%20Uploads/20141114_111548_zpswaqkqmfo.jpg Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts